Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
alguem sabe se existe alguma maneira de saber as descargas electricas na região dos açores?

é que senti um trovão, mas foi muito ao longe

Para os Açores, penso que não exista nada. :(

De qualquer maneira, pelas imagens de Satélite, é provavel que há tenham haviado algumas descargas, provenientes daquelas células que estão a atravessar o grupo central.



Na última hora, foi a vez da EMA da Horta acumular 9,3mm.

---------------

Nas Flores, das 0h às 24h UTC do dia 28, cairam 32mm.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Enquanto o grupo oriental (S.Miguel e Santa Maria) está sob os efeitos da frente talvez não muito problemática, o grupo central tem uma banda de células pós frontais que parece mais agressiva que julgo nestas horas estarem a afectar mais o Pico, S.Jorge e Graciosa e o oeste da Terceira.

Há uma hora atrás (12z)

satz.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Neste momento chove torrencialmente em São Miguel e aqui nos meus lados na zona oeste de São Miguel está a dar relâmpagos no mar mas ainda sem barulho. É um atrás o outro, logo penso tratar-se de uma pontual tempestade eléctrica.
A chuva aqui parece um dilúvio. Pingos de chuva bastante grandes.
Depois da passagem da frente existem muitas células que irão agravar consideravelmente o estado do tempo aqui na região até pelo menos o próximo fim de semana, uma vez que a depressão irá ficar estacionária nos Açores. A protecção Civil está em alerta e o sistema de Bombeiros também porque com certeza irão se verificar cheias.. Esperemos é que não hajam quebradas, porque sempre que chove a mais em São Miguel, há sempre a possibilidade de haver deslizamentos de terra, devido à natureza do relevo e do solo da ilha.

O episódio mais recente foi na freguesia da Ribeira Quente no ano de 1997 dia 30 Outubro onde no espaço de 4 horas choveu mais de 247mm verificando-se avalanches de terra que soterraram algumas casas e com elas os seus moradores num total de 27 mortos, tendo-se verificado nessa noite mais de 1143 movimentos de vertente no Concelho da Povoação.

Já a inícios do século 21, uma família ao transitar de carro por uma estrada de acesso à Vila da Povoação foi apanhada de surpresa por uma avalanche de terras devido a chuvas muito fortes e o carro despenhou-se numa falésia de mais de 140 metros de altura até a uma ribeira que transbordou e muito possivelmente terá arrastado os corpos dos ocupantes do veículo até ao mar. Até hoje os seus corpos não foram encontrados, e se formos a recuar mais no passado, corria o ano de 1522, a primeira capital dos Açores, Vila Franca do Campo foi quase toda ela destruída pelo desabamento de uma vertente de um monte sobranceiro à mesma Vila e matando mais de 5000 pessoas, esta última não pelas chuvas mas sim por um sismo de magnitude 9. A catástrofe de Vila Franca foi a 2 maior catástrofe portuguesa depois do sismo de Lisboa. Mas como as terras têm andado secas, penso que não se devem de verificar.

s00popodenfowprobagusts.png
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia

como já foi dito pelo Vince as células que se formaram no pós frontal foram muito mais activas do que a frente.

desta forma quase toda a noite os relampagos foram visiveis, contudo apenas alguns trovões foram sentidos, isto é, a maior parte das descargaselectricas ficaram ocorram longe da ilha, ficando no oceano.

o céu já se apresentou pouco nublado, agora está novamente a tornar-se nublado, sendo previsivel que com o aproximar-se da depressão a instabilidade volte, fazendo com que se desenvolva nuvens com perfil vertical, ocorrendo precipitação pontualmente forte, mas muito localizadas(podendo ser no mar), também estão reunidas condições para que as trovoadas aparecam.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
As chuvadas fortes dessa madrugada em São Miguel registaram-se não por células mas sim pela frente, logo calculo que a mesma frente deve ter tido maior expressão em São Miguel do que na Terceira. Choveu aproximadamente 10h em São Miguel, ou seja toda a santa noite, desde as 9h e 30 até às 7h da manhã sensivelmente. Chuva essa que foi por vezes forte e contínua acompanhada de relâmpagos no mar mas sem barulho.

Contudo essa manhã caiu um aguaceiro bastante forte durante 1hora e meia e creio que deverá de ter sido de uma célula pós frontal.

Neste momento agora no início da tarde o céu apresenta-se com períodos de muito nublado mas com Cúmulonimbus de desenvolvimento vertical ao horizonte e cumulos no céu. Pressão de 1009 hPa. A humidade está alta e sopra um vento moderado a fresco de noroeste.

As previsões indicam novamente para o agravamento do tempo com o aproximar da depressão às ilhas.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

Eu não me fio nesses alertas dados pelo IM. Nunca me fio nisso porque vão sempre por água abaixo.
Para quê esses alertas se o tempo aqui nos Açores é practicamente todo igual de Ocidente a Oriente e se de repente a quantidade de precipitação estimada ou prevista para tal Grupo ou tal ilha pode mudar de um momento para o outro?
Por exemplo, no Grupo Oriental essa noite choveu de igual forma ou ainda mais do que no Grupo Central, dada a chuva intensa e forte que assolou este último Grupo a madrugada passada, no entanto penso que se teria justificado um alerta para este último Grupo, o qual não se veio a verificar, quando na verdade choveu de uma forma torrencial e durante mais de 8 horas a fio. É que não estamos a falar de uma "chuvinha" frontal que vai e volta, mas sim de chuva FORTE e CONTÍNUA.

Que me desculpem os demais mas esses alertas a meu ver são sempre falíveis e não confiáveis. A quantidade de precipitação que foi prevista para o Grupo Oriental no último meteograma que tive a oportunidade de ver excedeu em muito a quantidade de precipitação que foi prevista de igual forma para o Grupo Central e nisso estou de acordo porque de facto essa última noite choveu abundantemente no Grupo Oriental, digo, em São Miguel, porque em Santa Maria não tenho os dados mas se houver alguém que os consiga fornecer estarei muito grato desde já!

Vou confirmar melhor o meteograma e indicarei os valores previstos até então, ou então daqui a pouco no boletim meteorológico da RTP-Açores já terei os dados precisos.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Acabei de ver o boletim meteorológico da RTP-Açores e as minhas previsões confirmaram-se!

Se tivesse jogado na lotaria já tava rico.

Em Angra do Heroismo choveu 9mm. Temperatura - 24º . Humidade - 82%


Em Ponta Delgada choveram 17mm a noite passada, chuva essa forte e contínua durante toda a noite e acompanhada de relâmpagos ainda que no mar. Temperatura - 22º. Humidade - 88%.


Como podem ver houve uma maior instabilidade e precipitação no Grupo Oriental do que no Grupo Central, logo digo e afirmo que esses alertas a meu ver são sempre condenados ao fracasso. Podem estar a prever muito mau tempo por exemplo para o Grupo Ocidental e no entanto não vir a registar-se.

Olhem o caso do Gordon por exemplo que veio a afectar a ilha que toda a gente menos esperava - Santa Maria. E isto é só um exemplo. A precipitação muda de ilha para ilha e a humidade também. Por exemplo São Miguel é uma ilha muito mais acidentada do que a Terceira e por conseguinte mais humida, logo penso que são factores para uma maior quantidade de precipitação. Não é por acaso que São Miguel é a ilha com mais cursos de água dos Açores, (logo depois das Flores), devido ao seu relevo montanhoso como também pela sua maior àrea geográfica, e a Graciosa ( a ilha mais setentrional dos Açores) ou Santa Maria ( a mais meridional dos Açores), as ilhas mais planas, logo as mais secas e com menor índice de humidade. Portanto o factor latitude ou longitude nada têm a ver.
São Miguel tem vários micro-climas dentro da própria ilha.


As previsões apontam para a continuação de períodos de chuva ou aguaceiros com trovoadas pelo menos até sexta feira.


Não se fiem muito nos alertas...Falo por experiência ;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Ponta Delgada choveram 17mm a noite passada, chuva essa forte e contínua durante toda a noite e acompanhada de relâmpagos ainda que no mar.

S.Miguel-Azores, os critérios de Alerta Amarelo para a precipitação forte do IM para os Açores, são para 10-20mm no espaço de 1h ou 25 a 40mm no espaço de 6h.

Ora, em Ponta Delgada, como disseste caíram 17mm distribuídos ao longo da noite.


Na Graciosa, grupo central dos Açores, a precipitação horária foi a seguinte:

 
Estado
Fechado para novas mensagens.