boa noite,
estive a ler os posts, e tenho que dizer o que um meterologista (pedro mata) já o disse: "se há local onde é dificil prever o estado do tempo é nos Açores", pois além de ser umas ilhas (altas) numa imensidão de àgua não existem os meios suficientes para puderem prever o tempo em microescala, refiro-me aos radares meterológicos que tanta falta fazem.
com estes equipamentos é certo que os avisos poderiam ser mais eficazes.
Subscrevo em absoluto o que disseste. Dentro de uma mesma ilha existem disparidades em termos de precipitação e nos Açores realmente é dificil fazer uma previsão a 100%.
Se houvesse por exemplo pluviómetros na minha freguesia, com certeza que a verdade de precipitação aqui ocorrida, seria desmistificada e o mesmo se aplica a outras localidades das várias ilhas.
contudo, quando é lançado um aviso este não pode ser lançado só para uma ilha ou para uma localidade. Todos nós sabemos que dependendo do relevo da ilha ou da localidade pode ocorrer mais ou menos precipitação.
Isso foi o que eu fartei-me de explicar aqui vezes sem conta!
infelizmente, a maioria da população vive nas zonas urbanas e são nessas zonas que normalmente estão instaladas as EM onde posteriormente são analisados os resultados, assim os avisos da protecção civil têm também em atenção este dois factores, penso eu.
Mas é ai que está o fundo de toda a questão... com muita pena minha
na minha opinião o problema das cheias em são miguel é outro, um que está a começar aparecer na Terceira, mas isso dará um outro tópico.
O problema das cheias em São Miguel já vem desde a altura do povoamento. Faz parte da génese da própria ilha... À conta disso muitas vidas foram ceifadas, muitas casas destruídas, muitas vilas destruídas e até cidades....As enxurradas estão impressas na própria história e alma micaelense. São os solos de São Miguel, é o relevo acidentado da ilha, são algumas ribeiras e grotas com excesso de detritos e não só, assim como matas desbravadas que facilitam uma maior permeabilidade dos solos etc etc... São factores e causas inerentes à própria ilha. Por exemplo a Graciosa é a ilha MAIS seca de todo o arquipélago e ainda por cima por ironia é a que está localizada mais a norte e no entanto é uma ilha com solos pouco férteis, de fraca expressão, ribeiras e nascentes não existem, é uma ilha rasa e chã enquanto que Santa Maria a mais meridional do arquipélago é bem mais acidentada,(na sua parte leste), chuvosa, húmida e ventosa do que a Graciosa e quando chove em excesso naquela ilha também existem deslizamentos de terra, logo não é só São Miguel a "querer" ficar com as cheias lool....

Até porque se pudéssemos escolher daríamos de borla as cheias a outra ilha... ou não! Cada ilha é um mundo à parte.
Cada ilha tem a sua própria individualidade. Não existe uma ilha igual à outra. São todas diferentes fruto do tipo de erupções que as deram origem, e é isso que as distingue umas das outras. Por exemplo para se fomar a actual ilha de São Miguel foram precisos 6 erupções correspondentes aos 6 maciços vulcânicos de São Miguel, para formarem o aspecto que tem hoje a ilha do Arcanjo, e cada erupção teve uma origem diferente. Não foram propriamente todas iguais.. O mesmo calculo com a Terceira e por aí fora... Os Açores são ilhas irmãs mas diferentes na sua génese. E como diz a música e muito bem, "Não há ilha mais bonita...não há ilha mais bonita do que a ilha de São Miguel"
neste momento o céu apresenta-se pouco nublado, podendo-se observar a lua e as estrelas
Aqui o mesmo com uma leve neblina... embora de vez em quando passem nuvens de desenvolvimento vertical mas sem precipitação...se bem que exista uma pequena célula activa mesmo em cima do Ilhéu das Formigas a meio canal entre São Miguel e Santa Maria...