Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
S.Miguel-Azores, os critérios de Alerta Amarelo para a precipitação forte do IM para os Açores, são para 10-20mm no espaço de 1h ou 25 a 40mm no espaço de 6h.

Ora, em Ponta Delgada, como disseste caíram 17mm distribuídos ao longo da noite.


Na Graciosa, grupo central dos Açores, a precipitação horária foi a seguinte:


Sim foi distribuida ao longo da noite mas com picos de maior intensidade uns atrás dos outros.

Já agora se conseguires posta os dados referentes a Santa Maria ou até mesmo Angra e Ponta Delgada para fazer comparação.

Por exemplo ontem à noite aqui na zona oeste de São Miguel a precipitação deve de ter sido maior que em Ponta Delgada porque em meia hora a chuva foi de tal modo forte que uma ribeira ao lado da minha freguesia que estava seca devido ao verão transbordou, e viu aumentar o seu caudal, logo não estou a dar tiros no escuro. Não seria caso para um alerta também amarelo?

A precipitação dentro da própria ilha muda. Tenho pena de não haver estações pluviométricas aqui nos Ginetes que assim tiraríamos a prova dos 9. Nessas coisas sou muito céptico e tenho as minhas reservas... Sou açoriano e vivo nos Açores há mais de 33 anos e sei bem como costuma chover em cada ilha e o modo como chove... daí não me fiar nesses alertas...

Já houve casos de cheias inesperadas em São Miguel e no entanto o IM nc deu um único sinal de alerta que fosse...

Peço desculpa mas também tenho os meus critérios! :(
 


mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Sim foi distribuida ao longo da noite mas com picos de maior intensidade uns atrás dos outros.

Já agora se conseguires posta os dados referentes a Santa Maria ou até mesmo Angra e Ponta Delgada para fazer comparação.

Por exemplo ontem à noite aqui na zona oeste de São Miguel a precipitação deve de ter sido maior que em Ponta Delgada porque em meia hora a chuva foi de tal modo forte que uma ribeira ao lado da minha freguesia que estava seca devido ao verão transbordou, e viu aumentar o seu caudal, logo não estou a dar tiros no escuro. Não seria caso para um alerta também amarelo?

A precipitação dentro da própria ilha muda. Tenho pena de não haver estações pluviométricas aqui nos Ginetes que assim tiraríamos a prova dos 9. Nessas coisas sou muito céptico e tenho as minhas reservas... Sou açoriano e vivo nos Açores há mais de 33 anos e sei bem como costuma chover em cada ilha e o modo como chove... daí não me fiar nesses alertas...

Já houve casos de cheias inesperadas em São Miguel e no entanto o IM nc deu um único sinal de alerta que fosse...

Peço desculpa mas também tenho os meus critérios! :(

Como te compreendo!!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Das estações SYNOP, das 18z de ontem às 18z de hoje está registado isto:

Flores Acores (Portugal) 15.7 mm
Horta Acores (Portugal) 16.0 mm
Lajes Acores (Portugal) 5.0 mm
Angra Do Heroismo Acores (Portugal) 8.0 mm
Ponta Delgada / Nordela Acores (Portugal) 17.0 mm
Santa Maria Acores (Portugal) 4.0 mm

Nem é muito, mas não significa que noutros locais não possa ter chovido mais.
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Das estações SYNOP, das 18z de ontem às 18z de hoje está registado isto:

Flores Acores (Portugal) 15.7 mm
Horta Acores (Portugal) 16.0 mm
Lajes Acores (Portugal) 5.0 mm
Angra Do Heroismo Acores (Portugal) 8.0 mm
Ponta Delgada / Nordela Acores (Portugal) 17.0 mm
Santa Maria Acores (Portugal) 4.0 mm

Nem é muito, mas não significa que noutros locais não possa ter chovido mais.

Uma coisa é certa, aqui em S. Miguel pode por exemplo tar a chover com muita intensidade no norte e tar sol no Sul, ou vice-versa, e num momento pode tar a chover e no outro a fazer sol de rachar...

Por exemplo: a Nordela (de onde são estes dados) é uma zona com muito pouco relevo, mas se formos ver os dados das Sete Cidades ou do Nordeste, que são zonas mais montanhosas, acredito piamente que os valores foram muito mais elevados...

Bem, nos Açores é assim...;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Das estações SYNOP, das 18z de ontem às 18z de hoje está registado isto:

Flores Acores (Portugal) 15.7 mm
Horta Acores (Portugal) 16.0 mm
Lajes Acores (Portugal) 5.0 mm
Angra Do Heroismo Acores (Portugal) 8.0 mm
Ponta Delgada / Nordela Acores (Portugal) 17.0 mm
Santa Maria Acores (Portugal) 4.0 mm

Nem é muito, mas não significa que noutros locais não possa ter chovido mais.

Exacto!

Mas é isso que eu estou a querer dizer aqui.

A quantidade de precipitação aqui na zona Oeste de São Miguel, talvez devido ao maciço vulcânico das Sete Cidades foi brutal. Choveu torrencialmente. Em Ponta Delgada com certeza deve de ter chovido menos porque a cidade localiza-se numa plataforma mais plana, aliás a mais plana de toda a ilha.

A precipitação em São Miguel muda drásticamente como da noite para o dia por isso não me fio nesses alertas. Em Ponta Delgada pode estar a chover pouco mas se formos para a banda oeste ou este de São Miguel( que são as maiores altitudes da ilha), pode estar a chover torrencialmente como foi o caso de ontem à noite aqui na minha freguesia.

Se formos para a costa norte de São Miguel a precipitação é por conseguinte menor e a humidade mais baixa porque as maiores serras e altitudes em São Miguel estão localizadas numa faixa central que separam as vertentes sul (mais chuvosas, humidas e ventosas) que as vertentes norte ( menos ventosas, menos chuvosas e menos humidas).

O que é certo é que as previsões de mau tempo estão previstas para TODAS as ilhas e não apenas para duas ou três. Até porque nessas supostas duas ou três pode até não chover tanto num espaço de uma hora como estão a fazer crer, e sim chover em outras mais...

Alertas? no way :lol::lol:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Uma coisa é certa, aqui em S. Miguel pode por exemplo tar a chover com muita intensidade no norte e tar sol no Sul, ou vice-versa, e num momento pode tar a chover e no outro a fazer sol de rachar...

Por exemplo: a Nordela (de onde são estes dados) é uma zona com muito pouco relevo, mas se formos ver os dados das Sete Cidades ou do Nordeste, que são zonas mais montanhosas, acredito piamente que os valores foram muito mais elevados...

Bem, nos Açores é assim...;)

Ora nem mais ;)

Eis uma/um tipico/a micaelense que sabe a que me refiro ;)


Espero é que as ribeiras ao redor aqui da minha freguesia não aumentem com o agravar do tempo, porque sempre que chove a mais elas transbordam porque na serra das Sete Cidades a chuva é sempre maior...Já houve casos na freguesia dos Mosteiros que a chuva foi tanta e a Lagoa das Sete Cidades encheu muito e a agua começou a escorrer para as ribeiras que vão dar aos Mosteiros inundando casas e ruas...
O nosso clima é unico devido aos muitos micro-climas que nós temos aqui dentro da ilha ;)
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Ora nem mais ;)

Eis uma/um tipico/a micaelense que sabe a que me refiro ;)


Espero é que as ribeiras ao redor aqui da minha freguesia não aumentem com o agravar do tempo, porque sempre que chove a mais elas transbordam porque na serra das Sete Cidades a chuva é sempre maior...Já houve casos na freguesia dos Mosteiros que a chuva foi tanta e a Lagoa das Sete Cidades encheu muito e a agua começou a escorrer para as ribeiras que vão dar aos Mosteiros inundando casas e ruas...
O nosso clima é unico devido aos muitos micro-climas que nós temos aqui dentro da ilha ;)

Julgo que o medo de enchurradas é comum a todos os micaelenses, pelo menos os nascidos até ao fim dos anos 80, porque ultimamente nem temos tido Invernos...

Belos tempos...:rain::rain::rain:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Julgo que o medo de enchurradas é comum a todos os micaelenses, pelo menos os nascidos até ao fim dos anos 80, porque ultimamente nem temos tido Invernos...

Belos tempos...:rain::rain::rain:

É verdade.. a quem o dizes...

Micaelense que é Micaelense que se preze sabe mt bem como lidar com enchurradas...

Lembras-te das enchurradas da Povoação? Que a vila ficou inundada pela ribeira? Nas Capelas onde a Ribeira saltou o seu leito normal? Faial da Terra? Àgua Retorta? Furnas? etc etc etc...

Venha o inverno lool :lol::lol:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Mais recentemente foi uma quebrada de terras por chuvas fortes no caminho de acesso à Vila da Povoação que abalroou um carro q tava a transitar na via à noite e foi cuspido pela ribanceira abaixo com todos os seus ocupantes... Morreram todos e ouvi dizer q até hoje n foram encontrados..

Em São Miguel isso acontece muito devido ao nosso solo vulcânico que por vezes satura rapidamente com as chuvas e como o solo fica empapado de muita água dá-se os movimentos de vertente tão típicos aqui de São Miguel...por isso sempre q chove a mais a Protecção Civil dá sempre o alerta aos condutores para n transitarem em vias de taludes instáveis ou de maior altitudes onde chove sempre mais....
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
É verdade.. a quem o dizes...

Micaelense que é Micaelense que se preze sabe mt bem como lidar com enchurradas...

Lembras-te das enchurradas da Povoação? Que a vila ficou inundada pela ribeira? Nas Capelas onde a Ribeira saltou o seu leito normal? Faial da Terra? Àgua Retorta? Furnas? etc etc etc...

Venha o inverno lool :lol::lol:

Claro que sim...

Em Santo António-Capelas chegamos a ficar isolados durante umas horas devido a esta cheia que se fez sentir tambem nas Capelas...

E quanto mais atrás formos no tempo mais situações dessas há para relembrar...

Quem não se lembra da famosa Tempestade Tropical Tânia???
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Mais recentemente foi uma quebrada de terras por chuvas fortes no caminho de acesso à Vila da Povoação que abalroou um carro q tava a transitar na via à noite e foi cuspido pela ribanceira abaixo com todos os seus ocupantes... Morreram todos e ouvi dizer q até hoje n foram encontrados..

Em São Miguel isso acontece muito devido ao nosso solo vulcânico que por vezes satura rapidamente com as chuvas e como o solo fica empapado de muita água dá-se os movimentos de vertente tão típicos aqui de São Miguel...por isso sempre q chove a mais a Protecção Civil dá sempre o alerta aos condutores para n transitarem em vias de taludes instáveis ou de maior altitudes onde chove sempre mais....

Um casal e o seu filho... Eram da minha freguesia...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Claro que sim...

Em Santo António-Capelas chegamos a ficar isolados durante umas horas devido a esta cheia que se fez sentir tambem nas Capelas...

E quanto mais atrás formos no tempo mais situações dessas há para relembrar...

Quem não se lembra da famosa Tempestade Tropical Tânia???

Ui.. o Tânia.. lembro-me tão bem ehehehehe.. estava eu em plena baixa de Ponta Delgada a tirar umas fotos à noite com ventos de 150 km/h lool... Ficou na história... Houve tb uns navios que ficaram encalhados na zona da Marina da Cidade no dia 25 Dezembro mas já n me recordo o ano... e muitas.. muitas mais... Nordeste quando chove parece que o céu desaba...
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Um casal e o seu filho... Eram da minha freguesia...

Fogo que cena :(...

Deve ter sido uma morte horrível... por acaso há umas semanas passei por lá e vê-se uma fractura na vertente que fica rente à via... Confesso que até fiquei com medo de lá passar.. estava a passar de carro por lá à noite e debaixo de uma chuvada muito forte...

Enfim... esperemos q situações dessas n se voltem a repetir...


Venha o mau tempo pk já precisamos de chuva... não de cheias.. Em Santa Maria o caso está crítico.. já quase n chove lá cmo deve de ser há quase um ano.. é a maior seca que eles já passaram...Mas tb a ilha sempre foi mais seca... é por isso que é a Ilha do Sol ;)
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Ui.. o Tânia.. lembro-me tão bem ehehehehe.. estava eu em plena baixa de Ponta Delgada a tirar umas fotos à noite com ventos de 150 km/h lool... Ficou na história... Houve tb uns navios que ficaram encalhados na zona da Marina da Cidade no dia 25 Dezembro mas já n me recordo o ano... e muitas.. muitas mais... Nordeste quando chove parece que o céu desaba...

Não tenho a certeza mas acho que foi 1995
 
Estado
Fechado para novas mensagens.