Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2012



Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boa noite

Desde há bocado as coisas por aqui continuam na mesma. Continuo ainda com chuva muito intensa.

Cumprimentos

Pelas imagens de satélite não se adivinhava...
hfaTe.jpg
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa noite.
A trovoada terminou pelas 22h, e o céu esta limpo, não me parece que vá chover durante a noite.
Um pequeno video da trovoada ao largo e muito longe. Tenho um maior mas tenho de o editar antes.
 
Editado por um moderador:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O IM activou o aviso LARANJA para os grupos Central e Oriental.

Segundo a analise da agua precipitavel, massas de ar e o cloudtopts da Eumetsat, a depressão em altura está a ganhar alguma organização, á medida que se embebe em massas de ar de origem Tropical/Subtropical nos niveis baixos e médios.

Nas ultimas horas a convecção tem-se reunido junto ao centro, com topos bastante frios, pelo que podemos estar a entrar num ciclo de transição tropical/subtropical.

Na area de influencia da cut-off a Agua do mar está a temperaturas da ordem dos 22 a 25ºC, o que é suficiente para a ocorrencia de instabilidade forte dada a contribuição da massa de ar fria na alta troposfera...ou seja...em situações de cut-offs a transição tropical não necessita das aguas tão quentes ao nivel do tipico valor de 26.5ºC.


Bom...simplificando, isto significa que teremos nas proximas 24 a 36 horas uma situação de trovoadas frequentes e intensas, capazes de descarregar bastante chuva, e tambem periodos de vento moderado a forte especialmente durante a passagem dos nucleos convectivos ou de eventuais bandas convectivas...
O mar tambem estará bastante agitado.

Se este sistema se mantiver activo, talvez o NHC tenha a boa ideia de colocar-lhe um floater em cima daqui a um ou dois dias...