Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
essa depressão estacionária e aparentemente desligada da circulação geral de oeste promete dar problemas nas ilhas, algumas delas já bastante afectadas pela chuva.

hnRtUln.gif
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde!

Antes de mais gostava de desejar as boas vindas aos dois novos membros do fórum ;)

Não me querendo alargar muito na questão dos avisos, concordo com quase tudo aquilo que foi dito acima. Antes por excesso que por defeito. Alertou-se a população, porque afinal de contas o IPMA também tem essa responsabilidade e não só a P. Civil.
Felizmente não houve nada, mas o problema é que de tanto se repetirem esses "tais" avisos, seja por excesso como por defeito, chega um dia que acaba por perder credibilidade. É como a história do Pedro e do Lobo... um dia já nem ninguém faz caso.

Só passei a ver os avisos vermelhos mais frequentes na Madeira depois da enxurrada de 2010... ou seja, é preciso acontecer algo para as coisas depois mudarem. Não pode ser assim.
No caso dos Açores por exemplo, os avisos ( a meu ver) não servem para nada, tanto que as pessoas já nem fazem caso deles, o ultimo caso foi no Pico essa semana onde um grupo de pessoas foram atingidas por um raio mesmo sabendo que havia um aviso em rigor nos grupos central e oriental ao nivel de trovoada e chuva forte.

Mas quem diz esse, diz outros (vários) exemplos. Só os mais crédulos ainda ligam a eles. O pior é quando as pessoas são apanhadas desprevenidas... dá a entender que o IPMA lava as mãos porque não quer arcar com as responsabilidades. Bota avisos quando acha que deve (apesar de muitos deles aparecerem já fora de horas) e vamos andando nisto...

Nos Açores pecam muito por excesso nuns determinados grupos e por defeito noutros, e o mais grave, a meu ver é quando é por defeito que é o que se passa na minha região...
Na minha opinião, o IPMA deveria especificar particularmente os avisos por ilhas e não por grupos porque os 3 grupos nos Açores são muito espaçados, logo num mesmo grupo pode estar chuva numa ilha e sol noutra.
Aqui há muito o mau hábito de colocar à pressa quase como se fosse uma obrigação (soa mais a um "despacho") o ocidental e o central todo dentro do mesmo balde, é uma alegria, vai tudo a eito em alerta, e o oriental sempre sem aviso algum, mesmo quando o mesmo é justificado.
Só quando a tempestade passa pelo oriental é que se lembram de colocar também um aviso. Não seria a primeira, nem a segunda, nem a terceira, nem a quarta, nem a quinta...
O Grupo Oriental é grande, é composto por 2 ilhas bastante separadas entre si e vários ilhéus a meio canal. O Central composto igualmente por 5 ilhas espaçadas entre si, e o Ocidental também igualmente por duas ilhas.
A maior distância entre grupos é aquela que existe entre o grupo Ocidental do restante arquipélago, logo penso que devia de haver um maior cuidado na elaboração dos avisos nos Açores depois do ocidental estar em alerta, ou seja particular avisos por ILHAS.
Outra questão que devia ser melhor trabalhada nos Açores é a emissão de avisos pelas zonas altas dos Açores tal como a Madeira é também servida, porque a realidade aqui também não é a mesma onde estão localizadas a maior parte das estações. Aqui nas serras também venta, relampa, chove, e cai neve... Não é só nas cidades. Ou estão à espera que aconteçam novamente as mesmas desgraças do passado? Como profissionais que são é uma pena que tenham a memória tão curta... o século XX nos Açores foi pródigo em catástrofes. Basta referir que a montanha do Pico regista valores anuais de precipitação que rondam os 6000 mm e as serras de S. Miguel valores entre 4000 a 5000 mm, motivos mais que suficientes penso eu para que estas zonas estejam sempre sobre alerta quando eventos de tal natureza se justifiquem, uma vez que além dos locais, as mesmas zonas são também servidas por turistas.

Bom e voltando ao que interessa, aqui pela minha zona depois das trovoadas e da chuva forte de ontem à noite o mesmo cenário voltou a repetir se esta manhã como acima referiram. Muita chuva!
Choveu bem e a instabilidade continua!
Saudações açorianas!
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
Neste momento Funchal com 26,6 ºC, isto segundo o IPMA. Até é dos dias neste verão que se sente menos calor, excepto talvez há uma semana atrás quando choveu consideravelmente. Alerta amarelo por causa deste "calor", no Verão, que está em vigor neste momento? Até são estes avisos amarelos que me fazem mais confusão do que propriamente o vermelho de ontem.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Neste momento Funchal com 26,6 ºC, isto segundo o IPMA. Até é dos dias neste verão que se sente menos calor, excepto talvez há uma semana atrás quando choveu consideravelmente. Alerta amarelo por causa deste "calor", no Verão, que está em vigor neste momento? Até são estes avisos amarelos que me fazem mais confusão do que propriamente o vermelho de ontem.

... e olha que ainda vais com mais sorte porque os alertas em relação à temperatura no meu arquipélago não existem!
Ou melhor existem, só no papel :p
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Acho que não recebemos nenhum alerta relativo a temperaturas até agora...

Nunca!
Nem com minimas e nem com máximas registadas. Até hoje que eu saiba nunca houve aviso algum em relação a temperaturas tanto seja no Inverno como no Verão... o dia que houver vai ser dia de festa de certeza :D

e aqui no atlântico seria mais bem merecido a meu ver devido à sensação de maior maritimidade, mas nem mesmo assim...
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Sediento

Cirrus
Registo
8 Set 2014
Mensagens
3
Local
Lanzarote,islas Canarias
Obrigado pelas boas vindas. Aqui vou tentar estar atentos a tudo que acontece em nossos arquipélagos vizinhos.

Eu tenho que dizer que estou muito surpreso, pelo assunto de alertas, aqui na Espanha e Ilhas Canárias, também é uma fonte de reclamações e discussões.
Aqui, nas Ilhas Canárias, hoje é temperaturas muito ensolaradas e muito agradáveis com sensação de umidade elevada

Os restos de uma fraca frente podem afetar a ilha de La Palma.Al outra extremidade do arquipélago não terá nada.

Saudações de Lanzarote e desculpas se meu porgues não é o melhor de todos
 

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
491
Local
Angra do Heroísmo
Nunca!
Nem com minimas e nem com máximas registadas. Até hoje que eu saiba nunca houve aviso algum em relação a temperaturas tanto seja no Inverno como no Verão... o dia que houver vai ser dia de festa de certeza :D

e aqui no atlântico seria mais bem merecido a meu ver devido à sensação de maior maritimidade, mas nem mesmo assim...

Aqueles 40º de sensação térmica em Sta. Maria este ano mereciam um alerta...
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boas ... Dizer que chove neste momento forte aqui por Angra ... Mais do mesmo em relação aos últimos dias ... Esperemos que nas zonas mais sensíveis os solos já não comecem a ficar saturados com tanta precipitação ... :rain:

EDIT1: 17:44 - A chuva acalmou tendo sido um aguaceiro forte mas passando agora a orvalho ... Céu totalmente nublado ...
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa tarde!

Sigo com céu muito nublado e vento fresco com rajadas..

Durante a madrugada, o vento soprou com alguma intensidade com rajadas por vezes fortes e caíram aguaceiros por vezes fortes. Durante a manhã, os aguaceiros foram também pontualmente fortes. Para além disso, ouviu-se alguns trovões a partir das 4h (+/-) da manhã, prolongando-se até às 10h (+/-). Agora à tarde, o céu tem-se apresentado muito nublado, com boas abertas.

O aviso amarelo para o Grupo Oriental devido a chuva por vezes forte e a trovoada foi mais uma vez renovado, estando agora também sob aviso amarelo o Grupo Central pelas mesmas razões.


AVISO METEOROLÓGICO 82/2014

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:
Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 18UTC de 2014-09-09 e as 12UTC de 10-09-2014
TROVOADA No período entre as 18UTC de 2014-09-09 e as 12UTC de 10-09-2014

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 18UTC de 2014-09-09 e as 12UTC de 10-09-2014
TROVOADA No período entre as 18UTC de 2014-09-09 e as 12UTC de 10-09-2014



Edit (20h10): Caiu um aguaceiro forte pouco depois deste post.


Continuação de uma boa terça-feira.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

AzoresPower

Cumulus
Registo
17 Set 2013
Mensagens
491
Local
Angra do Heroísmo
Boas ... Dizer que chove neste momento forte aqui por Angra ... Mais do mesmo em relação aos últimos dias ... Esperemos que nas zonas mais sensíveis os solos já não comecem a ficar saturados com tanta precipitação ... :rain:

EDIT1: 17:44 - A chuva acalmou tendo sido um aguaceiro forte mas passando agora a orvalho ... Céu totalmente nublado ...

Tem chovido todos os dias e parece que vai ser mais do mesmo até Domingo...

Não seria surpresa nenhuma se houvesse algumas derrocadas neste final de semana.

Será que as nossas ribeiras estão limpas e preparadas para muita chuva?
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Ola,

Das ribeiras nao sei dizer porque nao as vejo diariamente, mas pelo menos na zona onde vivo (Azores Park) todas as pastagens a volta estao bem enlameadas, quase no ponto de saturacao.acredito que deve haver lencois de agua e algumas enxurradas de lama vindas dos pastos para as estradas, quando chove torrencialmente, principalmt de madrugada.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985