Boa tarde.
Aproveito esta situação de aproximação de mau tempo nos Açores para iniciar a minha participação aqui no fórum. É do meu interesse e, dadas as minhas perspetivas (amadoras) sobre o assunto, achei interessante, tanto quanto partilhar a minha opinião, dialogar e aprender mais com todo o pessoal aqui presente.
Quanto ao tempo que vai fazer, penso que, com 99,9% de certezas, irá fazer trovoada e chuva forte nos grupos central e oriental, sendo de alertar para a ocorrência de trovoada com aguaceiros, no grupo central, entre as 21h e as 06h de dia 2, especialmente, com especial incidência no Pico, Terceira, São Jorge e Faial. A partir da tarde no grupo central, também é necessário acompanhar à hora o tempo que irá fazer. De momento, parece-me plausível a ocorrência, em alguma daquelas 4 ilhas, a ocorrência de trovoada intensa.
No que respeita ao grupo oriental, espero que a partir das 00h/03h se comece a verificar condições para chuva forte e trovoada; embora não me pareça que a trovoada tenha tanta importância quanto em algumas ilhas do grupo central, penso ser razoável pensar que, nas próximas 20 horas, a chuva mais intensa se registará na ilha de São Miguel.
É preciso, agora, seguir as atualizações que serão feitas, mas, pelo conhecimento básico que tenho dos céus, e que vem do conhecimento popular e alguma instrução em livros, verifico que são céus de chuva forte e trovoada. Se vier sol ao longo da tarde, nada disto compromete a previsão de trovoada, pois até é benéfico para entrar mais calor na atmosfera. Desde que, se nos virarmos de costas para o lado do vento em altitude, e a corrente em altitude venha da esquerda, então vem trovoada.
Cumprimentos