Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
ilhas.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,045
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ainda não consegui concluir bem a direção da evolução... Nesta fase dá a sensação de se estar a expandir para oriente!
Na última hora houve uma aumento significativo da atividade elétrica.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Nada merecedor de aviso laranja por enquanto aqui na Terceira.

Durante a madrugada as células desenvolveram-se a sul do arquipélago. A chuva foi muito concentrada. É uma situação de difícil previsão. O alerta laranja vai ser mais um ao lado (faltam 2 horas e meia). Para S. Miguel a incerteza é a mesma.

EDIT: Os meteogramas apontam para muita chuva amanhã na Terceira e São Miguel, mas já nem sei se me hei de fiar ou não.

O GFS continua a modelar mal. Por isso não é fiável.

Não esperes pela trovoada. De repente não há nada :D

Vendo a NOAA poucos relâmpagos houve. Ficou (quase) tudo a sul.


A nova saída do ECM é muito semelhante à antiga. Continuo a duvidar da localização:

LWt4LAN.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Células interessantes perto do G. Ocidental. A que está mais à direita já está achatada, sendo por isso uma célula desenvolvida. As restantes duas (cima e esquerda ainda não chegaram a esse ponto):

cGg4CtX.jpg


yZCQEPD.jpg


Ovftn9I.jpg
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boa tarde.
Aproveito esta situação de aproximação de mau tempo nos Açores para iniciar a minha participação aqui no fórum. É do meu interesse e, dadas as minhas perspetivas (amadoras) sobre o assunto, achei interessante, tanto quanto partilhar a minha opinião, dialogar e aprender mais com todo o pessoal aqui presente.
Quanto ao tempo que vai fazer, penso que, com 99,9% de certezas, irá fazer trovoada e chuva forte nos grupos central e oriental, sendo de alertar para a ocorrência de trovoada com aguaceiros, no grupo central, entre as 21h e as 06h de dia 2, especialmente, com especial incidência no Pico, Terceira, São Jorge e Faial. A partir da tarde no grupo central, também é necessário acompanhar à hora o tempo que irá fazer. De momento, parece-me plausível a ocorrência, em alguma daquelas 4 ilhas, a ocorrência de trovoada intensa.
No que respeita ao grupo oriental, espero que a partir das 00h/03h se comece a verificar condições para chuva forte e trovoada; embora não me pareça que a trovoada tenha tanta importância quanto em algumas ilhas do grupo central, penso ser razoável pensar que, nas próximas 20 horas, a chuva mais intensa se registará na ilha de São Miguel.
É preciso, agora, seguir as atualizações que serão feitas, mas, pelo conhecimento básico que tenho dos céus, e que vem do conhecimento popular e alguma instrução em livros, verifico que são céus de chuva forte e trovoada. Se vier sol ao longo da tarde, nada disto compromete a previsão de trovoada, pois até é benéfico para entrar mais calor na atmosfera. Desde que, se nos virarmos de costas para o lado do vento em altitude, e a corrente em altitude venha da esquerda, então vem trovoada.
Cumprimentos
 
Editado por um moderador:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Já parece haver uma maior concordância entre o GFS e a realidade (16h):

7Yt3DUj.jpg


AQGa2sf.png


O GFS modela dois picos na chuva nos Grs. Central e Oriental (próximas 24 horas). As células mais severas estão a sudoeste do Grupo Oriental. Ver-se-á a evolução. A trovoada passou há pouco entre os Grs. Central e Ocidental. Já em relação ao ECM, este parece estar mais preciso:

mSydoHi.gif


No tefigrama das Lajes, haviam boas condições para chuva, se houvesse convergência na baixa atmosfera. A atmosfera estável acima dos 400 hPa não ia ajudar na convecção. Curiosamente assistiu-se à degradação de uma célula ao passar perto da Terceira (9-13h):

AGaUCbg.png


6HLM8Uf.jpg


oK0IDJS.jpg


x2sKBkd.jpg


WQ8dDRY.jpg


MGtPMt6.jpg


Em Ponta Delgada, céu muito nublado especialmente por nuvens altas. Chuva muito fraca. Sta. Maria pode receber algo mais:

anV24V9.jpg


sdyA07v.gif


2wXY4TD.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,045
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por cá, está a passar tudo a poucos km da costa, o céu por vezes ameaça desabar, mas não passa disso..
É interessante, se repararmos, as células estão a fazer um corredor e sem tocar nas ilhas centrais e orientais, é como se fitassem as ilhas! O que é certa é a minha frustração... Lolol, se acontecer como está modelado vou ficar a assistir e não receber nada...