Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
kd293v7.gif


Ventos de 60 nós (>111km/h) a 700 metros de altura. Quem quer fazer medições no Morro Alto (ponto mais alto das Flores com 914 metros de altitude)? :D
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, o ambiente vai refrescar e de que maneira :)
Já estou um bocado farto de calor... O pico, no seu piquinho, poderá levar com uma poeirazita :). Muito provavelmente sem acumulação... Pois será no limite do suportável...
2b022ffe05404ecb15986f04241d003d.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Tentando fazer uma previsão das próximas 24 horas, com especial enfoque para o G. Ocidental.

O núcleo depressionário continuará mais ou menos estacionário até amanhã. O cavamento mais pronunciado acontecerá a partir do fim do dia de domingo, a norte/nordeste do G. Ocidental. O vento irá progressivamente aumentando, atingindo o seu pico amanhã ao fim da tarde:

Uml1hPg.png


À superfície, há que destacar o grande diferencial no ponto de orvalho:

2W5UFPV.gif


Já fiz referência aos ventos fortíssimos a 950 hPa:

sC1W4Er.gif


A 925 hPa, os gradientes térmicos mais díspares ficarão a oeste do grupo. Nota ainda para o vento muito intenso:

P2Gc4Hu.gif


d2obbFz.gif


A 850 hPa, mais vento forte. A maior parte da humidade passará ao largo. Há ainda bolsas de muita água precipitável. Nota ainda para a vorticidade e o gradiente térmico:

Y2W6a5p.png


0jZjTzn.gif


(escolhi a saída +27 ao invés da +24 porque nesta a água precipitável mais elevada - a verde escuro - está a sul. Devido à incerteza incluí a saída +27):

F1wbxNE.gif


sH5IVhZ.gif


ybnZ9BM.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Mais acima, a 700 hPa, um cenário semelhante. Gradientes térmicos mais intensos a oeste e ventos fortes. A humidade irregular limitará a convecção:

I8EZyOv.gif


IYi2wCj.png



9uH5tHx.gif


O CAPE e o LI são interessantes mas os movimentos verticais são limitados:

SB6gVV7.png


6YQqesZ.gif


A 500 hPa, os gradientes térmicos estão mais longe. Muita ventania. A humidade é significativa:

TAykj41.gif


GS0G6i3.gif


zdONOg5.gif


O jet alimentará significativamente a depressão mas não atingirá diretamente o grupo:

gtqpD5f.png


Em termos de gradientes térmicos, e tendo em conta a saída 18+24: 16º a 925 hPa; 15º a 850 hPa; 6º a 700 hPa e -8º a 500 hPa. Dá uma atmosfera estável entre os 925 e os 850 hPa; 6º/km entre os 850 e os 700 hPa (instável) e +-4.6º/km entre os 700 e 500 hPa (instável mas no limite da estabilidade).

Conclusão: Esta depressão, e respetiva evolução, é muito semelhante àquela que ocorreu há pouco tempo e em que eu sugeri, erradamente, um aviso vermelho. Quanto a avisos (vou ser conservador) penso que, por prevenção, o amarelo* pode ser emitido pois chuva intensa é possível devido à muita água precipitável e ventos muito fortes (em altitude). Penso que o cavamento inicial e a passagem pela frente vão consistir no surgimento de células, dispersas, de rápido desenvolvimento vertical. A humidade irregular ao longo da atmosfera inibirá muitas células. Não acredito muito em trovoada. O CAPE é baixo a moderado e o jet/ventos mais fortes a 500 hPa estão longe.

*A frente associada à depressão em cavamento afetará mais o G. Ocidental a partir das 21 horas de amanhã (saída das 18+27), fora do alcance desta previsão. Parece-me uma situação dúbia. As eventuais células tanto podem atingir o G. Ocidental como surgirem a vários quilómetros de distância (como aconteceu da última vez). No limite, um aviso laranja é possível.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion, ja na ultima vez que consultei o arome conseguiu ser o modelo mais acertado... Lolol... Deixou de lado o cenário apocalíptico o qual é costume, modelando um cenário mais realista.... O que se confirmou.
Relativamente ao evento de amanhã, estou de acordo com o teu ponto de vista, aliás, estava a começar a escrever o meu ponto de vista, mas o teu resume exatamente o que eu acho...
Penso que a rajada aos 2 metros, no grupo Ocidental, poderá rondar valores próximos dos 100km/h.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Depois há que acompanhar a evolução da pressão atmosférica até ao início de outubro, que se prevê que baixe bastante. CAPE e LI em preparação para algum evento no início de outubro? Teremos vale depressionário intenso a reproduzir tempestades durante vários dias mais ou menos na região dos Açores? Bem, tenho curiosidade...
Cumprimentos ao pessoal
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
Bom, o GFS 6z mostra um cavamento da depressão inferior ao que estava sendo modelado, afetando isto os campos de vento. Agora é esperar para ver. Em termos gerais não vejo grandes alterações na previsão que fiz. Mas não tenho grandes expectativas relativamente à chuva.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,650
Local
Açores
As células crescem menos do que pensava. Provavelmente há uma camada tampão em altitude. Não deram mas o aviso amarelo já se cumpriu:

RN7W6f4.png


Mais 2.5 mm e era aviso laranja :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa