Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Bom dia!
No que respeita a esta depressão, acho que ainda não deu o que se esperava que desse... isto é, julgo ser correto pensar que a partir da tarde de hoje haverá um agravamento do estado do tempo, que começará no grupo central (ilhas do Faial e Pico) e se irá estender de forma gradual às restantes ilhas do grupo central e, mais tarde, às do grupo oriental.
Quanto ao grupo central, penso que deverá começar a sentir um agravamento mais acentuado da chuva entre as 12h e as 15h, podendo ocorrer trovoada, com mais probabilidade no Faial e Pico.
Quanto ao grupo oriental, parece mais provável a ocorrência de precipitação forte (e trovoada também) a durante a madrugada e manhã de amanhã. Especial destaque para a última atualização do GFS, que aponta para forte diferencial da humidade nos 700 hpa e movimentos verticais intensos, o que, ajudado pelos valores de CAPE e LI interessantes e pela orografia da ilha de São Miguel, poderão provocar acumulados de precipitação bastante superiores aos descritos no modelo que sigo mais atentamente.

Bom dia e complementando com um pequeno resumo:

Vendo o histórico da NOAA trovejou no G. Central desde as +-9:45. Já choveu ontem/hoje de madrugada em PDL, mas os aguaceiros ao longo dia de hoje devem tornar-se mais dispersos, podendo chegar a todas as ilhas (a lotaria é mais democrática :D). Excluindo a frente a este, a convecção continua a ser muito isolada mas persistente.

Quanto à depressão, ela manter-se-á mais ou menos igual em termos de pressão estando à 'deriva' sobre o arquipélago. Mas há duas grandes diferenças. O vento aumentará de intensidade ao longo do dia e amanhã no G. Oriental (ficando em pé de igualdade com os restantes grupos em períodos passados) e o CAPE aumentará na generalidade:

kKq61fL.png


XZmc8I9.png


O GFS não indica ventos muito intensos ao longo da atmosfera, incluindo a 500 hPa. Dependendo da instabilidade, o jet poderá auxiliar:

gn1M8f1.png


A água precipitável continuará baixa e a humidade impedirá a formação de muitas células (por exemplo e na carta abaixo dificilmente surgiriam células em Sta. Maria):

kCiByer.png


Como já enfatizei antes, as células podem ser persistentes e, mais ou menos, estacionárias. Pode ocorrer todo o tipo de aguaceiros (daí ter escrito que esperava muita diversidade neste evento), fracos, moderados e/ou fortes dependendo da saturação de cada camada e da convergência. O tefigrama dará uma ideia mais clara. Trovoada localizada continua a ser uma possibilidade (com insolação seria ainda mais interessante)

Mais para a frente (5 de Outubro), o GFS modela mais uma depressão, desta vez a norte. Seria engraçado duas seguidas :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na Horta, o acumulado desde as 00:00 até às 13:00 já vai nos 27,7mm, tendo em conta que o acumulado foi na sua maioria na manhã de hoje. Registou-se cerca de 20,6mm nas últimas 6 horas, o qual fica a um bocadinho apenas do aviso amarelo...
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
O tefigrama de hoje é quase idêntico ao de ontem:

juAmnbx.png


Há uma maior semelhança na direção dos ventos. A camada saturada está mais abaixo (+- 2.5kms), quando comparando com ontem (visível mediante o manto de nuvens que cobre, pelo menos parcialmente, muitas ilhas). Nota ainda para o paredão visto dos Biscoitos, Terceira:

l63l2wl.jpg


Continua a trovejar sobre a Graciosa.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
@Orion já viste o CAPE e o Li? 1126 de CAPE e -4°c de LI e nota também para os 997 hpa :)

O núcleo da depressão, ou pelo menos os movimentos/convecção mais pronunciados, está entre os Grs. Ocidental e Central. Daí que esteja a afetar mais as ilhas ocidentais do G. Central. Eu tenho que esperar para ver o que vem para aqui :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,089
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por cá, mais uma pancada de água, penso que é desta que atinge o amarelo :)
O vento também já mudou de direção, vindo agora de OSO.

Digamos que para o meu último dia de férias até não está mau de todo Lolol
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
As atualizações são muito variáveis, mas penso haver alguma trovoada com precipitação moderada e pontualmente forte a caminho do grupo oriental, para o fim do dia... Grupo central, como está quase no centro da depressão, tem tendência a apanhar com mais borrascas... Quanto a amanhã, ainda não percebi qual parece que vai ser a ilha mais afetada: Terceira ou São Miguel... O modelo está confuso...
@Orion, como está a vorticidade no grupo oriental hoje e amanhã? Há condições para uma eventual tromba de água fraca?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Grupo central, como está quase no centro da depressão, tem tendência a apanhar com mais borrascas...

Mais não. A chuva mais forte tem acontecido no centro da depressão (excluindo a frente longínqua) que se localiza no G. Central. A convecção é muito localizada.

Quanto a amanhã, ainda não percebi qual parece que vai ser a ilha mais afetada: Terceira ou São Miguel... O modelo está confuso...

É porque segues linearmente o modelo (e queres acertar na agulha do palheiro). É um evento convectivo. É aconselhável dares mais incerteza à tua previsão, aproximando-a à realidade (que é incerta). Curiosamente o ICON acertou na localização da célula representada na imagem da Eumetsat que publiquei anteriormente:

RXB8mjl.png


E mesmo o ICON tem mudado os acumulados a cada saída. O que é normal. É um evento convectivo.

@Orion, como está a vorticidade no grupo oriental hoje e amanhã? Há condições para uma eventual tromba de água fraca?

A vorticidade irá continuar. Tornados/trombas de água fracos/as são possíveis nas células mais fortes. Pode até já ter acontecido :D

w0vh2xA.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Em PDL muita escuridão. Uma faixa nebulosa com algum desenvolvimento vertical rápido despeja um aguaceiro moderado a forte. Algumas rajadas, moderadas, de vento.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Aguaceiro forte neste momento que até reduz a visibilidade. Continuará a haver algum potencial tornádico no arquipélago (mas com baixa probabilidade):

aITVB2H.png


Studies in North America looked at the use of helicity (ignoring sign) for forecasting the risk of tornadoes. They found the following:

Helicity 150-299 ... weak tornadoes (possible 'supercell')

Helicity 300-499 ... strong tornadoes (favourable for 'supercell' development)

Helicity > 450 ... violent tornadoes

http://weatherfaqs.org.uk/node/69

O wind shear é que poderá não ser o mais favorável para a sua formação (mais forte no G. Oriental no fim do dia hoje; a convecção poderá ser forte):

7BfveY7.png
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e TiagoLC