Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nova saída:

2smWLdB.gif


24 horas depois escrevo o mesmo. Este evento continua a ser uma tremenda desilusão.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Chove fraco em Sta. Maria. A convecção continua muito longe:

tVaC26E.jpg


qCYACl4.gif


Hswt9yz.jpg


mMo0bzJ.png


Acho que o IPMA desistiu de acompanhar esta situação e de tentar percebê-la. Emite um aviso laranja de quase 24 horas por prevenção :lmao:Está tudo à nora. Infelizmente este tipo de eventos é mais comum do que deveria ser (falhanço brutal dos modelos).
 
Última edição:
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Orion, eu acho que vou começar a refazer os meus cálculos básicos e altamente incompletos para concluir se faz trovoada ou não... Que se passa para os modelos estarem tão desorientados?? O que é certo é que, pela leitura do modelo das 06h, confirmado pelo modelo das 12h, me pareceu que a "tempestade" ia reduzir de intensidade até cerca da meia-noite... e só depois iria fortalecer... O GFS parece sugerir o "Inchar" de uma "mancha" de humidade elevadíssima aos 700hpa junto a São Miguel (parece consequência do efeito orográfico da ilha), que, juntamente com os movimentos verticais intensos que estão previstos acontecer entre o grupo central e São Miguel, parece concluir a possibilidade de convecção nesta ilha, na zona oeste... Claro que o CAPE e o LI serão limitadores desta situação, mas não serão totalmente impeditivos... Para mim, acho que há condições para precipitação por vezes forte, e algumas trovoadas... Pessoalmente espero pela mudança de paradigma a partir das 00h. Mas a mudança poderá ser bem mais lenta...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Orion, eu acho que vou começar a refazer os meus cálculos básicos e altamente incompletos para concluir se faz trovoada ou não... Que se passa para os modelos estarem tão desorientados??

Sarcasmo? Não, obrigado. Nada do que escrevi foi invalidado pelas tuas intervenções. Os avisos do IPMA falharam, e estão a falhar, miseravelmente até agora. É um facto. Assumo que te estejas a basear no GFS. Ora, também este modelo não tem estado lá muito bem nos últimos dias. Se leres melhor, eu não escrevi que a situação não ia mudar no futuro. Escrevi sim que tem sido uma desilusão. É um facto. Como bónus, recomendo a leitura da primeira frase desta publicação:

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-setembro-2015.8388/#post-504941
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Este evento continua a deixar muito a desejar... Nesta fase, a perturbação principal deslocaram-se mais para sul do arquipélago e umas dezenas de km para Leste. A atividade está mais concentrada e mais restrita a essa área específica, possivelmente, nesta situação em concreto, apenas Santa Maria poderá ser brindada com alguma precipitação forte... A não ser que haja alguma alteração de padrão.
Os modelos continua, a apontar para um aumento de atividade, o GFS aponta mesmo para um desenvolvimento interessante na ilha Terceira, mas, mais uma vez, as localizações da convecção não correspondem com o panorama atual...
f85ead578644b13fe08ba6044bc7bd81.jpg

31c09a20951cda4e98f47fdef4fbea36.jpg

f341ae5bfa8e1d3aaa58b8bc9e44df01.jpg

A orientação das células é NE.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Sarcasmo? Não, obrigado. Nada do que escrevi foi invalidado pelas tuas intervenções. Os avisos do IPMA falharam, e estão a falhar, miseravelmente até agora. É um facto. Assumo que te estejas a basear no GFS. Ora, também este modelo não tem estado lá muito bem nos últimos dias. Se leres melhor, eu não escrevi que a situação não ia mudar no futuro. Escrevi sim que tem sido uma desilusão. É um facto. Como bónus, recomendo a leitura da primeira frase desta publicação:

http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-setembro-2015.8388/#post-504941

A figura de estilo utilizada foi um desabafo e uma forma subtil de concordar consigo, Orion... do género: "realmente o modelo GFS está a falhar por diversas vezes- como diz- logo vamos tentar procurar outras formas de tentar estimar o tempo nas horas seguintes!". Não o queria ofender, mas se o fiz, foi na minha ignorância... E sinceramente até tenho concordado consigo em várias coisas! Mas como não concordo totalmente acho que a minha opinião também tem direito a ser lida...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Nova previsão do IPMA:

https://pt-pt.facebook.com/dra.ipma.pt

Faço o resumo: Chuva/aguaceiros e possibilidades de trovoadas para todas as ilhas.

Prevejo uma ligeira alteração nos avisos. Nem deram o aviso vigente no facebook. Provavelmente para não lerem críticas. Novamente, o ECM começa mal:

vrEPMBY.gif


No G. Oriental o AROME está, felizmente, bastante sóbrio.

A figura de estilo utilizada foi um desabafo e uma forma subtil de concordar consigo, Orion... do género: "realmente o modelo GFS está a falhar por diversas vezes- como diz- logo vamos tentar procurar outras formas de tentar estimar o tempo nas horas seguintes!". Não o queria ofender, mas se o fiz, foi na minha ignorância... E sinceramente até tenho concordado consigo em várias coisas! Mas como não concordo totalmente acho que a minha opinião também tem direito a ser lida...

Sendo assim, peço desculpa. Entendi mal :) A sua opinião tem todo o direito a ser lida. Tanto que li e respondi.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, vendo o composito do Eumetsat, airmasses, a área que neste momento está a Oeste do arquipélago e que está menos ativa, não é tão rica em humidade em comparação ao "spot" ativo a sul do arquipélago...
bfb25c6ee224fa365c9e6b5f9220aef2.jpg

Desculpem a qualidade da imagem...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Indo ao GFS, 18h:

Yr5ep2B.png


aC0H3tV.png


NFGv7iF.gif


MzYoCIM.gif


Vai ser uma autêntica lotaria. Quem apanhar uma célula estacionária pode ter alguns problemas. O GFS indica os grupos central e oriental como alvos. Quanto ao IPMA, creio que, e como já escrevi, não fazem a mínima ideia de onde pode ocorrer.

Nota: O LI tem menos importância porque é um evento maioritariamente nos níveis médios da atmosfera. Os gradientes térmicos não variam muito:

RRqsSQH.gif


CJRG2lR.gif
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bem, vendo o composito do Eumetsat, airmasses, a área que neste momento está a Oeste do arquipélago e que está menos ativa, não é tão rica em humidade em comparação ao "spot" ativo a sul do arquipélago...
bfb25c6ee224fa365c9e6b5f9220aef2.jpg

Desculpem a qualidade da imagem...
LSerpa, a possibilidade que vejo para possível ocorrência de trovoada, depois da que falei aqui à tarde no meteopt.com, é a originada pelo pequeno núcleo depressionário que passará ao largo do grupo central. Aí, parece que haverá humidade suficiente, CAPE e LI suficientes, e movimentos convectivos intensos na borda do núcleo... E de reparar o significativo diferencial de humidade entre a borda do núcleo e o núcleo em si, o qual parece ter tendência a afetar mais o Faial, São Jorge e Terceira... Que achas?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Indo ao GFS, 18h:

Vai ser uma autêntica lotaria. Quem apanhar uma célula estacionária pode ter alguns problemas. O GFS indica os grupos central e oriental como alvos. Quanto ao IPMA, creio que, e como já escrevi, não fazem a mínima ideia de onde pode ocorrer.
Yap, como já tinha referido anteriormente, o GFS está a modelar uma tremenda carga de água, algures perto da Terceira, ou São Miguel, isto para as 20:00 de amanhã... Mas modela, neste caso para as 14:00, uma célula a SE de São Miguel e de seguida, muda essa célula na run seguinte uns km para norte, apanhado a Terceira... Na minha opinião aí já poderá estar a induzir um erro... Ou não!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Afgdr

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
LSerpa, a possibilidade que vejo para possível ocorrência de trovoada, depois da que falei aqui à tarde no meteopt.com, é a originada pelo pequeno núcleo depressionário que passará ao largo do grupo central. Aí, parece que haverá humidade suficiente, CAPE e LI suficientes, e movimentos convectivos intensos na borda do núcleo... E de reparar o significativo diferencial de humidade entre a borda do núcleo e o núcleo em si, o qual parece ter tendência a afetar mais o Faial, São Jorge e Terceira... Que achas?
A última hora está praticamente sem DE's... E o RDT para já só mostra células a dissipar um pequeno desenvolvimento vertical muito a sul do arquipélago... Ou seja, para já tudo pacífico... Não quer dizer que este cenário mude dentro de algumas horas....
Mas os modelos estão a dar-se mal na generalidade... Espero que tenhas razão, mas já estou farto de levar "tampas" dos modelos estes dias lolololol