Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Z24KuT9.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,042
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados até às 3:00 utc.

IJHwelR.gif


Continua o mesmo regime de chuva em geral fraca, apenas moderada em algumas estações. As células não estão a tocar a ilha de S.Miguel, esta precipitação é apenas periférica.
Pode-se dizer que tem sido uma grande sorte as células estarem naquelas posições, um desvio de algumas poucas dezenas de quilómetros e será um dilúvio.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Estive a analisar o GFS e pessoalmente preocupa-me 3 lugares: Bretanha (próximas 3 horas), Santa Maria(fim da madrugada e manhã) e Nordeste (manhã e tarde), de uma forma simplificadora... Acho, dentro daquilo que vejo nas observações, como no que vejo no GFS, que o alerta laranja se vai mesmo concretizar...
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bom dia, os aguaceiros pontualmente fortes, são uma grande possibilidade para o lado norte Da Ilha do Faial. Fiz dois pequenos time-lapses de 5min de captação aprx cada um, mostra nitidamente a velocidade a que sobem as torres.


Foto do varadouro
52d163e0e1e973fe7757a8652da244a7.jpg
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Boa tarde.

Neste momento parece que mais uma linha de instabilidade atravessa o G. Oriental. Não são visíveis células significativas. Como escrevi ontem, e vendo as imagens do Eumetsat, as células individuais foram de curta duração, tendo durado poucas horas. Desconheço a intensidade dos raios mas provavelmente o aviso amarelo foi mais que suficiente (dispersos e frequentes). As várias direções dos ventos ao longo da atmosfera devem ter estendido o limite de vida das células. Mas o vento fraco acima ditou a sua pouca severidade. A célula entre S. Miguel e Sta. Maria parece ter sido aquela com maior vida útil.

A partir de amanhã o núcleo depressionário a sudoeste do G. Ocidental deverá passar ao largo. Mas mais tempo terá que passar para se avaliar a verdadeira distância (seria uma valente carga de água se passasse por lá). Aguaceiros moderados a fortes devem ser esperados:

Ef24dBY.jpg