Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mas como é que o ECM vê acumulados destes, claramente convectivos,...

hDCFftT.png


... com um CAPE a rondar os 300/350? Só se o CAPE do ECM for muito mais potente do que o CAPE do GFS :maluco:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Poucos raios mas não me parece que o CAPE esteja nos 350 como diz o ECM. Pelos registos no Blitz parece-me que o detetor ainda precisa de ser afinado.

9bhFTOE.png
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
talvez não dure muito tempo a tranquilidade...

ou por causa do José ou por causa de algum dos ciclones vindos de sul. O ciclone Maria parece ser o último que navega para oeste.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e belem

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Bem, o site do BlitzortungLive relativamente à posição dos raios vale o que vale, mas a app para IOS, pelo menos as notificações funcionam... pena é mesmo as localizações serem um pouco duvidosas...
db23b2d107c970fcf88bb90be669fdbe.png



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Vou além do BW e escrevo que a frente de amanhã tem boas possibilidade de gerar atividade elétrica.

A frente é moderada a forte mas falta mais suporte em altitude para ser severa.

O output não mostra acumulados por aí além mas creio que isso se deve à HR pouco consistente e intrusões de ar seco. Não me parece descabido o eventual surgimento de uma linha de instabilidade pré-frontal de intensidade fraca a moderada.

A chuva deverá ser predominantemente convectiva e localizada com acumulados eventualmente significativos. Se ocorrer trovoada esta deverá ocorrer na frente propriamente dita onde existem os ventos mais intensos.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
E entretanto esta manhã esteve assim por Vila Nova do Corvo

Autora do vídeo - Kathy Rita




Em relação a Angra desde a manhã até à presente hora temos tido um agravamento do estado do tempo com o céu cada vez mais escuro mas ainda sem precipitação. O vento também tem gradualmente aumentado de intensidade mas tudo ainda dentro dos parâmetros normais para esta época do ano.
Ainda não há registos por aqui até agora de qualquer tipo de trovoada.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
w9hCMpn.jpg


Como cada portal que vejo tem uma localização diferente dos raios não opino. As células que afetaram o G. Ocidental foram fracas a moderadas.

Depois da passagem do que chamei a 'linha de instabilidade pré-frontal' vem a frente:

XWNwVNm.jpg


A frente vai enfraquecendo ligeiramente no percurso para leste mas em contrapartida o CAPE vai gradualmente aumentando. Em termos gerais, as condições devem ser as mesmas -> Possibilidade de surgimento de convecção de desenvolvimento rápido com capacidade para gerar chuva moderada a forte localizada e, eventualmente, trovoadas.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O GOc está a entrar no pós-frontal. Há uma ou outra estação que regista uma quebra do vento.

Parece-me que a falta de um lift mais intenso e a existência de um cisalhamento moderado está a destruir as células. Há uma linha convectiva no canal a tentar desenvolver-se mas como não há a persistência de condições favoráveis o borbulhar não assume contornos mais expressivos. As células estão permanentemente a surgir e a dissipar-se.

Imagem de há pouco que mostra com mais clareza a instabilidade:

J0Q4fMk.jpg
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Olhando para a rede regional, a passagem da parte mais ativa da frente está a trazer chuva interessante nas últimas 2 horas. Pessoalmente esperava um pouco mais mas a previsão do AROME dá uma boa ideia da realidade:

SY5JhBu.gif


Choveu 14 mms na Horta entre as 20h-21h locais. Os cúmulos que passaram pelo Faial não tiveram muita expressão mas quando a AP está tão elevada como agora é sempre possível ter acumulados significativos com, relativamente, pouca instabilidade.

No meu caso resta confiar no AROME :lol:

qHCV1RM.gif


Porreiro seria ter um sounding do GOc. Por exemplo, o GFS dava uma atmosfera pré-frontal mais instável e um pouco mais saturada...

CFJqT4ol.png


... do que na realidade:

ZEI5nLCl.gif


O ECM continua a dar um CAPE muito inferior ao GFS. Assim é um bocado difícil.