Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2022

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,319
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O Pico completamente descontrolado... esperemos que não haja enxurradas ou desprendimentos.

FTm4gRG.jpg


Cabeço do Teicho: 172 mm em 6 horas (só até às 3:00 utc). > 200 mm em 24 horas.

Santo Amaro: hoje 87,6 mm até às 4:30 utc; ontem 30,2 mm.

Aviso vermelho largamente ultrapassado. E continua






o61w9ai.jpg
 
Última edição:


Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Tablet ficou sem bateria e até deu para dormir qualquer coisa. Sigo com chuva pontualmente forte, mas o vento, apesar de assemelhar-se a um rigoroso dia de Inverno, tem estado longe de ser o habitual num ciclone tropical. Até a ondulação não impressiona por aí além.

Agora venha mais uma parcela de sono às prestações...
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Ora bom dia...

O dia amanheceu muito nublado com as nuvens de baixa altitude correndo a alta velocidade de sul e vento moderado. O que me impressionou verdadeiramente é que, olhando para sudoeste, está feio, muito feio. Como diria Eça de Queiroz: "muito lúgubre e funesto".

De qualquer forma, penso que o pior para a ilha Terceira já terá passado. Julgando pelo radar, as ilhas do triângulo ainda estarão a ser bombardeadas.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)
No Faial, chove a um ritmo saudável, vento a beirar a força de TT, mas mal lhe toca.
Um dia de inverno não muito severo.

Adivinha-se de facto alguma precipitação mais intensa em altitude, pois as ribeiras estão “vivotas”.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Tempestade Tropical ‘Gaston’

Nota Informativa nº 1

24/09/2022


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, desde a noite de ontem e até ao momento, não foram registadas ocorrências, na sequência da passagem da tempestade tropical ‘Gaston’ pelo arquipélago.

O SRPCBA aconselha a população a continuar a acompanhar as previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a adotar as respetivas medidas de autoproteção.

Para ficar a par dos avisos meteorológicos, a população poderá descarregar a aplicação Alert4You - PROCIV Azores para o seu smartphone ou consultar regularmente o portal www.prociv.azores.gov.pt e a página de facebook do SRPCBA.

O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)
Apesar do aspecto do radar, com ecos imediatamente a sul das ilhas Faial e Pico, aquela precipitação não está por enquanto a avançar mais para norte:

KmjvAcu.jpg

Tenho estado de olho nela desde meio da manhã, está associada ao núcleo do Gaston, aquele agregado de convecção, poderia aparecer de forma expontânea a Norte do Pico e do Faial.
Mas não deixa de ser intrigante o facto da orografia não estar a impulsionar a convecação. Aliás, parece estar é a servir de barreira à precipitação, impedindo a progressão para norte.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion essa convecção a rebentar aí ao lado do do canal, (Faial/Pico) malhou bem aqui! Foi rápido, mas malhou bem, no mar a sul, escuro como breu.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,064
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Uma pergunta o radar dos Açores não apanha o Grupo Ocidental?
Não. O radar está na Terceira e o Grupo Ocidental está bem afastados dos restantes grupos de ilhas. Para ter uma ideia: em dias de boa visibilidade é teoricamente possível avistar as zonas elevadas no oeste de São Miguel a partir dos cumes da Ilha Terceira, enquanto que no Faial ou na Graciosa é impossível avistar a ilha das Flores, tal a distância que existe entre estas (mais de 200 km em linha reta). :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,090
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não. O radar está na Terceira e o Grupo Ocidental está bem afastados dos restantes grupos de ilhas. Para ter uma ideia: em dias de boa visibilidade é teoricamente possível avistar as zonas elevadas no oeste de São Miguel a partir dos cumes da Ilha Terceira, enquanto que no Faial ou na Graciosa é impossível avistar a ilha das Flores, tal a distância que existe entre estas (mais de 200 km em linha reta). :D

É possível, num dia de muito, mas mesmo muito bom tempo observar a montanha do Pico desde São Miguel. O [mention]Anticiclone Açores [/mention] têm fotos disso!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Registo
19 Mar 2021
Mensagens
30
Local
Açores
É possível, num dia de muito, mas mesmo muito bom tempo observar a montanha do Pico desde São Miguel. O [mention]Anticiclone Açores [/mention] têm fotos disso!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Por exemplo, aqui está a montanha do Pico vista de São Miguel (Cumeeiras - zona Oeste da ilha), a 22 de agosto deste ano.

IMG Pico.JPG