Thomar
Cumulonimbus
|
|
O ipma já lançou os avisos para os grupos devido à tempestade Gaston. Neste momento, o grupo central vai estar em alerta laranja por um período para precipitação forte. Vamos ver se traz alguma trovoada![]()
Boa tarde,Boa tarde,
Nao sei se o assunto é off-topic ou se está no sitio errado, mas alguém sabe onde posso encontrar algum relatório com dados sobre se tem havido diferenças nos valores de precipitação e temperatura nos Açores nos últimos anos?
Obrigado
Mudei de Lisboa para a Graciosa, se puder ser útil já sabem que estou aqui !
Que bom ter alguém a reportar desde a Ilha Graciosa ...Mudei de Lisboa para a Graciosa, se puder ser útil já sabem que estou aqui !
Ninguém está propriamente à espera que o Arome acerte. Seriam 500 mm em 24 h na montanha do Pico. Mas o critério para aviso vermelho é de "apenas" 60 mm em 6 h, e o centro europeu (não o Arome) mete cerca do dobro. Se esta situação não é para vermelho, então não sei o que será, venha ou não a ocorrer. Os avisos devem servir precisamente para isso, para prevenir uma eventual possibilidade, certezas não existem na meteorologia.Probabilidade de não ocorrerColossal.
Extremamente comum em ciclones em dissipação.
Solução simples seria meter o meteo na TV para a malta perceber. Se não vai acontecer, que esperam? Vão ser criticados.
![]()
Ninguém está propriamente à espera que o Arome acerte. Seriam 500 mm em 24 h na montanha do Pico. Mas o critério para aviso vermelho é de "apenas" 60 mm em 6 h, e o centro europeu (não o Arome) mete cerca do dobro. Se esta situação não é para vermelho, então não sei o que será, venha ou não a ocorrer. Os avisos devem servir precisamente para isso, para prevenir uma eventual possibilidade, certezas não existem na meteorologia.