Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2022

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,929
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Informação especial
Comunicado válido entre 2022-09-22 11:39:00 e 2022-09-23 11:39:00
Assunto: TEMPESTADE TROPICAL GASTON - AÇORES - COMUNICADO Nº4
O IPMA informa que hoje, dia 22 de setembro, às 09:00UTC (hora dos Açores), o centro da tempestade tropical GASTON localizava-se a aproximadamente 380 km a Oeste/Noroeste (W/NW) da ilha das Flores, com uma pressão mínima no seu centro de 999 hPa e com uma velocidade de deslocamento de 28 km/h para és-nordeste (ENE).

Ao longo do dia de hoje (quinta-feira), o ciclone deverá alterar a sua trajetória para leste, prevendo-se sábado (dia 24) às 06:00UTC seja o momento em que se encontre mais próximo do arquipélago (40 km a noroeste do Faial). Nestas condições, prevê-se que a sua influência comece a sentir-se a partir do dia de hoje nos Grupos Ocidental e Central com precipitação que poderá ser por vezes forte, e a partir de sexta-feira (dia 23) no Grupo Oriental. A partir de amanhã (dia 23), um aumento da intensidade do vento é também esperado nos Grupos Ocidental e Central, com rajadas entre 90 e 100 km/h.

Devido à incerteza relativamente à trajetória do ciclone tropical, sugere-se o acompanhamento da previsão.

(Novo comunicado será emitido dia 22 de setembro às 22h00 (Hora local dos Açores)).

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA(www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
Data de edição: 2022-09-22 11:39:24
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
O ipma já lançou os avisos para os grupos devido à tempestade Gaston. Neste momento, o grupo central vai estar em alerta laranja por um período para precipitação forte. Vamos ver se traz alguma trovoada :)

Neste tipo de sistema, as trovoadas geralmente acontecem nas outerbands.
Podem ocorrer fora delas, mas é menos comum.

Há alguma trovoada precisamente nessas áreas neste momento, mas na tempestade em si, nem por isso.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Está a ocorrer trovoada nas áreas demarcadas a preto
072461551ec37431d20d9f2801243287.jpg

Na área acima, a trovoada claramente está a ser originada pelo shear provocado pelo cruzamento do outflow e o inflow, pelo menos aparenta ser esse o trigger.

Na área abaixo, é uma linha associada à tentativa de organizar uma outerband, uma convergência de certa forma.

Imagem das 12:40 weathernerds
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Por cá, aproxima-se nebulosidade já associada à circulação do Gastão .

Será para já de forma temporária, mas está com um aspecto sinistro o tempo!

Alguns pequenos TCUs embebidos nos cúmulos.

d047394221023405acd950573e9e7c28.jpg
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Boa tarde,

Nao sei se o assunto é off-topic ou se está no sitio errado, mas alguém sabe onde posso encontrar algum relatório com dados sobre se tem havido diferenças nos valores de precipitação e temperatura nos Açores nos últimos anos?

Obrigado
Boa tarde,

Poderá consultar aqui os boletins climatológicos mensais do IPMA para os Açores.

Cumprimentos.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,099
Local
Horta, Matriz, (90m)
Mudei de Lisboa para a Graciosa, se puder ser útil já sabem que estou aqui !

Já posso adiantar que daqui a nada começa a chover aí


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,041
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Mudei de Lisboa para a Graciosa, se puder ser útil já sabem que estou aqui !
Que bom ter alguém a reportar desde a Ilha Graciosa ...

Tanto a Graciosa como as ilhas do grupo ocidental e também Santa Maria não tem praticamente nenhuns foristas aqui pelo que é fantástico :palmas:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Probabilidade de não ocorrer -> Colossal.

Extremamente comum em ciclones em dissipação.

Solução simples seria meter o meteo na TV para a malta perceber. Se não vai acontecer, que esperam? Vão ser criticados.

YBf5j1E.gif
Ninguém está propriamente à espera que o Arome acerte. Seriam 500 mm em 24 h na montanha do Pico. Mas o critério para aviso vermelho é de "apenas" 60 mm em 6 h, e o centro europeu (não o Arome) mete cerca do dobro. Se esta situação não é para vermelho, então não sei o que será, venha ou não a ocorrer. Os avisos devem servir precisamente para isso, para prevenir uma eventual possibilidade, certezas não existem na meteorologia.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,712
Local
Açores
Ninguém está propriamente à espera que o Arome acerte. Seriam 500 mm em 24 h na montanha do Pico. Mas o critério para aviso vermelho é de "apenas" 60 mm em 6 h, e o centro europeu (não o Arome) mete cerca do dobro. Se esta situação não é para vermelho, então não sei o que será, venha ou não a ocorrer. Os avisos devem servir precisamente para isso, para prevenir uma eventual possibilidade, certezas não existem na meteorologia.

Por já ter passado por muitas previsões gravosas - e erradas - de ciclones (em dissipação), na minha opinião, se calhar não fazia muito mal uma explicação mais detalhada das incertezas existentes.

Quantas pessoas estão a ver o radar e as imagens de satélite? A Terceira deve ter tão ou mais pessoas que as restantes ilhas do GC e provavelmente é a ilha em que menos precipitação ocorrerá. Vermelho na mesma.

Pá, nem é preciso grandes coisas. Vídeo de 10 mins no youtube e dá-se um enorme passo na consciencialização da malta.