Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Última edição:
Nessa ilha certas estações tendem a ter valores muito mais elevados que outras a curta distância. E refiro-me ao observatório.

A estação do aeroporto não está mais exposta? Porque é que o vento de norte inflacionou os valores dessa maneira na cidade?

Cabeço Redondo na rede regional está mais a norte e não mostra nada de especial. Outros exemplos -> https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IRIBEI15 & https://www.wunderground.com/dashboard/pws/ICEDRO8

Ficas com uma tarefa para cumprir :D

RmIqyij.png

Que aqui e ali hajam valores mais extremos, acho inevitável.

Mas aí não é algo local, mais recorrente? É o que me parece.
Eles devem ter posto a estação dentro de casa

Vou tomar nota dessas estações e passar na área a verificar como é que estão montadas ☺️

O aeroporto fica um pouco obstruído pelos desníveis da pista, apesar de ficar num local mais elevado.
Os anemómetros da pista é que devem medir bem, mas esses dados não são públicos. Conheço uma observadora do IPMA que trabalha lá, posso perguntar-lhe um dia destes o que marcaram.

Fico contente da minha estação ter sobrevivido a mais um furacão e desta vez com valor sustentado de furacão

A estação do observatório está exposta a todos os quadrantes.
A zona da minha estação está exposta a Oeste/Norte/Leste

O estendal de parede do vizinho foi danificado. O fio com a extremidade de metal está atualmente a balançar ao ritmo do vento.

Numa anterior tempestade, a minha proteção de plástico da luz exterior (no teto, algo escondida) partiu.

Para além dos mais azarados que foram afetados, há muitos pequenos danos que não serão reportados. Muita árvore e estrutura ficou fragilizada para um próximo evento.

Aviso 38:

The center is currently moving through the central Azores where tropical-storm conditions and wind gusts to hurricane-force have been reported. In addition, sustained hurricane-force winds have been reported in the elevated mountainous areas of Terceira and Sao Miguel Islands. The initial intensity is held at 55 kt based mainly on continuity from the previous advisory.

Como anteriormente abordei, visualmente está mais próximo de um SJ mas geralmente é um bocadinho mais pronunciado.

Do pouco que consegui apurar, ainda faltam algumas horas para as próximas observações de satélite. Assim, nunca se saberá.

ZTC3o7D.gif

Demasiadas estações da rede regional estão com problemas.

Mesmo assim, arrisco, se tivesse escrito que foi uma tempestade mais intensa de inverno se calhar poucos discordariam (tendo em conta as observações).

Há muitas particularidades locais no vento. Paralelamente, e como sempre, ficou certamente muita coisa por registar.

Para mim, as observações mais notáveis (esperava mais):

ffFWZqf.png

Os radares das Flores e de S. Miguel estão a ~900 metros de altitude. Serão sempre os locais mais óbvios para colossais registos de vento, mesmo em eventos relativamente distantes.

Última edição:
A Gabrielle é uma tempestade educada, toca à campainha antes de entrar :D

1758879776293.webp

Jaime Seidi é proprietário de um alojamento turístico na Ilha Terceira composto por quatro apartamentos. Em declarações à SIC, revela que tem quatro hóspedes que chegaram na quinta-feira à ilha, no dia em que o ciclone Gabrielle entrou em ação.

Seidi conta que na tarde de ontem passou todas as indicações aos hóspedes para saberem como agir e advertiu-os para possíveis situações de perigo. Uma das medidas que implementou no alojamento turístico foi interditar as áreas comuns onde tem uma piscina e um jacuzzi.

Nos apartamentos que estão vazios, sem hóspedes, Jaime Seidi cortou a corrente elétrica, desligou os eletrodomésticos das tomadas e fechou todas as janelas.

No interior do alojamento arrumou "cadeiras e espreguiçadeiras que pudessem voar com o vento".

O residente da Terceira diz que "esta manhã o vento está pior do que ontem à noite", ao contrário da chuva, que agora são apenas "aguaceiros".

O vento é tão forte que faz coisas um tanto ou quanto inusitadas.

"Estava na cama e acordei em sobressalto porque a campainha de casa está a tocar sozinha. Abri a porta e vi que não estava ninguém. Realmente o vento é um pouco forte e a campainha toca sozinha", contou.

Mas fora de brincadeiras, ainda bem que, e apesar de alguns estragos, a coisa não foi tão grave como se previa.

Última edição: