Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Última edição:
That's an experimental product.

On the latest NHC official warning, 34A, intensity is set at 75 knots.
ASCAT às 11:21 UTC. Ao redor de 50 nós.

1758808504940.webp

ASCAT às 11:21 UTC. Ao redor de 50 nós.

Ver anexo 25510

Satellite inferences tend to have considerable dispersion.

aXkT61m.png

Warning 34. discussion:

Various satellite intensity estimates are now in the 60-77 kt range, and based on these and earlier scatterometer data the initial intensity is held at a possible generous 75 kt.

Extra:
1wrNNPv.png

Última edição:
Satellite inferences tend to have considerable dispersion.

aXkT61m.png

Warning 34. discussion:

Extra:
1wrNNPv.png

Se for vento >50 nós, deve ser numa área muito limitada.

NHC
The satellite presentation of Gabrielle is disheveled this morning. Deep convection has mostly collapsed, and the coldest cloud tops are displaced well to the east of the low-level center by strong westerly shear. Recent ASCAT data show the wind field is asymmetric, with the strongest winds confined to the southern and eastern portions of the circulation.
The strongest winds from the instrument were around 50 kt, but known resolution limitations suggest this is likely not reflective of Gabrielle's peak intensity. Based on this data and a blend of the latest satellite estimates, the initial intensity is lowered to 65 kt.

O mais relevante do aviso 35 é que ontem estava previsto que chegasse ao arquipélago nos 70/75 nós. 65 nós é o limite mínimo de furacão cat 1.

O NHC arredonda a intensidade e a previsão é um processo que requer um raciocínio consistente. Para o melhor ou para o pior.

Tipicamente, quanto menor a intensidade melhor. Contudo, nas transições extra-tropicais (com sting-jet) não são necessárias muitas horas para ocorrer um aumento colossal do vento. Nem uma intensidade relativamente reduzida do CT oferece necessariamente mais proteção.

Pelo ECMWF, em teoria, os ventos começarão a aumentar por volta das 18h locais. Infelizmente, há tempo e distância suficientes.

Centro do CT com base no aviso:

eAy2yFN.png

---

"the NHC track forecast has been nudged southward during the first 24 h"

São Miguel quase a levar em cheio e tudo aberto loooollll

Em vez de 1/3 de S. Miguel ter condições de tempestade de inverno, se calhar é metade. Até à Lagoa do Fogo.

tFsJgzV.png

vs
Ja59Fon.png

'Só isto?' Dirá a malta do GOc.

Última edição:
15:32 UTC, Azor

FIHRhT1.png

Queres ver que no meio de isto tudo o Americano vai ser o único correto? seria o flop do ano

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Por aqui tudo calmo por agora. Nota se o céu a ficar bem mais nublado e escuro mas o vento esse ainda não se sente com intensidade.

Se o furacão enfraquecer e se não for tão gravoso ainda bem para todos nós.

Mas não posso deixar de criticar alguns "meteorologistas" de Facebook que dizem sempre ter razão e que contrariam as recomendações oficiais.

Porque devemos sempre prepararmo-nos para o pior esperando obviamente o melhor.

E preocupa-me que um dia venha borrasca mesmo a sério e ninguém queira saber porque os tudólogos do costume desvalorizaram um aviso oficial de severidade.

Eu confiarei sempre nas previsões oficiais mesmo que depois não se venham a verificar.

Foram essas pessoas que estudaram e que podendo se enganar estarão mais próximas sempre da verdade seja ela qual for em algo tão incerto como é a meteorologia.

Por aqui tudo calmo por agora. Nota se o céu a ficar bem mais nublado e escuro mas o vento esse ainda não se sente com intensidade.

Se o furacão enfraquecer e se não for tão gravoso ainda bem para todos nós.

Mas não posso deixar de criticar alguns "meteorologistas" de Facebook que dizem sempre ter razão e que contrariam as recomendações oficiais.

Porque devemos sempre prepararmo-nos para o pior esperando obviamente o melhor.

E preocupa-me que um dia venha borrasca mesmo a sério e ninguém queira saber porque os tudólogos do costume desvalorizaram um aviso oficial de severidade.

Eu confiarei sempre nas previsões oficiais mesmo que depois não se venham a verificar.

Foram essas pessoas que estudaram e que podendo se enganar estarão mais próximas sempre da verdade seja ela qual for em algo tão incerto como é a meteorologia.
Acho lamentável afirmações de "meteorologista" de Facebook que observei nos últimos dias, coisas como "nos Açores nunca passaram furações". Acho últimos tempos, temos observado a crescente presença de falsos profetas no campo da meteorologia. Esses indivíduos, que muitas vezes disseminam informações erradas, acabam denegrindo o trabalho sério e apaixonado de todos nós que dedicamos tempo à meteorologia.

Como ciclone tropical está a ser literalmente desfeito nesta altura, de forma muito rápida, até circulação na superfície o que por vezes não é assim tão rápido.
Não faço ideia se isso é bom ou pelo contrário, sinal de transição extra-tropical muito rápida.

JwBO0Ih.gif

Sobre as previsões e alertas oficiais, respeitei-nos, estes processos são uma lotaria gigante e Açores na escala modelistica são muito pequenos, o arquipélago costuma estar na fronteira destas coisas entre tropical e extra-tropical, pequenos erros em modelos pode fazer uma diferença enorme no resultado final.
E ao contrário do que acontece noutras zonas do Atlântico na fase ainda tropical, aqui não existem voos contínuos da NOAA ou USAF a recolher dados para alimentar e melhorar os modelos.
Que corra pelo melhor, estou relativamente optimista mas convém estar preparado.