O NHC tem esta trajectória observada para o centro de Gabrielle: passagem sobre o Grupo Central, atravessando a ilha de São Jorge depois de provavelmente ter passado no canal Faial/Pico, e prestes a passar em Angra do Heroísmo.
Ver anexo 25545
Cheguei atrasado, mas mais vale tarde do que nunca. Foi exactamente isso que vinha confirmar na altura. Eram 6:38 quando fui à varanda. O vento estava calmo e conseguia ver o céu estrelado por cima, entretanto, olhando em redor (leste, nordeste, norte) estava escuro como breu. Nisto, 6:47, recomeçou a chover e às 7:00 já estava novamente uma ventania dos diabos, desta feita, de Norte. Contudo, não consegui detalhar na altura porque a luz faltou às 7:05 (voltou pelas 10:30) e fiquei sem sinal das redes móveis até meio da tarde.
Só a malta que não tem bens a perder é que fica fascinada com a passagem de CTs.
Escrevo isto há anos e continuarei a fazê-lo. Não tem piada nenhuma.
Preparação é rainha. Já disse que sou um privilegiado, mas não olho a meios nem a custos para proteger os meus bens. Fico sempre receoso por deixar um dos carros a "dormir na rua", mas não tenho espaço para todos na garagem. O mais "velho" ou com menor valor comercial é que fica sempre fora. De resto, há sempre alguns vizinhos que se desleixam, mas faço a minha parte e ofereço os meus muros altos como guarida para as viaturas de um vizinho. De resto, ao fim da tarde da véspera, já estava tudo preparado, mas ainda são necessárias umas horas valentes e recomendo sempre uma visita a uma casa de ferragens e ferramentas para comprar o material necessário. Algumas dezenas de euros pagam-se a si próprios na hora de apreciar o espectáculo...
Como referi antes, o travel lift está avariado. Valeu-nos a atitude do Porto Comercial que nos ajudou a tirar o nosso barco da água e o abrigou num ninho de contentores nas próprias instalações.
Se ficasse onde estava poderia ter afundado.
Sim, os CTs não têm graça quando causam perdas humanas e materiais. Mas os fenómenos são de facto extraordinários e vale bem a pena seguir e aprender.
E por falar nisso, apareceu no feed do FB um personagem estranhíssimo, que não é meteorologista e faz afirmações perigosas - tem milhares de seguidores. Deixou-me estupefacta, é graças aos avanços da ciência e dos anos e anos de estudo que vocês têm que se consegue efectivamente fazer prevenção. E prevenção serve para evitar danos, salvar vidas.
@Sandie , é exactamente desses personagens que estou a falar. Em tempos, um foi "geólogo", agora é "climatólogo", mas já é "tudólogo". Só me admira é o homem não falar de futebol, até porque já foi jogador da bola... Às tantas, o nicho já está sobrelotado.
P.S. - Sigo com céu limpo e leve brisa marítima, mas muitos relâmpagos por cima do mar. Vai haver festa amanhã?