Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2025

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Apesar de o IPMA ter dito que a rajada máxima registada na sua rede foi de 154km/h na Horta, no resumo diário aparecem 162km/h registados na estação de São Miguel - Pico Santos de Cima. Ou foi lapso, ou descartaram este valor.

PCyYMi8.png
"Foi igualmente neste grupo que se observaram os valores mais altos neste episódio, entre estações situadas a baixa altitude. Com efeito, a estação da Horta/Princípe Alberto do Mónaco, praticamente ao nível do mar, registou 146 km/h (entre 04 e 05 UTC) e 154 km/h (entre 05 e 06 UTC). Também na estação de Santa Bárbara (propriedade da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo) foi observado o elevado valor de 185 km/h (entre 04 e 05 UTC), mas a maior altitude."
 
"Foi igualmente neste grupo que se observaram os valores mais altos neste episódio, entre estações situadas a baixa altitude. Com efeito, a estação da Horta/Princípe Alberto do Mónaco, praticamente ao nível do mar, registou 146 km/h (entre 04 e 05 UTC) e 154 km/h (entre 05 e 06 UTC). Também na estação de Santa Bárbara (propriedade da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo) foi observado o elevado valor de 185 km/h (entre 04 e 05 UTC), mas a maior altitude."

Certo. Mas não referem os 162km/h registados na sua rede. Referem sim o valor de uma estação que não é da rede do IPMA e que não aparece no mapa das estações.

De qualquer modo, não entendo porque é que só consideram rajadas a baixa altitude e/ou em zonas populosas. Podiam deixar uma nota em relação a isso, mas não dizer que a rajada máxima foi de 154km/h quando houve valores superiores. Se assim fosse, muitas estações de Portugal continental não seriam consideradas em eventos e boletins climatológicos.
 
XrzTbxM.png


BV0Uxol.png


Tn4TtY7.png


kXk0STO.png


Prós & contras

The UHR winds are noisier than conventional 25 km winds, but have higher spatial resolution. Near the coastline, the estimated winds can be contaminated by proximity to land, causing the retrieved wind speeds to appear excessively high. Note that UHR winds are not currently rain flagged. Rain generally causes the wind speed to appear higher than it should but it can also cause the wind speed to appear reduced.

ascat2525092621_07L_GABRIELLE_as.png

ascat2525092622_07L_GABRIELLE_ds.png
 
Última edição:
O NHC tem esta trajectória observada para o centro de Gabrielle: passagem sobre o Grupo Central, atravessando a ilha de São Jorge depois de provavelmente ter passado no canal Faial/Pico, e prestes a passar em Angra do Heroísmo.

Ver anexo 25545
Cheguei atrasado, mas mais vale tarde do que nunca. Foi exactamente isso que vinha confirmar na altura. Eram 6:38 quando fui à varanda. O vento estava calmo e conseguia ver o céu estrelado por cima, entretanto, olhando em redor (leste, nordeste, norte) estava escuro como breu. Nisto, 6:47, recomeçou a chover e às 7:00 já estava novamente uma ventania dos diabos, desta feita, de Norte. Contudo, não consegui detalhar na altura porque a luz faltou às 7:05 (voltou pelas 10:30) e fiquei sem sinal das redes móveis até meio da tarde.

Só a malta que não tem bens a perder é que fica fascinada com a passagem de CTs.

Escrevo isto há anos e continuarei a fazê-lo. Não tem piada nenhuma.
Preparação é rainha. Já disse que sou um privilegiado, mas não olho a meios nem a custos para proteger os meus bens. Fico sempre receoso por deixar um dos carros a "dormir na rua", mas não tenho espaço para todos na garagem. O mais "velho" ou com menor valor comercial é que fica sempre fora. De resto, há sempre alguns vizinhos que se desleixam, mas faço a minha parte e ofereço os meus muros altos como guarida para as viaturas de um vizinho. De resto, ao fim da tarde da véspera, já estava tudo preparado, mas ainda são necessárias umas horas valentes e recomendo sempre uma visita a uma casa de ferragens e ferramentas para comprar o material necessário. Algumas dezenas de euros pagam-se a si próprios na hora de apreciar o espectáculo...

Como referi antes, o travel lift está avariado. Valeu-nos a atitude do Porto Comercial que nos ajudou a tirar o nosso barco da água e o abrigou num ninho de contentores nas próprias instalações.

Se ficasse onde estava poderia ter afundado.

Sim, os CTs não têm graça quando causam perdas humanas e materiais. Mas os fenómenos são de facto extraordinários e vale bem a pena seguir e aprender.

E por falar nisso, apareceu no feed do FB um personagem estranhíssimo, que não é meteorologista e faz afirmações perigosas - tem milhares de seguidores. Deixou-me estupefacta, é graças aos avanços da ciência e dos anos e anos de estudo que vocês têm que se consegue efectivamente fazer prevenção. E prevenção serve para evitar danos, salvar vidas.
@Sandie , é exactamente desses personagens que estou a falar. Em tempos, um foi "geólogo", agora é "climatólogo", mas já é "tudólogo". Só me admira é o homem não falar de futebol, até porque já foi jogador da bola... Às tantas, o nicho já está sobrelotado.:intrigante:

P.S. - Sigo com céu limpo e leve brisa marítima, mas muitos relâmpagos por cima do mar. Vai haver festa amanhã?
 
Última edição: