Seguimento - Agosto 2006

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Hoje a mínima foi de 17,5º e agora está 34,5º aqui por Benfica.

As árvores que já estão a entrar no Outono neste mês não me espanta, pois já observo esta mudança desde 1992 para cá; nas minhas idas a Pitões desde 1986 comecei a estranhar que na 1º quinzena de Setembro, as árvores já quase não tinham folhas (castanheiros e carvalhos) como se estivessem em pleno Inverno (desde a década de 90), até costumava conversar com os velhos da aldeia que me perguntavam o que se passava com o clima. Grandes mudanças irreversíveis se aproximavam dizia-lhes eu.
Pelos vistos não me enganei; e tenho essas fotos em slides. Às vezes o Outono lá durava uma semana, em termos de queda de folha, com uma chuvinha e ventania as folhas marchavam todas e já não tinha copas para fotografar :sad:
Mas não preciso agora de citar o Gerês; nos últimos anos passa-se o mesmo na Serra de Sintra, em Outubro já não há folhas.
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Uma notícia de um estudo sobre mudanças nas estações do ano na Europa. Este estudo indica que, nos últimos 30 anos, a tendência é para Primavera chegar cada vez mais cedo e o Outono um pouco mais tarde.

http://www.dnoticias.pt/Default.aspx?file_id=dn01010216250806&id_user=

Claro que um estudo deste tinha que sair logo este ano em que se verifica o contrario. Dá sempre jeito ter uns estudos destes dentro da gaveta para poder contrapor com o que o comum mortal vê.

A neve que caiu em final de Janeiro tb teve a ver com o aquecimento, a Primavera chega mais cedo e o Outono mais tarde. Existem certas pessoas com uma memória muito curta. A temperatura do dia-a-dia fala por si, não precisamos de estudos de conveniencia para nos abrir os olhos, infelizmente o clima fará esse serviço.

Quem não se lembra do famoso estudo do aquecimento que tb saiu logo após a queda de neve em practicamente todo o País. As pessoas por vezes deviam pensar um pouco pela cabeça delas, em vez de ir atrás de estudos.

Alguem aqui se lembra de aparecerem furacões ou TS na zona das Ilhas? Só tomei conhecimento que isso era possivel o ano passado. O GFS insiste em colocar um bicho enorme, ou isto não deveria ser alvo de estudo sério?
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Hoje a mínima foi de 17,5º e agora está 34,5º aqui por Benfica.

As árvores que já estão a entrar no Outono neste mês não me espanta, pois já observo esta mudança desde 1992 para cá; nas minhas idas a Pitões desde 1986 comecei a estranhar que na 1º quinzena de Setembro, as árvores já quase não tinham folhas (castanheiros e carvalhos) como se estivessem em pleno Inverno (desde a década de 90), até costumava conversar com os velhos da aldeia que me perguntavam o que se passava com o clima. Grandes mudanças irreversíveis se aproximavam dizia-lhes eu.
Pelos vistos não me enganei; e tenho essas fotos em slides. Às vezes o Outono lá durava uma semana, em termos de queda de folha, com uma chuvinha e ventania as folhas marchavam todas e já não tinha copas para fotografar :sad:
Mas não preciso agora de citar o Gerês; nos últimos anos passa-se o mesmo na Serra de Sintra, em Outubro já não há folhas.


Então o porque deste estudo, e nesta altura? Estamos todos a ficar malucos ou querem só atirar-nos areia pros olhos:angry:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Ora, ora ... quanto menos a população souber e quanto mais esta estiver confusa melhor ;) Assim, interrogam-se menos e atribuem outra vez as culpas à poluição blá blá ... esses "estudos contraditórios" servem para entreter as massas e para pensarem que volta tudo ao mesmo. Coitados, ainda não perceberam os ciclos cósmicos; pensam que vivem numa redoma de vidro em que tudo está controlado (pelo Homem? ihihih) e tudo se há-de compor. Ahh, quanto enganados estão .... não esperam pela demora, Daqui a dez anos o que se está a passar agora será uma migalha.
Este ano poderá repetir-se o que se passou em 2005 em termos de trajectórias de tempestades tropicais em evolução nas ilhas - Açores, Madeira e Canárias.
Deixai o tempo passar e logo vereis.:lmao:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Ora, ora ... quanto menos a população souber e quanto mais esta estiver confusa melhor ;) Assim, interrogam-se menos e atribuem outra vez as culpas à poluição blá blá ... esses "estudos contraditórios" servem para entreter as massas e para pensarem que volta tudo ao mesmo. Coitados, ainda não perceberam os ciclos cósmicos; pensam que vivem numa redoma de vidro em que tudo está controlado (pelo Homem? ihihih) e tudo se há-de compor. Ahh, quanto enganados estão .... não esperam pela demora, Daqui a dez anos o que se está a passar agora será uma migalha.
Este ano poderá repetir-se o que se passou em 2005 em termos de trajectórias de tempestades tropicais em evolução nas ilhas - Açores, Madeira e Canárias.
Deixai o tempo passar e logo vereis.:lmao:


:surprise:

Não é montagem não......isto vai ser lindo, e a culpa é do aquecimento :thumbsup: . Pessoalmente já estou a tomar peuqenas medidas e decisões na minha vida para enfrentar as alterações.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Não acho que o Outono esteja já a começar, apenas acho que algumas arvores tenham reagido a descida de temperatura de Julho para Agosto, mas a maioria das árvores mantêm a folha verde.
Lembro-me de ver algo semelhante no final de Agosto de 2003. Nesse mês a segunda quinzena também foi bem mais fresca que a primeira.
Por aqui, tenho reparado que a maioria das arvores apresentam a folha castanha em Outubro ou Novembro.

Estas fotos são de Novembro de 2005 na Sanábria.

s500x500


s500x500


s500x500


s500x500
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Re: Seguimento [Agosto 2006]

O que será que vai acontecer se este centro se mover para norte?
E os barcos "clandestinos" que estão a atravessar o Atlântico em direcção às Canárias? Já para não falar dos habitantes locais nada habituados a tempestades destas naquele lugar e o dito turismo insular? Para ter uma bela tempestade também temos de aguentar com os custos! Um dilema à medida ...
será que os trolhas vão dizer alguma coisa de jeito? Teremos que consultar as notícias internacionais como sempre.:)

GOES114520062380RJmDA.jpg
 

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Boas a todos, estive novamente sem internet durante uns dias o que me impediu de vir aqui ao fórum :mad:

No último Domingo tive uma mínima bastante interessante, de apenas 11.7ºC. De referir que já não registava uma temperatura tão baixa desde 25 de Maio. Desde 2004 apenas tinha registado um dia de Junho, Julho ou Agosto com uma mínima tão baixa (11.5ºC no dia 9 de Julho de 2004).

São dados interessantes, parece que definitivamente algo está a mudar. :cold:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Em Melgaço a mínima esta noite foi de 14.4ºC. A Máxima não deverá ultrapassar os 26.4ºC que é a temperatura actual
Céu nublado com pequenas abertas
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Eu tive mínima de 11,9ºC (contra 10,1ºC da estação). Neste momento 26,8ºC e já não deverá passar muito disto.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Eu tive uma minima de 15,6 e uma maxima de 24,7º que é a temperatura actual. Devemos ficar por aqui.

Estes valores são um pouco baixos para a epoca do ano, mas os homens das medias desde 61 lá devem saber melhor do que eu. ;)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Eu tive uma minima de 15,6 e uma maxima de 24,7º que é a temperatura actual. Devemos ficar por aqui.

Estes valores são um pouco baixos para a epoca do ano, mas os homens das medias desde 61 lá devem saber melhor do que eu. ;)

Mas não te esqueças que a 1º metade de Agosto esteve também bastante acima da média, principalmente no litoral.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Mas não te esqueças que a 1º metade de Agosto esteve também bastante acima da média, principalmente no litoral.

Estive 1 semana fora do País por isso não ter a noção do inicio de Agosto, mas de qualquer forma o tempo aqui no Litoral Norte está muito fresquito.:D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Hoje, mínima de 10,6ºC e máxima de 28,9ºC (10,1ºC / 29,4ºC na estação).
20,3ºC neste momento.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Dia ligeiramente mais quente que ontem, tive máxima de 27,6ºC e mínima de 14,3ºC. Neste momento estou com 24,3ºC.