Seguimento - Agosto 2006



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Re: Seguimento [Agosto 2006]

agora em Setúbal 20,9ºC ,1009hpa e 81%HR:thumbsup: agora até deu gosto ver os telejornais das 20h a abrirem todos com a mesma notiçia o alerta de mau tempo para Portugal:cool:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Hoje a máxima na estação meteorológica foi de apenas 16,4ºC. Agora 14,2ºC aqui em casa e neste momento não chove.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Re: Seguimento [Agosto 2006]

mas que desilusão este tempo por aqui contava eu com uns 10mm de chuva em Setúbal nem 1mm meus amigos:angry: e a madrugada promete promete promete ser calma!!:lmao: agora tenho 19,4ºC,1008hpa e 88%HR
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,514
Local
Bragança (675m)
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Por aqui, desde 2003 que não havia um dia de Agosto com temperatura máxima tão baixa como a de ontem.

28 de Agosto de 2003: 06,9ºC / 16,4ºC

16 de Agosto de 2006: 11,8ºC / 16,4ºC

(Valores da estação meteorológica)

Hoje a mínima, aqui em casa, ficou em 11,9ºC.
Neste momento 16,1ºC com algum sol.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Por aqui, desde 2003 que não havia um dia de Agosto com temperatura máxima tão baixa como a de ontem.

28 de Agosto de 2003: 06,9ºC / 16,4ºC

16 de Agosto de 2006: 11,8ºC / 16,4ºC

(Valores da estação meteorológica)

Hoje a mínima, aqui em casa, ficou em 11,9ºC.
Neste momento 16,1ºC com algum sol.

Se fosse Inverno nevava forte e feio....interessante como as máximas desceram aqui no porto em apenas 54h 13ºC e não deve de ter sido só no Porto:shocking:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Por aqui, desde 2003 que não havia um dia de Agosto com temperatura máxima tão baixa como a de ontem.

28 de Agosto de 2003: 06,9ºC / 16,4ºC

16 de Agosto de 2006: 11,8ºC / 16,4ºC

(Valores da estação meteorológica)

Hoje a mínima, aqui em casa, ficou em 11,9ºC.
Neste momento 16,1ºC com algum sol.

Se fosse Inverno nevava forte e feio DAN:thumbsup: ....interessante como as máximas desceram aqui no porto em apenas 54h 13ºC e não deve de ter sido só no Porto:shocking:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Se fosse Inverno nevava forte e feio DAN:thumbsup: ....interessante como as máximas desceram aqui no porto em apenas 54h 13ºC e não deve de ter sido só no Porto:shocking:

Nunca pensei que as máximas fossem até valores tão baixos...MAs sabem bem, antes do braseiro que se advinha para a semana...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Nunca pensei que as máximas fossem até valores tão baixos...MAs sabem bem, antes do braseiro que se advinha para a semana...

Será que irá fazer mesmo um brazeiro? É que o GFS está com uns menbros quentes a vir até aos +5, e com uma dispersão grande. O que, do meu ponto de vista, não garante que vá existir calor durante a próxima semana. Pessoalmente, acho que o calor que possa fazer será no máximo o normal da média dos ultimos 30 anos, nada de especialmente alto portanto.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Será que irá fazer mesmo um brazeiro? É que o GFS está com uns menbros quentes a vir até aos +5, e com uma dispersão grande. O que, do meu ponto de vista, não garante que vá existir calor durante a próxima semana. Pessoalmente, acho que o calor que possa fazer será no máximo o normal da média dos ultimos 30 anos, nada de especialmente alto portanto.


Também acho que não será uma onda tórrida mas antes uma sensação de calor inicial, visto que estas oscilações de quente para frio e depois de frio para quente provocam uma sensação de calor muito maior do que se não tivesse arrefecido desta forma.
Concordo com o IM ( raro) em que é normal ocorrer precipitação e alguma oscialção na temperatura, contudo foi a forma como ocorreu, i.e. a descida abrupta da depressão originária do Sul da Islândia a quase na vertivcal do mapa, vinda na direcção da península, i.e. uma situação clássica de Inverno em fevereiro e não como aconteceu neste momento do mano;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Também acho que não será uma onda tórrida mas antes uma sensação de calor inicial, visto que estas oscilações de quente para frio e depois de frio para quente provocam uma sensação de calor muito maior do que se não tivesse arrefecido desta forma.
Concordo com o IM ( raro) em que é normal ocorrer precipitação e alguma oscialção na temperatura, contudo foi a forma como ocorreu, i.e. a descida abrupta da depressão originária do Sul da Islândia a quase na vertivcal do mapa, vinda na direcção da península, i.e. uma situação clássica de Inverno em fevereiro e não como aconteceu neste momento do mano;)


Anda perdida a depressão ;) ;) Não sera apenas variabilidade climatica???
Por acaso não tenho as storm tracks no Verão...seria interessante de se estudar também...talvez para uma proxima bolsa :D :D
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Será que irá fazer mesmo um brazeiro? É que o GFS está com uns menbros quentes a vir até aos +5, e com uma dispersão grande. O que, do meu ponto de vista, não garante que vá existir calor durante a próxima semana. Pessoalmente, acho que o calor que possa fazer será no máximo o normal da média dos ultimos 30 anos, nada de especialmente alto portanto.

Com mais de 30ºC a minha casa ja fica um brazeiro:) Por isso...

hehehe ;) ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Anda perdida a depressão ;) ;) Não sera apenas variabilidade climatica???
Por acaso não tenho as storm tracks no Verão...seria interessante de se estudar também...talvez para uma proxima bolsa :D :D

Não é só variabilidade climática, mas alguma alteração de padrão talvez:huh: :rolleyes:

Vou ver se consigo arranjar as storm tracks
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Por Braga estamos numa situação típicamente pós-frontal, com a subida paulatina das temperaturas e com períodos de aguaceiros dispersos e de curta duração.
Temperatura actual em minha casa 18.8ºC e 1004hPA.
Pela primeira vez em muitos meses o meu barometro, ontem, baixou dos 1000hPA.

As imagens satelite indicam que uma banda nubosa associada a depresão centrada a sul da Gra-Bretanha está prestes a penetrar na PI por isso vamos ter esta noite e amanhã de manhã a continuação deste tempo de aguaceiros