Seguimento - Agosto 2006

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

A area de cabo verde é a area de onde "partem" as "Tropical waves" que podem ou não levar a formação de furações...Daí ser normal aparecer como area potencial geradora (ou estou a interpretar mal o mapa??)

Aqui fica o texto :



fonte : http://www.hurricanetrack.com/formation.html



Sim as ondas de leste formam-se exactamente nessa área e são em 99% dos casos as percurssoras dos furacões ou tempestadas tropicais.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Hoje 15.9ºC/22.1ºC, chuva é que nem vê-la... :rolleyes:

Já agora, vi noutro fórum um tipo que disse que tinha ouvido na rádio que tinha nevado na Serra da Estrela, alguém sabe de alguma coisa? :huh:

Isso foi antes de ontem não?
Eu ouvi na Rádio Comercial que um ouvinte tinha enviado um e-mail a dizer que estava a nevar na Serra da Estrela. Mas depois fui ver o freezing level que estava acima dos 2500metros o que me parece impossível que tenha nevado. Só pode ter sido quanto muito água-neve
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Sim as ondas de leste formam-se exactamente nessa área e são em 99% dos casos as percurssoras dos furacões ou tempestadas tropicais.


Yup Minho é isso mesmo é normal!:thumbsup:
E anomalia está a crescer, agora se houvesse uma passagem entre o Ant. das Bahamas e o Açores era excelente, já no ano passado algumas ondas tropicais passaram em Cabo Verde e provocaram inundações e infelizmente com vitimas.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Isso foi antes de ontem não?
Eu ouvi na Rádio Comercial que um ouvinte tinha enviado um e-mail a dizer que estava a nevar na Serra da Estrela. Mas depois fui ver o freezing level que estava acima dos 2500metros o que me parece impossível que tenha nevado. Só pode ter sido quanto muito água-neve


De maneira alguma, muito bem provável com temp. de 3 positivos pode ocorrer queda de neve mas quando chega ao solo derrete-se logo, pelo que estar no frezing level a 2500 não é o mesmo da cota de neve, além disso não se esqueçam que um célula só pode fazer descer mais a temperatura à sua passagem e depende do ar frio em Altitude.

No Wetter23 apontavam uma cota de 2200m, por isso com as condicionantes acima referidas podem bem ter nevado, mas foi só a ver cair e não a ver qq neve no solo.

Já vi a nevar no Marão por diversas vezes com 5, 6 e 7ºC mas claro que derretia mal tocava no solo e era outra altura do ano.;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

De maneira alguma, muito bem provável com temp. de 3 positivos pode ocorrer queda de neve mas quando chega ao solo derrete-se logo, pelo que estar no frezing level a 2500 não é o mesmo da cota de neve, além disso não se esqueçam que um célula só pode fazer descer mais a temperatura à sua passagem e depende do ar frio em Altitude.

No Wetter23 apontavam uma cota de 2200m, por isso com as condicionantes acima referidas podem bem ter nevado, mas foi só a ver cair e não a ver qq neve no solo.

Já vi a nevar no Marão por diversas vezes com 5, 6 e 7ºC mas claro que derretia mal tocava no solo e era outra altura do ano.;)

Bom, isso então era uma completa anormalidade. Qual foi a última vez que nevou na Serra da Estrela entre 1 e 18 de Agosto?? A ser verdade espero que o IM incluia o facto no relatório mensal...
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Bom, isso então era uma completa anormalidade. Qual foi a última vez que nevou na Serra da Estrela entre 1 e 18 de Agosto?? A ser verdade espero que o IM incluia o facto no relatório mensal...

O IM só tem observador(se nao tiver de ferias :rolleyes: ) nas penhas douradas...No alto da torre nem sei se existe alguma estação automatica ou nao...Ou melhor..é capaz de haver, mas não do IM...

Por isso para estar no relatório mensal...capaz de ser complicado...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Bem estou a ver a N do Porto uma boa célula e vai chover a pootes daqui a pouco!:D
Uma nuvem que costumo ver no Outono/Inverno depoi irei ver a temperatura das Nuvens para confirmar uma questão;)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

O IM só tem observador(se nao tiver de ferias :rolleyes: ) nas penhas douradas...No alto da torre nem sei se existe alguma estação automatica ou nao...Ou melhor..é capaz de haver, mas não do IM...

Por isso para estar no relatório mensal...capaz de ser complicado...

Nem o acesso à gama todos de espectros do Meteosat que têm conseguem detectar se houve ou não queda de neve?
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

O IM só tem observador(se nao tiver de ferias :rolleyes: ) nas penhas douradas...No alto da torre nem sei se existe alguma estação automatica ou nao...Ou melhor..é capaz de haver, mas não do IM...

Por isso para estar no relatório mensal...capaz de ser complicado...

Lol!:lmao: :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Já repararam que o forum está a passar-se outra vez?? Não consigo ver o último post no " Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]"...

Fil!! Faz backups plz antes que vá tudo à vida! :lol: :lol: :lol:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Alguem se recorda da ultima vez que terá nevado na serra da estrela em Agosto? Pessoalmente, não me recordo de tal acontecimento. Aqui na minha zona tem caído bastante água, e temperaruras na casa dos 17º agora. Relembro que estamos a 18 de Agosto e não a 18 de Novembro.:D
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Alguem se recorda da ultima vez que terá nevado na serra da estrela em Agosto? Pessoalmente, não me recordo de tal acontecimento. Aqui na minha zona tem caído bastante água, e temperaruras na casa dos 17º agora. Relembro que estamos a 18 de Agosto e não a 18 de Novembro.:D

Eu não me recordo! Não é que seja precisamente uma pessoa com muitos anos :D
A ser verdade, esta situação no inverno, lá para meados de Janeiro, tinha sido uma autêntica BOMBA! Pelo menos aqui no Norte...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Eu não me recordo! Não é que seja precisamente uma pessoa com muitos anos :D
A ser verdade, esta situação no inverno, lá para meados de Janeiro, tinha sido uma autêntica BOMBA! Pelo menos aqui no Norte...

Pois mas lembrem-se que não havia fóruns, nem muita informação além do IM (e já sabemos como são:D ) e,até à bem pouco, tempo 10 anos que não é nada em clima.
por isso provavelmente pode ter ocorrido mas não existe observação passada.

Recordo-me que numa volta a Portugal em bicicleta ao chegarem à Torre estam 3ºC mas só nevoeiro, se tivesse ocorrido precipitação por cert que veríamos, também depende do sistema pq este que está acabar de passar mergulhou directamente para Sul a partir da Islândia:rolleyes:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Outra coisa que reparei mas ainda não tive tempo de verificar todos os anos, a ISO -10ºC na Gronelandia apareceu muito mais cedo que o normal.. Certo? Tenho ideia que só costuma formar-se depois dos 20 e picos de Agosto......
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Re: Seguimento [Agosto 2006]

Outra coisa que reparei mas ainda não tive tempo de verificar todos os anos, a ISO -10ºC na Gronelandia apareceu muito mais cedo que o normal.. Certo? Tenho ideia que só costuma formar-se depois dos 20 e picos de Agosto......

O GFS já coloca a -35 a 500hpa pro fim do mês, parece que se prepara algo de bom para os persiguidores de neve no nosso país :cold: