Seguimento América Central, Sul e Caraíbas - 2015



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
As Caraíbas estão a atravessar a pior seca dos últimos cinco anos. Desde Porto Rico, a Cuba ou a Santa Lúcia, os campos agrícolas estão a secar, os reservatórios de água estão quase vazios e o gado está a morrer. As previsões meteorológicas apontam para um cenário ainda mais pessimista para os próximos meses.

Graças ao El Niño, a corrente de calor do Pacífico tropical que afecta a meteorologia global, as previsões indicam que a temporada dos furacões, que começa em Junho, vai ser mais calma que o normal, com períodos de chuva mais curtos que o normal. Tal significa que haverá menos água disponível para repor os níveis nos reservatórios de água.

Porto Rico é a ilha das Caraíbas mais afectada pela seca, que já atingiu mais de 1,5 milhões de pessoas, de acordo com o Centro Nacional de Mitigação da Seca dos Estados Unidos. Milhares de pessoas estão a receber água apenas de três em três dias, devido ao racionamento do recurso imposto pelo Governo de Porto Rico, escreve o Guardian.

http://greensavers.sapo.pt/2015/08/02/caraibas-atravessam-a-pior-seca-dos-ultimos-cinco-anos/
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
Patagónia ontem. Grande discrepância na paisagem:

http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Patagonia

Jl4w87m.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Um dos desertos mais áridos do mundo está coberto de flores




ng5028765.jpg


Um El Niño forte pode ser o responsável pela mudança

O deserto de Atacama, no Chile, é conhecido como um locais mais secos à face da Terra, mas este ano está coberto de flores. Há 18 anos que não se assistia a uma transformação tão impressionante, devido a alguns dias de chuva abundante

Um El Niño forte é o responsável pela mudança, já que em março passado a região registou 240 mm de chuva num dia - o mesmo que a média de 14 anos em apenas um dia. A chuva causou mesmo cheias no rio Copiapo, que normalmente é apenas um nome, já que na maior parte do tempo está seco.

"Isto só ocorre quando o fenómeno El Niño altera o padrão das chuvas", explica Carina Martínez, investigadora do Instituto de Investigaciones Agropecuarias do Chile, citada pela BBC. A ausência de gelo também favoreceu a floração das malvas, que dão a cor que se vê nas imagens recolhidas nos últimos dias.

http://www.dn.pt/sociedade/interior...-do-mundo-esta-coberto-de-flores-4862519.html
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
80 graus sul, para lá do fim do mundo

Excelente reportagem da TVI, sobre o percurso de dois portugues, na maratona da Antártida

http://tviplayer.iol.pt/programa/reporter-tvi/53c6b3483004dc006243bd77/episodio/t2e45

João Bandeira e Miguel Raposo, ambos de 47 anos, vão ser os primeiros portugueses a participar na Maratona da Antártida, na 11.ª edição da prova, a 19 de novembro.

"Sinto-me preparado, há sempre aquela ansiedade porque é algo que nunca fizemos. Obviamente que houve uma preparação mais cuidada, mas há sempre surpresas", advertiu Miguel Raposo, que aceitou o "desafio motivante" lançado por João Bandeira.

Depois de voarem desde Punta Arenas, no Chile, até à Antártida, os 52 participantes de 19 nacionalidades na corrida vão enfrentar 42,195 quilómetros, sob temperaturas abaixo dos 15 graus negativos e ventos entre os 20 e 45 km/hora, com várias camadas de roupa e sapatilhas de 'trail' com pítons.

http://www.record.xl.pt/modalidades...artida-vai-contar-com-portugueses-986729.html
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Thomar