Seguimento América do Norte - 2007

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Ainda ontem li um comentário no famoso portugaldiario, de uma pessoa a dizer que o excesso de neve e frio tb era causa directa do aquecimento e do CO2, não se esqueçem (como ele diz) que o aquecimento global não se vê só pelo calor, mas tb pelo frio.

Senhor, daí intelegência a esta gente :pray: :pray: :pray:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Digam lá se uma tempestade destas em Portugal não era bem vinda?... :D

[MEDIA]http://www.youtube.com/watch?v=3L4BrZDwt7k[/MEDIA]





 
Editado por um moderador:

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Big Storm from Coast to Coast
Tuesday, February 20, 2007

The storm system that will push southward from the Pacific Northwest into Northern California from Tuesday afternoon through Tuesday night will quickly be followed by another storm system, and this second storm is likely to be a major storm system from coast to coast over the next several days.

sat22007.jpg


sunstorm22007.jpg


http://wwwa.accuweather.com/news-blogs.asp?blog=yeager&date=2007-02-20_17:40&month=2
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
O General Inverno foi brutal na sua chegada....


clrtanom1ux9.gif
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Experimental Day 4-8 Severe Thunderstorm Outlook Issued on Feb 26, 2007
Updated: Mon Feb 26 09:55:02 UTC 2007

day48prob.gif


DAY 4-8 CONVECTIVE OUTLOOK
NWS STORM PREDICTION CENTER NORMAN OK
0350 AM CST MON FEB 26 2007

VALID 011200Z - 061200Z

...DISCUSSION...
MRF...EURO AND GFS ALL IN VERY GOOD AGREEMENT OF BROAD TROUGH
LOCATED OVER THE CENTRAL PORTIONS OF THE COUNTRY THU...SHIFTING EWD
INTO THE MS RIVER VALLEY REGION BY FRI...WHILE AN INTENSE SHORTWAVE
TROUGH/JET MAX EJECT RAPIDLY NEWD FROM AR/MO INTO THE UPPER OH
VALLEY. THIS RESULTS IN A COLD FRONT ACCELERATING EWD FROM THE MS
RIVER VALLEY ON THU TO THE SRN AND MID ATLANTIC STATES BY FRIDAY
MORNING.

MODELS SUGGEST RELATIVELY WARM/MOIST BOUNDARY LAYER WILL SPREAD
FURTHER NWD THAN WITH PREVIOUS SYSTEM. HIGHEST THREAT OF SEVERE
STORMS WILL BE IN THE TN/LOWER OH VALLEY REGION EWD INTO THE
CAROLINAS WHERE THE BEST COMBINATION OF FORCING...INSTABILITY AND
SHEAR IS EXPECTED. ISOLATED SEVERE STORMS ARE ALSO POSSIBLE ACROSS
THE MID ATLANTIC STATES FRI MORNING.

AFTER SEVERE THREAT ENDS FRIDAY MORNING...FORECAST LONGWAVE PATTERN
OF TROUGH IN THE EAST AND RIDGE IN THE WEST SHOULD INHIBIT A SEVERE
WEATHER THREAT THROUGH THE REMAINDER OF THE PERIOD.

..IMY.. 02/26/2007
 

Dan

Staff
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
9,745
Local
Bragança (675m)

Esse tipo de condições também acontece por cá. No dia 18 de Fevereiro de 2003 começou a chover logo pelas 8 da manhã uma temperatura de -3ºC. Esteve a chover durante várias horas e só lá para o fim da tarde é que a chuva passou a neve. A máxima nesse dia foi de -1,5ºC. Foi um dia bastante complicado com vários acidentes, por muito pouco, eu também não bati com carro.

Público, 19 de Fevereiro de 2003
MAU TEMPO EM VILA REAL E BRAGANÇA
Gelo provocou vários despistes e cortou o IP4 num troço de 40 quilómetros

Durante o dia, a neve ameaçou, mas foi o gelo que acabou por surpreender os transmontanos que se aventuraram nas estradas da região. No 1P4, entre as 8h00 e as 9h00, sucederam-se quatro despistes no mesmo local, na zona de Quintela de Lampaças, a 20 quilómetros de Bragança. "Às sete da manhã a estrada estava seca. Entretanto, começou a chuviscar com neve à mistura e de imediato se formou uma camada de gelo que cobriu a via ", contou um agente da Brigada de Trânsito (BT).
Em Vila Real, as autoridades também optaram pelo corte de diversas estradas devido ao gelo. Ao cair da noite, a neve cobriu as estradas e dificultou mais ainda a circulação automóvel. Pelas 20h00, o IP4 ficava de novo cortado ao trânsito.
Perante um cenário com inúmeros despistes e algumas ambulâncias do Hospital de Macedo de Cavaleiros que transportavam doentes para outros hospitais a fazerem inversão de marcha e a não arriscar uma viagem no 1P4, a BT decidiu cortar o trânsito neste itinerário num troço de 40 quilómetros, entre Bragança o Romeu (Mirandela), enquanto as viaturas de Instituto de Conservação Rodoviária (ICER) espalhavam sal na via. Nos acessos ao 1P4 em Bragança, carros da BT cortavam a passagem e os agentes encaminhavam os automobilistas para estradas alternativas. A circulação foi retomada a meio da manhã, mas com alguns condicionalismos e só no inicio da tarde o ICER garantia a segurança da via. Na zona do Marão, o cenário era semelhante. "À medida que a chuva caía, ia-se transformando em gelo", conta uma automobilista. "Não havia neve, mas a serra estava pintada de branco devido ao gelo", acrescenta.
A tarde, por volta das 16h00, a BT entendeu cortar o trânsito na zona do Alto de Espinho, também devido ao gelo: "As condições atmosféricas são de tal forma adversas que entendemos cortar a circulação até a viatura do ICER espalhar sal na via", explicou uma agente da BT ao PÚBLICO. Um corte que durou pouco mais de uma hora.
No IP4, a palavra de ordem era prevenção e nesse sentido várias viaturas da BT,:GNR, Protecção Civil e ICER permaneceram em circulação na via recomendando cuidado aos condutores, na velocidade e nas distâncias de segurança em relação a outros veículos.
Além do IP4, muitas outras vias estiveram cortadas ao trânsito, tais como a Estrada Nacional n.º 311, entre Lavra e Salto, e a EN 312, entre Lavra e o Campo, concelho de Montalegre. Com trânsito condicionado estiveram muitas estradas municipais, mas também algumas nacionais, como a 206, entre Vila Pouca de Aguiar e Carrazedo de Montenegro, na zona da serra da Padrela, e ainda a 212, entre Vila Pouca de Aguiar e Jales. No distrito de Bragança, a circulação foi difícil na EN 103, entre Bragança e Vinhais, e na EN 206, na zona da serra da Nogueira.
Em Vila Real, o cenário era semelhante. O corte, ainda que temporário na maior parte dos casos, aconteceu na Estrada Nacional n.o 103 e na Estrada Municipal n.o 314 (nos concelhos de Chaves e Valpaços). o condicionamento da circulação em cima: de gelo fez-se nas vias dos concelhos de Montalegre, Boticas e Vila Pouca de Aguiar. Na Estrada Nacional n.o 311, entre Lavra e Salto, o despiste de um camião — cisterna que transportava leite cortou o trânsito e provocou ferimentos no condutor.
Durante todo o dia de ontem a região esteve debaixo de temperaturas negativas, os termómetros não ultrapassaram os zero graus, de quando em quando foi caindo alguma precipitação, uma vezes chuviscos, outras neve, que se iam transformando em gelo ao contacto com viaturas. Os vidros dos carros congelavam em minutos e nas extremidades dos veículos eram bem visíveis algumas estalagmites que se formavam à medida que a humidade ia caindo, um cenário pouco habitual, mesmo nas terras frias transmontanas.

Situação piorou ao fim da tarde

Ao fim da tarde, a circulação nas estradas complicou-se. Na estrada das Três Marras, concelho de Vimioso, depois de vários despistes a GNR encerrou a via. No concelho de Miranda, em Constantim, "mais de 20 carros que se dirigiam para Bragança tiveram de virar para trás porque o piso ficou completamente vidrado", conta um automobilista. No IP4, na zona de Vale Nogueira, por voltadas 18h00; um choque em cadeia envolveu quatro viaturas e o trânsito ficou condicionado. Na EN 115, via paralela ao IP5, perto da localidade de Rebordainhos, um autocarro acabou por ficar atravessado na via. O comandante da BT de Bragança admitia, ao final da tarde, "encerrar algumas vias e alguns troços do IP4" devido às adversidades climatéricas. Em Vila Real, pelas 20h00, o IP4 ficava novamente encerrado ao trânsito na zona do Alto de Espinho (serra do Marão), devido à intensa queda de neve. A hora de fecho desta edição, a neve ainda caía na região e o trânsito em marcha lenta.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Dust Storm over Northern Texas

High winds wreaked havoc across northern Texas on February 24, 2007.
According to Dallas Morning News and Houston Chronicle, downed power lines
left some 37,000 homes and businesses without electricity while gusts up to 100 kilometers
(60 miles) per hour fueled grass fires and kicked up dust.

http://eobadmin.gsfc.nasa.gov/Newsroom/NewImages/images.php3?img_id=17566

texas_amo_2007055.jpg


Como dizia alguém, tempestades do Sahara na Antártida, neste caso no Texas.
Foi um fim de semana em cheio (24 e 25 de Fevereiro): encontro no Caramulo, granizo no Uganda,
tempestade de areia no Texas e valentes sismos no Mar da Gronelândia/ Golfo da Califórnia.
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
pic170335.jpg


Parece que esta semana que se aproxima vai ser forte....I wonder why!:rolleyes:

De 5ªfeira para a frente vai aquecer (ou arrefecer) até dia 9 Março. Estejam a postos!!!