Paraguai: um milhão de hectares de floresta ardida
Os incêndios das últimas quatro semanas no Paraguai causaram já 40 mil sinistrados, estando sexta-feira 170 fogos activos no Noroeste, tendo ardido mais de um milhão de hectares de floresta, revelou a Secretaria de Emergência Nacional.
O governo brasileiro enviou quatro aviões cisterna, desde o início de Setembro, que se juntaram aos helicópteros da Força Aérea paraguaia para o combate às chamas dos incêndios florestais que lavram o país. A Venezuela disponibilizou dois helicópteros militares e ajuda monetária no valor de mais de um milhão de dólares, que entregou à Secretaria de Emergência Nacional.
A União Europeia por seu lado anunciou, em Assunção, que o organismo entregará ao governo do Paraguai ajuda no valor de um milhão e meio de dólares para apoio às comunidades indígenas e agricultores, que ficaram com os seus bens reduzidos a cinzas. A ajuda europeia será canalizada através do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e consistirá na distribuição de alimentos, materiais para a construção de alojamentos temporários, assistência médica e o restabelecimento de água potável.
A «grande dimensão dos incêndios no Paraguai» levou o presidente, Nicanor Duarte, a declarar a 12 de Setembro, o estado de emergência nacional, com a duração inicial de 60 dias. Os incêndios foram motivados, em grande parte, por agricultores que fazem queimadas, com o objectivo de limpar e fertilizar os seus terrenos, e já levaram as autoridades locais a deter mais de dez pessoas.
Fonte:
PortugalDiário