Seguimento Ásia - 2007

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Crise humanitária pode piorar

A crise humanitária pode agravar-se no Sul da Ásia, avisaram as Nações Unidas e as principais agências humanitárias no terreno, que por isso estão a apelar para que sejam aumentados os recursos e a atenção sobre as necessidades de milhões de pessoas que precisam de auxílio, depois das inundações que devastaram muitas regiões durante o Verão.
Nas últimas semanas, uma nova onda de inundações submergiu uma vez mais vastas áreas que recomeçavam a recuperar das primeiras cheias, desalojando mais 100 mil pessoas no Bangladesh e obrigando milhões a sair de suas casas na Índia, segundo um relatório conjunto da agência das Nações Unidas para a coordenação de casos humanitários e das organizações não-governamentais CARE, World Vision, Save the Children, Oxfam and Mercy Corps.
“No total, as inundações que afectaram de forma devastadora a Índia, o Nepal, o Bangladesh e o Paquistão mataram até agora mais de quatro mil pessoas, e perturbaram a vida de mais de outras 66 milhões – um número maior a população de França”, explicaram.

Fonte: Fátima Missionária
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ranking mundial de variables meteorológicas

:o

Precipitación acumulada en 24 horas
06/10/2007 a 12:00 UTC
(100 de 4254 estaciones)
1 Cwc Vishakhapatnam / Waltair (India) 278.0 mm
2 Galela / Gamarmalamu (Indonesia) 270.0 mm
3 Ishigakijima (Japan) 238.0 mm
4 Taibei (China) 219.0 mm
5 Ranong (Thailand) 201.1 mm
6 Pengjia Yu (China) 133.0 mm
7 Yap Island, Yap Int. Airp. (Micronesia, Federated States of) 131.0 mm
8 Rocha (Uruguay) 123.0 mm
9 Serui / Yendosa (Indonesia) 101.0 mm
10 Laguna Del Sauce (Uruguay) 98.0 mm

Fonte: Ogimet
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Passagem do tufão Lekima pelo Vietname faz 58 mortos

Pelo menos 58 pessoas morreram e 15 estão dadas como desaparecidas depois da passagem do tufão Lekima pelo Vietname e as inundações que causou no Norte e Centro do país, segundo um novo balanço divulgado hoje pelas autoridades que falam nas piores inundações que algumas regiões conheceram em mais de 45 anos.
O Lekima abateu-se no Centro do Vietname na noite de quarta para quinta-feira e foi acompanhado por inundações, as piores da região Norte nos últimos 45 anos, segundo um relatório do comité nacional de controlo das inundações e tempestades, citado pela agência oficial VNA.
Nguyen Tan Dung, primeiro-ministro, sobrevoou ontem num helicóptero as províncias mais afectadas, como Ninh Binh (Norte) e Thanh Hoa (Centro). O primeiro-ministro pediu às autoridades locais para garantirem que a população se afaste o mais possível das zonas inundadas e para que não lhes falte alimentos nem água potável.
A província mais afectada é a de Nghe An, onde morreram 22 pessoas. Nove pessoas morreram na província de Hao Binh, sete na de Son La e quatro na de Ninh Binh. Na província de Thanh Hoa, que conta com sete mortos, o nível da água ultrapassou um metro o que foi registado pelas inundações de 1996, disse Do Minh Quy, responsável do distrito. “Transferimos 58 mil dos 148 mil habitantes do distrito”, explicou. Doze mil pessoas continuam isoladas.
As inundações também causaram danos materiais. Cerca de 128 mil casas ficaram destruídas ou danificadas e 162 mil hectares de arrozais e outras plantações de cereais foram devastados.
No noroeste, em Moc Chau, na fronteira com o Laos, um deslizamento de terras pôs a descoberto seis bombas datando da guerra do Vietname, segundo o jornal “Thanh Nien”.

Fonte: Público
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Mais de 150 mortos em inundações em Papua-Nova Guiné

Mais de 150 pessoas morreram nas inundações ocorridas no leste de Papua-Nova guiné depois da passagem do ciclone Guba durante o fim de semana, informou nesta quarta-feira a imprensa oficial. Segundo o jornal The National, que cita as equipes de socorro, o balanço até agora é de 153 mortos e mais de mil pessoas desabrigadas.

Último Segundo
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Governo ordena evacuação no leste das Filipinas por chegada de tempestade

O governo de Manila ordenou uma grande evacuação no leste das Filipinas nesta quarta-feira depois da chegada da tempestade tropical Mitag, que já causou inundações em algumas zonas. Mitag ganhou força, com ventos de 85 k/h, e prossegue para a península de Bicol, sudeste de Manila, onde chegará na sexta-feira, segundo as previsões meteorológicas.
Segundo essas previsões, Mitag pode alcançar a força de um furacão, com ventos de pelo menos 120 k/h quando passar perto da ilha de Catanduanes. Pelo menos 200.000 pessoas tiveram de ser evacuadas. A presidente Gloria Arroyo encurtou sua visita a Cingapura, onde participava na cúpula da Associação de Países do Sudeste Asiático (Asean) e voltou para seu país.
Outra tempestade tropical, a Hagibis, atingiu o sul e o centro do território filipina na terça-feira e causou a morte de dez pessoas e a evacuação de 30.000 habitantes.

Último Segundo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Chuvas torrenciais causam 75 mortos
2007/12/26 | 08:41
Indonésia: deslizamentos de terras foram fatais. Número de vítimas deve aumentar

As chuvas torrenciais que atingiram durante várias horas a zona ocidental da Indonésia provocaram esta quarta-feira deslizamentos de terra responsáveis pela morte de pelo menos 75 pessoas, anunciaram os serviços de socorro.

As vítimas mortais registaram-se em vários distritos da ilha de Java, na sequência de mais de 12 horas de chuvas torrenciais, de acordo com uma fonte dos serviços de socorro locais, admitindo que o balanço ainda poderá subir.

As fortes chuvas causaram ainda inundações em várias zonas da ilha, com prejuízos elevados. A chegada dos meios de socorro aos locais mais atingidos pelas chuvas torrenciais tem sido dificultada pelo corte de estradas originado pelos deslizamentos de terras.

Este novo desastre natural ocorre precisamente três anos depois do terramoto seguido de uma onda gigante, que matou mais de 160 mil pessoas só na ilha de Samatra, Indonésia.
(c) Portugal Diário