Seguimento Ásia 2010

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
A China vive a pior temporada de chuvas desde 1998

china-crianca-chuva-sofa-reuters-20100721-HG.jpg

A China vive a pior temporada de chuvas desde 1998, com inundações que provocaram a morte de 701 pessoas e o desaparecimento de outras 347, informou o governo nesta quarta-feira (21). Os números anunciados pelo Ministério de Assuntos Civis e pelo Escritório Estatal de Controle de Inundações e Seca mostram que as chuvas em 27 Províncias afetaram 117 milhões de pessoas e obrigaram mais de 8 milhões a deixarem suas casas.
As perdas materiais diretas somam 142 bilhões de iuanes, com 645 mil casas derrubadas e 7 milhões de hectares de cultivo comprometidos. Estes dados só são comparáveis, na história recente da China, com a situação vivida há doze anos, quando as inundações no rio Yang Tsé, o de maior vazão país, mataram 4.150 pessoas e provocaram a retirada de mais de 18 milhões.
O governo teme, no entanto, que as inundações piorem ainda mais nas próximas semanas. O diretor do Escritório Estatal de Controle de Inundações, Liu Ning, disse nesta quarta-feira que o período do ano que tradicionalmente traz mais chuvas ao país acontece entre o fim de julho e o início de agosto. No sul da China as chuvas são 30% superiores à média dos registros históricos.
Chuvas afetam represas - Liu também afirmou que, devido aos persistentes aguaceiros, o país tem 230 rios cuja vazão supera o nível de alerta. Além disso, outros 25 rios, entre eles alguns de grande porte, registram níveis superiores a qualquer medição histórica. O enorme fluxo de água destruiu seis pequenas represas no país e causou problemas em várias outras. Liu destacou, no entanto, o papel da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, que nesta quarta-feira recebeu um recorde de 70 mil metros cúbicos de água por segundo, superior aos 63 mil metros cúbicos de 1998.
As chuvas de 2010 impõem o primeiro grande teste à obra, localizada no centro do país, desde que entrou em pleno funcionamento, em 2008. O nível das águas em Três Gargantas está, atualmente, em 154 m de altura. A construção está preparada para suportar um máximo de 175 m, equivalentes a 39,3 bilhões de metros cúbicos. Sem a represa, que serviu de bloqueio, as águas teriam fluído abertamente e superado os diques (do curso inferior).
Meteorologia prevê mais chuva - As previsões meteorológicas na China não são otimistas. Os serviços locais advertiram que as chuvas continuarão no sul e no centro do país - a zona mais afetada até o momento -, mas também se deslocarão ao norte, zona mais árida e pouco acostumada às precipitações e cheias súbitas dos rios. Liu afirmou que a situação pode piorar.
Além das fortes chuvas, as autoridades estão preocupadas com a possível chegada de tufões procedentes do oceano Pacífico, típicos entre o verão e o outono na China, que em 2010 sentirá os efeitos de entre seis e oito temporais extremos, informou o diretor do Escritório Estatal de Controle de Inundações e Secas. O Centro Nacional de Meteorologia comunicou nesta quarta-feira que a tempestade tropical Chanthu chegará nesta quinta-feira às Províncias de Hainan e Cantão, com chuvas fortes e rajadas de vento de 108 km/h.

R7 Notícias
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Isto é que é ver a barragem das três gargantas, uma das maiores do mundo a descarregar como deve de ser. Mas ela ainda consegue mais!!

Deixo-vos mais umas imagens desta abertura de comportas na China!

http://www.fishki.net/comment.php?id=72918

O site é Russo mas é de confiança.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Inundações no Paquistão já fizeram mais de 1.500 mortos

As mais graves inundações de que há memória no Paquistão afectaram nesta última semana mais de três milhões de pessoas e o número de mortos ultrapassa já os 1.500.
Habitantes de Peshawar usam baldes para tentar tirar água da sua casa (Fayaz Aziz /Reuters)

Este é o balanço feito pela Unicef, mas as autoridades calculam que o número de mortos veja a ser ainda muito maior, pois prevêem-se mais chuvas de monção.

O vale de Swat, que se situa no Noroeste do Paquistão, junto à fronteira com o Afeganistão, e ainda não se tinha conseguido recuperar de uma grande ofensiva do Exército paquistanês contra os combatentes taliban, há pouco mais de um ano, é uma das zonas mais afectadas por estas inundações de proporções diluvianas.

Grandes áreas das regiões mais altas do vale estão inacessíveis, depois de muitas pontes, estradas e edifícios terem sido arrastados pelas águas. As cheias deixaram submersas vastas zonas e riscaram do mapa aldeias inteiras

Martin Mogwanja, representante da Unicef no Paquistão, disse à cadeia de televisão Al Jazira que o número de pessoas afectadas continua a subir, à medida que as inundações alastram ao Sul do país.

As equipas de socorro que desde há dias estão a trabalhar no Norte tentam com muita dificuldade chegar a dezenas de milhares de pessoas ainda isoladas pelas águas.

Segundo a BBC, há ainda 27.000 pessoas completamente isoladas, enquanto as chuvas que hoje voltaram a cair abrandaram os esforços de socorro às populações sinistradas.

“A torrente atravessam as províncias do Punjab e do Baluchistão e chegam mesmo à província de Sindh, onde os ancoradouros deram de si e a água inunda as zonas mais baixas”, contou o representante da Unicef.

A Organização Mundial de Saúde e outras instituições estão a fazer chegar material médico às zonas afectadas, de modo a combater as diarreias normalmente associadas a este tipo de situações.

In: Publico
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Doze milhões de pessoas no Paquistão afectadas pelas chuvas torrenciais

As piores inundações de sempre no Paquistão atingiram 12 milhões de pessoas nas províncias de Punjab (centro) e de Khyber-Pakhtunkhwa (noroeste), anunciou hoje a Autoridade para a Gestão de Acidentes paquistanesa.

“As inundações afetaram 12 milhões de pessoas nestas duas províncias”, afirmou, em declarações à agência noticiosa AFP, o presidente da entidade, Nadeem Ahmad.

Os números da entidade paquistanesa são bastante mais expressivos do que os valores hoje avançados pelas Nações Unidas, que indicam que as chuvas torrenciais, que não dão sinais de parar, atingiram 4,5 milhões de pessoas e fizeram pelo menos 1600 mortos.

Os serviços meteorológicos paquistaneses lançaram hoje um alerta vermelho face à ameaça “iminente” e “extrema” de inundações na província de Sind (sul), nomeadamente na região agrícola de Katcha.

Entretanto, as chuvas torrenciais estenderam-se ao norte da vizinha Índia, onde pelo menos já provocaram 88 mortos.

i

:shocking:
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
No japao a temperatura esta anormalmente alta hoje na minha cidade fez 34 c e para setembro e muito quente ainda que eu moro em uma regiao montanhosa considerada fria em tokyo a temperatura ja ultrapassa 35 c e a previsao e de clima quente e seco a area de alta pressao do pacifico esta anormalmente forte os dias sao sempre muito claro e ceu bem azul.

A media de agosto foi a mais alta desde de 1945 e setembro comessou anormalmente quente. A previsao para minha cidade nos proximos 7 dias sao de maximas superior ou igual a 32 c chegando a 34 segunda. As minimas ficam estaveis em 21 c .

Se essa previsao acertar esse setembro vai ser de longe o mais quente da historia do japao.
Em setembro as maximas costumam ficar em 25 e as minimas 15 podendo chegar a 10.
Sera que o vulcao da islandia esta por tras destas anomalias ?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pessoalmente não sei...
Bom, vim aqui a este tópico dar realce ao calor do Golfo Pérsico.
Não só nos valores reais mas como nas temperaturas sentidas.
Ontem vi que em Doha, estavam 31ºc às 5 da manhã e a temperatura sentida era de 46ºc devido à humidade que excedia os 80%...
Imaginem o que será dormir num país destes sem ar condicionado...
Se consultarem os gráficos de registos verão valores excepcionalmente altos de temperatura acompanhados de humidade elevada ( mesmo até de dia)!
Certamente que as temperaturas muito elevadas do mar influenciam estes valores incríveis! :D
Penso que parecido com isto só o Sul do Mar Vermelho ( mas não sei se será tão quente no verão) mas certamente que em termos anuais, o Mar Vermelho é a zona costeira mais quente do mundo. :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Hong Kong: 13 000 impactos numa hora ...


CopyRight@KiloLima

Here's one-and-a-half minutes of the lightning storm that still continues with no letting up. It's be going on for hours. Multiple strikes per second and getting worse. Current count is nearly 20,000 strikes per hour. We're watching the buildings and sea take hit after hit with loud explosions after each strike.
Donna has tuned in Hong Kong Tower and Approach. We're listening to a Hong Kong Airlines try to shoot the 07L in hideous conditions. An Air Hong Kong has just called unable to hold altitude. All are calling low fuel. The closest airports Macau, Zhuhai, and Shenzen are too full of diverted flights to hold more as the cell hits their fields as well. Zhuhai is only taking Pan Pan. Microburst alerts for all sectors.
It's an absolute mess, but beautiful to watch.

Outros vídeos da mesma tempestade aqui
 
Editado por um moderador:

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tufão Kompasu provoca dezenas de mortos na Coreia do Norte

Dezenas de pessoas morreram na Coreia do Norte à passagem do tufão Kompasu na península coreana, no início do mês, noticiou hoje a agência oficial norte-coreana KCNA

O tufão Kompasu, que provocou deslizamentos de terras, atingiu a Península da Coreia no passado dia 2 e provocou cinco mortos na Coreia do Sul.

Na Coreia do Norte, a tempestade matou «dezenas de pessoas», noticiou a KCNA, no primeiro balanço da intempérie.

Lusa / SOL

Tufão Kompasu provoca dezenas de mortos


Dezenas de pessoas morreram na Coreia do Norte à passagem do tufão Kompasu na península coreana, no início do mês, noticiou hoje a agência oficial norte-coreana KCNA.

O tufão Kompasu, que provocou deslizamentos de terras, atingiu a Península da Coreia no passado dia 02 e provocou cinco mortos na Coreia do Sul.

Na Coreia do Norte, a tempestade matou “dezenas de pessoas”, noticiou a KCNA, no primeiro balanço da intempérie.

O tufão destruiu mais de oito mil casas e 230 edifícios públicos e causou elevados prejuízos em terras de cultivo, estradas, rede ferroviária e cabos de electricidade.

No mês de Agosto, a Coreia do Norte registou inundações que causaram prejuízos importantes numa zona fronteiriça com a China.

Fortemente afectada pela desflorestação, a Coreia do Norte é particularmente vulnerável às inundações. Em 2007, inundações causaram 600 mortos ou desaparecidos.

As intempéries deste ano poderão agravar a penúria alimentar crónica deste país, de acordo com organizações humanitárias.

Destak
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Mudanca brusca na temperatura um frente fria que desceu o mar do japao causou chuva intenca 51 mm/24hrs.

Na ilha de Hokkaido os montes com altitude superior a 1500m receberao uma fina camada de neve nesta manha.

A temperatura maxima em nagano nos proximos 3 dias ficara abaixo de 20 c e chuva intenca com periodo de calmaria.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Cheias na Índia já mataram 17 pessoas

As cheias provocadas pelas monções mataram 17 pessoas na Índia, arrastando consigo centenas de casas e forçando a evacuação de dois milhões de pessoas no estado de Uttar Pradesh.

À medida que os leitos dos muitos rios que cruzam este estado indiano estão a subir e a inundar as margens, soldados e tropas paramilitares trabalham em conjunto para evacuar as pessoas para sítios seguros.

De acordo com o Departamento Meteorológico da Índia, o norte do país tem sido fustigado por chuvas sem precedentes desde Agosto. Os caudais dos rios Yamuna e Ganges estão já acima das marcas de perigo.

Enquanto helicópteros do exército levam comida e água a pessoas presas em localidades remotas, o governo indiano está a construir abrigos temporários e instalações médicas para receber as populações em fuga.

A área urbana mais atingida é a cidade de Moradabad, onde 200 mil pessoas tiveram de ser evacuadas por causa da água que continua a subir.

Durante os próximos dias prevê-se que a chuva continue a cair, pelo que um alerta de cheia foi já difundido por 18 distritos do Uttar Pradesh.

No vizinho Paquistão, nas últimas seis semanas, as cheias já mataram mais de 1700 pessoas e destruíram 1,9 milhões de casas.

SOL com agências
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Furacao mergi proximo a filipina alcanca a pressao no centro de 890hpa com ventos que devem passar os 60metros por segundo.

Passara amanha anoite sobre o norte da filipina.

Fazia tempo que eu nao via um tufao chegar a 890 hpa !!!:surprise:
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Enquanto no japo o tempo permanece frio de manha e fresco a tarde os dias estao bem claro ultimamente e nas ilhas ao norte do japao deve nevar no meio dessa semana nas cidades mais frias.

Na ilha de honshu o clima fica claro, ao longo do mar do japao deve chover segunda, na ilha de honshu as montanhas com altitude superior a 2500m nevara ao longo da semana


Em nagano o clima ficara frio e as florestas deciduas devem ganhar cores avermelhadas as temperaturas da minha cidade nos proximos dias, as maximas nao superaram 20 c e as minimas ficaram entre 10 c


PAreque proximo as montanhas de yatsugatake