Seguimento Ásia 2012

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ciclone deixa mais de 30 mortos na Índia

O ciclone Thane deixou ao menos 33 mortos e destruiu milhares de moradias nos estados indianos de Tamil Nadu e Andhra Pradesh, no sul, informou hoje a Autoridade Nacional de Manejo de Desastres. Com ventos superiores a 150 quilômetros por hora e acompanhado de intensas chuvas, o fenômeno meteorológico afetou principalmente o distrito de Cuddalore, onde 21 pessoas morreram afogadas, electrocutadas ou por causa do desmoronamento de moradias e queda de árvores. Apenas nessa região ficaram totalmente destruídas ou seriamente danificadas cerca de cinco mil moradias de pescadores, geralmente de pau-a-pique.
Segundo o Sistema Mundial de Alerta e Coordenação frente a Desastres da ONU, nas áreas afetadas vivem ao redor de 1,2 milhão de pessoas, um terço delas em zonas costeiras muito baixas. Na Índia, a temporada ciclônica estende-se de abril a dezembro, um período durante o qual ocorrem destrutivas tempestades tropicais, principalmente na baía de Bengala. A maior parte dos 7.516 quilômetros de costa da nação sul-asiática é muito vulnerável a ciclones e tsunamis.
Em 1999, um furacão com ventos de até 300 quilômetros por hora provocou a morte de cerca de 10 mil moradores da costa, no oriental estado de Orissa. De acordo com especialistas da ONU, a Índia perde a cada ano mais de 17,2 bilhões de dólares por um mau manejo das situações de desastre.

Prensa Latina
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Brutal nevão!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Temperatura em Iakútia atinge 56 abaixo de zero

4RIA-373160-Preview.jpg


Em Iakútia e no Extremo Oriente da Rússia esta manhã chegou uma temperatura anormalmente baixa. O maior frio fez na cidade de Ytyk-Kyuel, onde foram registrados 56 graus abaixo de zero. Todas as escolas cancelaram as aulas, jardins de infância estão fechados.
Os frios com uma marca abaixo de 50 graus negativos, que envolveram uma enorme área de Iakútia, durarão mais alguns dias. 30-40 graus abaixo de zero são registrados no Kolyma, Chukotka, na região de Amur e autônomo judaico, regiões Primorski e Khabarovski em Sacalina.

Voz da Rússia
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
sigo em nagano com tempo nublado nas proximas horas esta previsto nuvens do pacifico vim para nagano.

O tempo tem ficado severo nos ultimos dias principalmente em hokkaido onde ja estava mais frio des de dezembro.

O tempo em minha cidade tem ficado seco devido a distancia do mar mais no norte esta bem feio o tempo quando fui em hakuba 120 km para norte apanhei uma nevasca que deixou o dia bem escuro e nao se via nada a 30 metros de distancia.

Agora esta comessando a nevar chuver e esta 3c os flocos hora ficao enorme devido a alta humidade.

o tempo nessa semana ficara muito nublado algo incomum para essa epoca do ano e ficara bem frio, semana que vem vai vim a vaga de frio mais forte dessa temporada de inverno. Estao previsto bastante neve nas cidades proximas ao mar do japao
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O Afeganistão tem estado a ser abalado por vários nevões que têm estado a causar avalanches, já morreram cerca de 30 pessoas.

Aqui fica uma foto do que tem andado a suceder por lá.

Avalanches_19Jan12.jpg
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Nevasca faz mais de 50 mortos no Japão



quattrofamily

As tempestades de neve que estão atingindo a costa oeste do Japão nos últimos dias já provocaram mais de 50 mortes. De acordo com a imprensa japonesa, pelo menos, outras 600 pessoas ficaram feridas até a noite desta quarta. As nevascas desta quarta foram consideradas as piores dos seis últimos anos no país. Em algumas cidades, o acúmulo de neve chegou a mais de três metros, fazendo com que as casas ficassem praticamente cobertas.
Na região de Akita, no nordeste, uma avalanche deixou três mulheres soterradas. Apesar dos ferimentos, elas sobreviveram. A força da tempestade fez com que pelo menos uma ponte desabasse. Além disso, dezenas de escolas e lojas precisaram ser fechadas. Os moradores da região oeste foram aconselhados a sair de casa somente se for necessário. A previsão da Agência Meteorológica do Japão é de que mais neve caia nesta quinta-feira ao longo de todo o dia.
Remoção/ Para conseguir andar nas ruas, os moradores são obrigados a abrir com as mãos estreitos caminhos no meio da montanha gelada, já que faltam máquinas para fazer a limpeza. Em discurso no parlamento, o primeiro-ministro, Ioshihiko Noda, prometeu mais dinheiro para combater os efeitos das nevascas. O governo japonês alerta, no entanto, que a maior parte das mortes registradas desde o início do ano foi consequência da remoção da neve, ou seja, pessoas que decidiram varrer a neve das ruas e calçadas dos locais mais atingidos.

Fonte: BomDia
 
Editado por um moderador:

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Indonésia: Tornado causa cinco mortos nas ilhas de Sulawesi e Sumatra

Jacarta, 25 fev (Lusa) -- Cinco pessoas morreram na sequência de um tornado que atingiu, na sexta-feira ao final da tarde, o sul da ilha de Sulawesi e o norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, indicou hoje fonte oficial.

Segundo afirmou o chefe do Centro de Informações e Relações Públicas da Agência para a Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, em declarações à agência oficial chinesa Xinhua, o balanço do número de vítimas mortais apresentado hoje é já o definitivo.

Sutopo Purwo Nugroho deu ainda conta de que cerca de uma centena de casas, escolas e diversos departamentos governamentais ficaram destruídos à passagem do tornado.

(Adiciono ainda estas informações à notícia, para que fique mais completa, informações que foram divulgadas noutras fontes e línguas, e que eu traduzi):

Pelo menos 49 pessoas ficaram feridas numa vila no distrito de Sidrap. As autoridades oficiais de emergência reportam ainda 215 pessoas que ficaram sem casa.

As mortes aconteceram na sequência do colapso de árvores e edifícios.

Vídeos do tornado:



 
Editado por um moderador:

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
bom vou fazer um pequeno resumo desse inverno aqui na minha cidade e nas regioes proximas.

O inverno foi brando mais teve temperaturas minimas bem baixas por exemplo no dia 3 de fevereiro chegou a -13.7 temperatura que nao chegava a pelo menos a 5 anos a ultima vez foi em 2007 dia 10 de janeiro que chegou a exatos -13.7c.
A temperatura mais baixa foi de -17.9c em janeiro dia 25 de 2003 algo bem baixo dada a latitude e altitude da cidade 670m N 35. Os registros comecarao em 1993.

A neve veio a cair com pouca intencidade devido a pouca formacao de ciclones extratropicais na regiao do pacifico foi registrado 23cm no comeco de marco mais durante o dia chegou a 12c e derreteu quase tudo.

Assim foi os meses de inverno



Aqui nevou pouco mais no norte do estado nevou muito ate 3 veses mais que o normal .

na cidade de otari mura chegou a 2,5 metros em janeiro tendo o pico de acumulacao dia 25. caiu 379mm no mes de janeiro quase em sua maior parte em forma de neve.
eu fui nessa cidade em janeiro e apanhei uma tempestade severa eram 3 da tarde e fazia -6c nao era possivel ver nada a poucos metros e parecia noite foi um pouco assustador porque eu nunca vi nevar daquele geito nas caussadas a neve somava mais de 2 metros :shocking: entao eu comecei a regressar para sul com medo de ficar preso ali naquela tempestade glacial, a menos de 30 km a sul o ceu tava lindamente azul mais era possivel ver as nuvens negras passando a grande velocidade e bem baixas quase tao baixo como neblina logo um pouco ao norte, e por incrivel que paresca nao havia neve acumulada em azumino cidade um pouco ao sul de Otari. como foi meio que na hora que decidimos ir passear por la me faltou uma camera, mais as imagens sao bem nitidas na minha mente e a paisagem era algo espetacular, o crepusculo quando voltavamos para sul foi muito bonito tambem o ceu costuma ficar bem violeta devido o tempo extremamente limpo nas regioes mais ao sul de nagano devido ao efeito orografico

Hakuba cidade a 15 km ao sul de Otari, com visao para os alpes japoneses Foto tirada no inverno de 2011
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Sigo hoje em nagano com tempo chuvoso a temperatura agora e de 8c e a previsao para chuver o dia todo. Essa chuva se deve a um sistema de baixa pressao.

A frente fria desse sistema e bem extensa e trara uma vaga de frio de meio de inverno, como anuncia os canais de meteorologia japoneses. Agora nesse momento diversas cidades acima de 1000metros tem precipitacao em forma de neve.
E nas ultimas horas a temperatura comecou a despencar no norte do estado trazendo neve para a capital Nagano(400m)

Ontem tivemos o segundo dia bem primaveril chegou a agradaveis 17c a minima ficou em apenas 0c.

A partir de amanha o tempo vai lembrar bem os dias de inverno aqui em minha cidade esta previsto -6c e maxima de 5c bem incomum para abril :cold::cold:

Nas cidades de +-1200metros estao previstos -11c e maximas abaixo de 0c e neve. Principalmente nas regioes proximas ao mar do japao como Hakuba e Nozawaonsen deve nevar com muita forca podendo acumular bastante neve.

Aqui em minha cidade vai nevar um pouco amanha e pra dia 4 ta previsto mais neve, normalizando entao. Sempre em abril cai a ultima neve. Ano passado nao nevou foi uma execao.
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Sigo Hoje com uma anormal tempestade de primavera, os ventos agora sao bem forte e chove forte no momento.

Isso se deve a um sistema de baixa pressao(976hpa) com forca de furacao como estao dizendo nos canais meteorologicos.

na ilha de shikoku tem cidades com vento soprando a 26m/s aqui em minha cidade esta soprando a 9m/s e cai 8mm de chuva a temperatura e de 9.2c as 16;23 horario local.

Amanha esta previsto neve devido apos a passagem da frente fria o vento do norte comecara a soprar com forca trazendo uma vaga de frio do continente.

estao previsto neve para todo o estado de nagano e temperaturas bem baixas amanha a previsao e de 6c/-1c bem abaixo da media

Essa semana tera temperaturas abaixo da media as maximas ficarao abaixo de 10c e as minimas entre -1c