Seguimento Astronomia 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Boas pessoal!
Parece que amanhã vai haver um eclipse parcial do sol na Europa.


Eclipse solar em Portugal dia 4 de Janeiro

3 de Janeiro, 2011
Dos seis eclipses que poderão ser vistos no nosso planeta em 2011, o primeiro vai ter lugar já na manhã da próxima terça-feira, dia 4 de Janeiro.
A partir das 6.40 minutos de amanhã a Lua vai tapar parcialmente o Sol, fenómeno que terminará às 11horas.

No pico deste eclipse solar, o Sol ficará coberto entre os 40% e os 60%.

O eclipse será visível no nosso país, mas será na Escandinávia e da Rússia que poderá ser observado na sua totalidade. Também na África Central e em grande parte da Ásia será possível observar o eclipse.

Os portugueses poderão observar o eclipse total da Lua - quando a Terra tapar completamente a luz do Sol que ilumina o satélite - entre as 19.22 e 23.22 do dia 15 de Junho.

SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=8297
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje há também uma pequena chuva de estrelas, que eu já estou a observar aqui na Islândia (além da aurora esporadicamente). A chuva em si não é muito intensa, no máximo 1-2 meteoros por minuto.

Mas amanhã de manhã o eclipse será o evento mais interessante! Tentem ver!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Aqui em Bragança acho que ninguém vai ver o eclipse devido ao céu nublado e à chuva prevista:(
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bom dia, apesar da chuva persistente no país, através do satélite foi possível observar o decorrer do eclipse solar!:)

Na incapacidade de colocar o filme do sat24, deixo aqui dois slides com 15min de diferença onde se pode observar a região de penumbra, no leste europeu.



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us

:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O primeiro eclipse de 2011

O primeiro eclipse parcial do Sol deste ano ocorreu esta manhã e pode ser observado na Europa, África Central e grande parte da Ásia. Por cá, as nuvens atrapalharam a visibilidade do fenómeno.

semttulo3bq.jpg


O primeiro eclipse solar de 2011, que foi apenas parcial, ocorreu esta terça-feira, pouco depois do amanhecer, no norte da África e na Europa.

O cone da sombra que a Lua cria ao passar em frente ao Sol tocou a superfície da Terra primeiro no norte da Argélia, antes de se deslocar para o leste e permitir que a maior parte da Europa observasse o fenómeno.

Para 2011, estão previstos quatro eclipses solares parciais e dois lunares totais.

Noticia: Visão
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Bom dia!

No passado dia 25 de Abril, pus-me a olhar oara o céu e reparei num ponto muito luminoso, no entanto não piscava. Fui pegar na minha amostra de telescópio e estive bastante tempo para localizá-lo e focá-lo ao máximo. Quando vi que era o meu planeta preferido... Saturno! Consegui identificá-lo com uma lente que aproxima 75x, e depois mudei para uma de 150x, no entanto, ficava muito pequeno para poder fotografar:(
Passados uns minutos lembrei-me de Júpiter, olhei um pouco mais para cima e lá estava ele, no entanto não consegui observar com o telescópio pois o ponto de visão era quase 90º.
Sabem de algum site em que se possa acompanhar as localizações exactas dos astros visiveis à noite para que possa repetir o sucedido?
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
319
Local
Lumiar
Tenho o Stellarium para iPod Touch, que está disponível gratuitamente na iTunes store. É muito bom, mas há outras aplicações que também dão jeito: o SkyView Free tem a particularidade de se poder calibrar o giroscópio do iPod para que o mapa projectado no ecrã esteja sempre orientado com o céu (dá para introduzir as coordenadas do local onde se está ou permitir ao programa utilizar os serviços de localização; o mapa é sempre apresentado de acordo com a hora e o local). Também tenho o SkyORB 3D e o Distant Suns Lite, ambos com boas bases de dados, e ainda uso um muito simples, Stars. Ainda me ocorre que o Stellarium (e algum dos outros, não sei qual) tem uma função de display nocturno em que os objectos e legendas são apresentados em tons de vermelho, o que permite uma boa visualização à noite sem encandeamento, ideal para servir de guia de "varrimento" :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje à noite há uma boa passagem da ISS (estação espacial internacional) praticamente à vertical do Porto (88º) de noroeste para sudeste, com magnitude de -3.5 nesta região, visível entre as 22:33:48 e as 22:38:36
Mais a sul a magnitude é um pouco menor, por exemplo em Lisboa é de -3.0, e num angulo mais inclinado.


passgtracklargegraphica.jpg



Dados para o Porto:

pass.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.