Seguimento - Brasil 2013

Felipe Freitas

Cumulonimbus
Registo
11 Fev 2012
Mensagens
3,766
Local
Florianópolis, Santa Catarina, Brasil
As fortes chuvas que atingem o estado do Rio de Janeiro desde ontem à tarde, já provocou uma morte e deixou centenas de desalojados.
Os maiores acumulados nas últimas 24h nas estações automáticas do INMET são em Teresópolis com 234,2 mm e Xerém com 219 mm.
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Casal (ele brasileiro e ela portuguesa) morre após ser atingido por raio no litoral de São Paulo

Um casal morreu na tarde deste domingo após ser atingido por uma descarga elétrica provocada por um raio, em Bertioga, litoral de São Paulo.A enóloga portuguesa Inês Pestana Cruz, 29 anos, e o engenheiro Thiago Costa, 31, caminhavam na beira do mar, de mãos dadas, quando caíram feridos.
Segundo o Salvamento Aquático de Bertioga, os bombeiros estavam orientando as pessoas a procurarem abrigo quando a tempestade começou. Mas o casal estava longe dos outros banhistas, caminhando já dentro da água. Eles chegaram a ser socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
Inês e Thiago moravam em Itupeva, interior de São Paulo, e passava o fim de semana no litoral. Eles estavam juntos há aproximadamente cinco anos e, segundo informações do G1, sonhavam , construir uma casa em Itupeva, onde inclusive já haviam comprado um terreno. O corpo de Thiago será encaminhado para Guaratinguetá. Já Inês deve ser levada para Portugal.

Yahoo Brasil Notícias
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Calor chega a 40,7 graus nesta terça no Rio

O calorão no Rio não dá trégua e o termômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na Saúde, Zona Portuária da capital, registrou 40,7 graus nesta terça-feira. Pancadas de chuvas atingiram Santa Cruz, na Zona Oeste, e em Resende, região sul do estado, mas sem gravidade. É o segundo dia mais quente do ano, já que o dia 1º de janeiro a temperatura chegou a 40,8 graus. Somente neste verão, que começou no dia 21 de dezembro, foram quatro dias com temperaturas acima dos 40 graus. A mais alta, desse período e de todos os tempos, foi de 43,2 graus registrada em Santa Cruz no dia 26 de dezembro, maior desde 1915 quando o Inmet começou a realizar medições na cidade.

Yahoo Brasil Notícias
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Vendaval com granizo causa estragos em Forquilhinha (SC)

A mesma célula de chuva forte que atingiu vários municípios do sul de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira (11) produziu ventos fortes e precipitação de granizo em alguns pontos do município de Forquilhinha.
Segundo levantamento da Defesa Civil, as comunidades de Santa Rosa, Morro Comprido e Pique do Rio Credo foram as mais afetadas, onde árvores caíram e áreas de plantação de milho e trigo foram afetadas. A secretaria de agricultura estima em um prejuízo nas lavouras entre 40% e 60%.

De Olho No Tempo
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuva volumosa no litoral do Maranhão

Nuvens carregadas da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical – estão na costa norte do Nordeste e provocam chuva forte e volumosa no litoral do Maranhão. No farol Santana choveu quase 135 milímetros entre 8 horas de quarta e 8 horas da manhã desta quinta-feira, pelo horário local, na medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Mas por volta das 10 horas, a chuva ainda estava constante e não dava sinais de trégua. Na região do farol Preguiças choveu 86 milímetros no mesmo período do farol Santana.

Climatempo
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Com mais de 200mm, Salinópolis-PA registra a maior chuva do país nas últimas 24h

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Norte do Brasil tem provocado muita chuva na Região. Nas últimas 24 horas, a cidade de Salinópolis, no litoral do Pará, acumulou 211mm, o que corresponde a quase 50% do normal para para o mês, que já é muito chuvoso devido a presença dessa área de instabilidade. Esse acumulado foi o maior registrado no país entre as 10h da manhã de quarta-feira e as 10h de hoje. No decorrer desta quinta-feira a ZCIT mantém a condição para chuvas fortes em boa parte da Região Norte, sendo que os maiores acumulados são esperados para o Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. Apenas no Estado do Tocantins a chuva será mais fraca e isolada e, com isso, a umidade do ar fica abaixo do ideal no período da tarde. E mesmo com o tempo instável em grande parte da Região, o calor predomina. Segundo previsão da Somar Meteorologia, para esta sexta-feira espera-se mais um dia instável no Norte do país, com chuvas fortes principalmente no Amazonas, Roraima e Amapá, mas sem previsão de temporais nas capitais. Apesar das chuvas o dia já começa abafado e a tarde será de calor em todos os Estados. No sábado as instabilidades perdem sobre a Região e o potencial para temporais diminui, ficando restrito mais para o oeste da Região. Mesmo assim, ainda ocorrem pancadas de chuva em boa parte do Estado. Além disso, volta a chover de forma mais generalizada no Tocantins. E com a diminuição da nebulosidade, as temperaturas se elevam e faz ainda mais calor no período da tarde. No domingo, volta a chover forte na costa do Amapá e a chuva na forma de pancadas segue cobrindo grande parte da Região.

Somar Meteorologia
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Temporal em Porto Alegre no começo da noite

c21110189f0e23eaa3e9cffec991b178.jpg


O temporal em Porto Alegre no começo da noite coincidiu com o jogo do Grêmio que era realizado na Arena pela Libertadores. Quem chegava ao estádio tricolor ao fim da tarde já via nuvens bastante carregadas no céu. A chuva começou no primeiro tempo e perdurou por quase toda a partida, vencida pelo adversário chileno. Em alguns momentos foi forte e acompanhada de relâmpagos, tanto que parte da iluminação do estádio caiu em meio ao intervalo do jogo para logo depois voltar a operar.

Choveu forte também no interior entre ontem e hoje. Rio Pardo teve 47 mm. Já Camaquã teve 101 mm entre o final da tarde da quinta e o começo da madrugada de hoje, quase a média do mês. Chuva forte também atingiu a Grande Porto Alegre, até com alagamentos em alguns pontos. Cerca de 25 mil pontos ficaram sem energia em consequência do mau tempo na região.

Metsul
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Temporal impede circulação de trens e para o trânsito em São Paulo


O temporal que atingiu São Paulo na tarde desta quinta-feira (14) afetou a circulação de trens, paralisou a operação do Aeroporto de Congonhas por cerca de uma hora e deixou pessoas ilhadas em pontos da cidade. Diversas avenidas e trechos da Marginal Pinheiros ficaram intransitáveis por causa de alagamentos.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta das 19h as vias da capital registravam ao menos 40 semáforos apagados e outros 24 em amarelo intermitente devido ao temporal.
A cidade chegou a ter 47 pontos de alagamentos, sendo 29 intransitáveis. O índice pluviométrico atingiu 101,4 mm.

Tribuna Hoje
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuva causa destruição em bairros de Curitiba


O temporal da tarde de ontem causou transtornos e prejuízos em Curitiba, principalmente entre os bairros Bigorrilho e Mercês. Diversas árvores caíram, muitas no meio da rua, prejudicando o trânsito e desligando semáforos da região. Até o início da noite ainda não havia um levantamento de quantos cruzamentos ficaram sem sinalização.

O Simepar estima que os ventos chegaram a 60km/h nos bairros mais atingidos pelo temporal. As rajadas não estavam previstas, mas podem se repetir durante a semana, acompanhando as chuvas típicas desta época do ano, ocasionadas pelas altas temperaturas e umidade do ar. ''A chuva continua durante a semana e as rajadas de vento não estão descartadas'' alerta o meteorologista Paulo Barbieri.

Paraná Online
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Número de raios em temporal em São Paulo foi 3° maior em 10 anos, diz Inpe

O temporal que atingiu São Paulo no fim da tarde e começo da noite de quinta-feira (14) teve o terceiro maior número de raios registrados nos últimos dez anos, de acordo com levantamento de órgão ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Foram registrados 1.958 raios na capital paulista, segundo dados da Rede Brasileira de Detecção de Descargas Atmosféricas (BrasilDAT), do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Inpe. O recorde foi registrado em 16 de fevereiro de 2011, com 2.264 raios.

Depois de uma noite de transtornos causados pelo temporal em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrava, no começo da manhã desta sexta-feira (15), problemas em dezenas de semáforos e árvores caídas em vias da cidade.

Mais de 2 mil eletricistas da AES Eletropaulo estão trabalhando hoje por conta da tempestade que afetou ontem a Grande São Paulo. Apesar de as áreas mais atingidas terem sido as regiões Sul e Oeste da capital, a concessionária registrou ocorrências pulverizadas em toda sua área de concessão.

G1
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Vendaval de 111 km/h provoca estragos em Chapecó (SC)


O fim de semana foi marcado pelo padrão de verão em praticamente todo o estado de Santa Catarina, onde o calor mais intenso fomentou a evolução de nuvens bastante carregadas ontem.
Pancadas de chuva, com trovões e rajadas de vento foram registradas em várias cidades, algumas mais fortes e que acabaram por gerar transtornos à população. Nas últimas 24 horas, o maior índice pluviométrico foi verificado em Jaraguá do Sul, com 55,8 mm.
Também houve registro de danos com alagamentos e destelhamentos de construções em Morro da Fumaça, Criciúma, Itajaí, Massaranduba, Guaramirim e Mafra.
Em Chapecó, por volta das 23 horas de ontem, dados de METAR do aeroporto local reportaram rajada máxima de vento de 111 km/h.
De acordo com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, casas foram destelhadas, árvores caíram e muros também não suportaram as rajadas de vento. Houve interrupção no fornecimento de energia elétrica em bairros, além de problemas de comunicação como telefonia e internet.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, houve queda parcial de um prédio em construção na Rua Borges de Medeiros. O vendaval ainda arremessou placas de publicidade e coberturas de lojas para o meio das ruas.

De Olho No Tempo
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuva volta a cair com intensidade em Brasília (DF)


Após alguns dias de tempo firme, com calor intenso e poucas nuvens, fato incomum para o mês de fevereiro, a instabilidade voltou a aumentar no distrito federal nas últimas 24 horas. Na área de Brasília, pancadas de chuva foram contabilizadas, o que amenizou a sensação de calor do fim de semana.
Nesta segunda-feira (25), a estação meteorológica automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na capital aferiu acumulado de chuva de 52,2 milímetros.

De Olho No Tempo
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Chuva volumosa de até 155 mm é registrada em Mato Grosso


Áreas de instabilidade favorecidas pela circulação da Alta da Bolívia (AB) provocaram chuva volumosa nas últimas 24 horas em vários municípios de Mato Grosso, alguns que, inclusive, registraram enxurradas por conta da precipitação.
Estações meteorológicas automáticas e convencionais mantidas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de 51,6 milímetros em Sinop, 53,2 mm em Carlinda, 54,4 mm em Cotriguaçu, 58,2 mm em Apiacás, 74,6 mm em Tangará da Serra, 90,6 mm em Nova Maringá e 155,1 mm em Gleba Celeste.
Justamente na região de Gleba Celeste, cuja precipitação superou 150 mm, vários rios transbordaram inundando e destruindo estradas e pontes, o que neste momento também prejudica e muito a colheita de soja, pela impossibilidade de se utilizar o maquinário no campo e também pela elevada umidade nas plantas.

De Olho No Tempo
 

RRC

Cumulus
Registo
8 Fev 2013
Mensagens
226
Local
Brasil
Com 37,9°C, sensação térmica chega a 45,6°C em Jaraguá do Sul (SC)


O calor foi latente na tarde desta segunda-feira (25) em boa parte do estado de Santa Catarina, principalmente de municípios do Vale do Itajaí.
Em Jaraguá do Sul, assim como em demais áreas do Vale do Itapocu, a temperatura máxima aferida por uma estação meteorológica particular na Zona Sul da cidade chegou a 37,9°C, o maior valor de 2013, até o momento.
Por conta da umidade relativa do ar mais elevada e da ausência de ventos fortes, a sensação térmica, isto é, aquilo que a população sente na pele, foi de insuportáveis 45,6°C às 13h40min (Brasília), o que ditou enorme sensação de abafamento

De Olho No Tempo