Seguimento - Brasil 2013

Fortes chuvas estão atingindo a região em que eu moro, Triângulo Mineiro, desde a madrugada.
Em Uberlândia, Minas Gerais choveu 121 mm nas últimas 18 horas.
Houve também queda de granizo e os ventos chegaram a 83 km/h.

Granizo em Uberlândia, MG
0zCxNksl.jpg

Vídeo:

Aqui em Patrocínio, Minas Gerais o acumulado já chega a 70 mm.
A máxima ocorreu por volta de 1h da manhã, quando a temperatura chegou a 20,1ºC.
Agora segue chovendo e faz 15,1ºC.

Vale ressaltar, que a média de chuva para o mês de Maio nas duas cidades e em torno de 40 mm e que não choveu nada entre os dias 15 de Abril e 23 de Maio.

Editado por um moderador:
Destruição causada pelos vendavais de até 120km/h e tornados que atingiram o Rio Grande do Sul.

Crédito: Néia Dutra
2589d6678fc57c1feab7aaab5d2d6fbe.jpg

Fonte: Divulgação/AESUL
86359d2ef74f8b1a67348ab11479eea3.jpg

Crédito: João Vilnei
c16d9fe014082f0b29b6041a9ffd73f3.jpg

A mínima amanhã deve ficar entre -4ºC e -6ºC.

Tal e qual, desceu aos -5,6ºC. :cold:
Segundo sei a estação foi colocada com objectivo de comprovar que aquele sitio é o mais frio do Brasil certo? Na minha humilde opinião, observando o relevo/rede hidrográfica/vegetação da região de Urupema, a estação devia ter sido colocada noutra zona da Cidade.Deixo aqui uma hipótese explicativa da zona mais fria da cidade,seria interessante alguém fazer medições em vários pontos.As setas azuis representam a canalização do ar frio através das linhas de água/valeiros,ou seja o ar frio vem de muitos sítios, e de seguida é "despejado" no fundo de vale (Urupema), não esquecendo da drenagem de ar frio (gerado nos topos),que vai ocorrendo pelas encostas,principalmente as que apresentam vegetação rasteira.Como é visível existe uma confluência de ribeiras naquele preciso ponto A, a partida todas essas linhas de água transportaram ar frio, proveniente dos locais mais elevados.Por habito é assim que funciona este interessante fenomeno de climatologia local, neste tipo de vales,possivelmente aquele ponto será um dos mais frios, ou até mesmo o mais frio de toda a Cidade. :thumbsup:

urupema.jpg

Segundo sei a estação foi colocada com objectivo de comprovar que aquele sitio é o mais frio do Brasil certo? Na minha humilde opinião, observando o relevo/rede hidrográfica/vegetação da região de Urupema, a estação devia ter sido colocada noutra zona da Cidade.Deixo aqui uma hipótese explicativa da zona mais fria da cidade,seria interessante alguém fazer medições em vários pontos.As setas azuis representam a canalização do ar frio através das linhas de água/valeiros,ou seja o ar frio vem de muitos sítios, e de seguida é "despejado" no fundo de vale (Urupema), não esquecendo da drenagem de ar frio (gerado nos topos),que vai ocorrendo pelas encostas,principalmente as que apresentam vegetação rasteira.Como é visível existe uma confluência de ribeiras naquele preciso ponto A, a partida todas essas linhas de água transportaram ar frio, proveniente dos locais mais elevados.Por habito é assim que funciona este interessante fenomeno de climatologia local, neste tipo de vales,possivelmente aquele ponto será um dos mais frios, ou até mesmo o mais frio de toda a Cidade. :thumbsup:

urupema.jpg

Muito bom esse mapa!:thumbsup:

Aqui no Rio mínima de 18ºC,faz 21ºC.Entre ontem e hoje choveu 2,2 mm,no mês temos 91 mm,já na estação do bairro do Alto da Boa Vista no mês,já choveu mais de 300 mm.

urupema.jpg
Na estação da EPAGRI/CIRAM de Urupema a mínima foi ainda menor, fez -6,2ºC.
Se não estiver enganado, a estação da EPAGRI/CIRAM fica a poucos metros desta estação particular que registrou -5,6ºC.

Acredito que escolheram este local devido a segurança e também pela conexão com a internet ser melhor.

Mais de 20 cidades registraram temperaturas negativas hoje no Brasil.

Na estação da EPAGRI/CIRAM de Urupema a mínima foi ainda menor, fez -6,2ºC.
Se não estiver enganado, a estação da EPAGRI/CIRAM fica a poucos metros desta estação particular que registrou -5,6ºC.

Acredito que escolheram este local devido a segurança e também pela conexão com a internet ser melhor.

Mais de 20 cidades registraram temperaturas negativas hoje no Brasil.

Interessante, então isso vem de encontro ao esquema que fiz, quanto mais perto do tal ponto A, a temperatura será mais baixa.
Já procurei o link da outra tal estacão mas não consegui encontrar os dados,podes me enviar?

Tenta novamente no site: http://ciram.epagri.sc.gov.br/
Do lado esquerdo clica no Monitoramento On-line.
Se não conseguir novamente, me fale que vou tentar entrar em contato por email para informar-los sobre o erro.

Esse site só está aberto a utilizadores que tenham um ISP brasileiro. Se quiseres podes usar um proxy para aceder ao site, jonas.

Estive a ver o mapa com a estação (marca agora 1°C, ainda há pouco marcava 3°C) e fica a SO do ponto A que marcaste no teu mapa jonas

201306010040zurupemaem.png

Última edição:
Esse site só está aberto a utilizadores que tenham um ISP brasileiro. Se quiseres podes usar um proxy para aceder ao site, jonas.

Estive a ver o mapa com a estação (marca agora 1°C, ainda há pouco marcava 3°C) e fica a SO do ponto A que marcaste no teu mapa jonas

201306010040zurupemaem.png

Obrigado pela informação CptRena. :thumbsup:
Desconhecia o local dessa estação, assim sendo faz todo o sentido que essa apresente valores de temperatura mais baixos que a outra. De certo modo vem de encontro com a ideia do tal "mapa" que apresentei.