Rajada máxima em Finisterra 189km/h!
![]()
Alguém me podia explicar o que é a ciclogenese? È a baixa de pressão repentinamente? Mas isso é um fenómeno muito local. não? Ou há possibilidade de se estender a todo o país?
Alguém me podia explicar o que é a ciclogenese? È a baixa de pressão repentinamente? Mas isso é um fenómeno muito local. não? Ou há possibilidade de se estender a todo o país?
Ciclogênese é o processo de abaixamento da pressão atmosférica de superfície com consequente formação de circulação ciclônica. Muitas vezes pode ser disparada por vórtices ciclônicos de altos níveis .
Esses vórtices de ar superior e os centros de baixa pressão à superfície provocam alterações no tempo e podem causar problemas locais e regionais.
Epá mas como é que finisterra tem 970? Finisterra fica no mar bolas... Que se passa?
Ainda existe um adjectivo que é Ciclogenese Explosiva quando a formação da depressão é dada num curtíssimo espaço de tempo e atinge valores muito baixo no seu centro <985Hpa
1011 e a descer rapidamente, o grafico desce a pique aqui na minha estação. Algo está a passar-se que não estava previsto amigos. Essa rajada em Finisterra não estava nas contas de ninguem.
A luz ameaça ir embora daqui, tá a ficar mau isto
![]()
Mas é a pressão real e não a normalizada. Presumo que a estação esteja no alto de um promontório e daí dá uma pressão tão baixa...