Mais uma coisa: a distância que o site refere é a distância percorrida pela sonda na projecção do trajecto na superficie da Terra. Não inclui o deslocamento vertical, portanto!
Abç
Abç
O risco que há, é de com politicas restritivas definidas em gabinetes, se entender que estas coisas da Ciência são coisas de que se possa prescindir...Chingula, pelo que percebi das tuas palavras, não haverá o risco de um dia o IM deixar de lançar sondas por qualquer razão, certo? Ou seja, isto é uma coisa que haverá sempre, enquanto o Mundo for Mundo... estou correcto?
Outra coisa, embora muito remota (se calhar ganhar o euromilhoes é mais facil) há sempre a possibilidade de uma sonda colidir com um avião e se a mesma entra pelos reactores a dentro, nem quero imaginar...
Abç,
DD
Sim, tanto quanto sei o lançamento da sonda é coordenado com a torre de controlo de Lisboa. Mas depois disso não ha qualquer controlo sobre a mesma, ela vai para onde o vento a levar. Embora acima dos 12Km não existe perigo, abaixo dessa altitude há sempre risco de colidar com um avião. Mas lá está, a probabilidade é muito reduzida mesmo...
As sondas do IM não usam paraquedas. É apenas o balão, a corda e a sonda. Se uma coisa dessas entra num reactor de um avião é o suficiente para acontecer uma desgraça. Veja-se o caso de passaros. Uma sonda tem a mesma estrutura e ainda tem 20 metros de corda agarrados...
DD
Sonda de hoje (19-07-2009):