Valores de 60 mm diários não são dias normais, nem sequer ocorrem todos os anos aqui pela zona.
Na última hora, mais uma bátega, desta vez sobre Setúbal que tem assim o acumulado horário mais elevado deste evento até ao momento
Não é possível 68 mm em 5 minutos (mais de 13 mm por minuto durante 5 minutos) na presente situação, não conheço registo algum em Portugal continental onde se tenha atingido este valor e muito menos numa situação de chuva estratiforme sem células muito potentes embebidas. Tem de haver um erro instrumental ou de registo nesta estação:
por aqui ao fim da tarde, por volta das 18h , começou a chuva com alguns periodos durante a noite mais intensos e com algumas pausas pelo meio. Nada de anormal.
De momento não chove
Lá tivemos os primeiros assomos da Pré-Bárbara. Alguma chuva persistente mas apenas moderada.
O acumulado está nos 13,7 mm.
Quanto ao vento, a meio da tarde soprou forte com rajadas; pelas 15.05h tive vento médio de 42,8 km\h e rajada máxima de 58,4 km\h. Nada mau para 1º round...
O céu permanece muito nublado, o vento está fraco, e está ameno.
Que tarde incrível de chuva como por aqui já foi dito várias vezes!
Precipitação contínua, mas com inconstantes períodos de intensidade (ora fraca ora forte/muito forte) desde as 12h30 até às 19h30.
Desde aí acalmou a chuva e o vento, após uma chuvada forte, mas veio o nevoeiro!
Pelas estações mais próximas, o acumulado total deve rondar os 40 mm nesta zona Nada mau para começar!
E se hoje foi assim, com muitos lençóis de água, ramos partidos e trânsito algo caótico, nem quero imaginar amanhã...
Acumulado até agora de 67.5mm
A hora com maior valor foi entre as 10 e as 11, 28.6mm.
Infelizmente não presenciei por estar em Lisboa e não no local onde tenho a estação...
Bem, por aqui para já está incrivelmente calmo - vento fraquíssimo, céu nublado e um acumulado total de 41,4 mm, um novo recorde desde que a estação foi implementada. Com este acumulado diário o mês ficou a 63% da média mensal e tenho quase a certeza que a vou ultrapassar amanhã...