Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)



remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bem que dia... Entre as 18 e as 19 caiu bem, mal se conseguia ver a estrada na A1 sentido Lisboa.

Amanhã parece que é para ser pior...nem sei que diga

9da4f0bbbf5c68cd7ff62ef61f82d764.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Valores de 60 mm diários não são dias normais, nem sequer ocorrem todos os anos aqui pela zona.
Na última hora, mais uma bátega, desta vez sobre Setúbal que tem assim o acumulado horário mais elevado deste evento até ao momento
gsAVzxq.png


A segunda ( Zambujal,Sesimbra) penso não estar com qualquer problema, e choveu mesmo , mesmo muita na zona, principalmente ao final do dia!

Não é possível 68 mm em 5 minutos (mais de 13 mm por minuto durante 5 minutos) na presente situação, não conheço registo algum em Portugal continental onde se tenha atingido este valor e muito menos numa situação de chuva estratiforme sem células muito potentes embebidas. Tem de haver um erro instrumental ou de registo nesta estação:
QnVHGP3.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Lá tivemos os primeiros assomos da Pré-Bárbara. Alguma chuva persistente mas apenas moderada.
O acumulado está nos 13,7 mm.
Quanto ao vento, a meio da tarde soprou forte com rajadas; pelas 15.05h tive vento médio de 42,8 km\h e rajada máxima de 58,4 km\h. Nada mau para 1º round...
O céu permanece muito nublado, o vento está fraco, e está ameno.

Tactual: 15,9ºC
Hr: 90%
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Que tarde incrível de chuva como por aqui já foi dito várias vezes!
Precipitação contínua, mas com inconstantes períodos de intensidade (ora fraca ora forte/muito forte) desde as 12h30 até às 19h30.
Desde aí acalmou a chuva e o vento, após uma chuvada forte, mas veio o nevoeiro!

Pelas estações mais próximas, o acumulado total deve rondar os 40 mm nesta zona :thumbsup: Nada mau para começar!

E se hoje foi assim, com muitos lençóis de água, ramos partidos e trânsito algo caótico, nem quero imaginar amanhã... :shocking:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
33.3mm em Setúbal em 2 horas. 67.4mm totais hoje.

43.1mm em 3 horas na Covilhã.

22.1mm acumulados em Coruche na última hora.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, por aqui para já está incrivelmente calmo - vento fraquíssimo, céu nublado e um acumulado total de 41,4 mm, um novo recorde desde que a estação foi implementada. Com este acumulado diário o mês ficou a 63% da média mensal e tenho quase a certeza que a vou ultrapassar amanhã... :unsure: :rain: