Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Parece-me que a linha de precipitação mais intensa com orientação SW/NE, que originará os acumulados mais elevados, está agora a aparecer no radar.
nAE9cDn.png


Vamos ver onde calha.
 


comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Redemoinhos? Há anos que existem. Mas isso acontece em todo o lado, pontos quentes e boom!
O Sado está igual aos últimos anos, nada de novo. A barragem do Monte da Rocha está com 8%, uma constante nos últimos anos também. A grande diferença está nos campos! Estão secos e não vêem uma boa pinga de água há quê, 2 ou 3 anos?! Infelizmente o último inverno não foi generoso para connosco. O que está pior por aqui é o Mira, que tem a barragem de Santa Clara a 40%, no ano passado (se não me engano) estava a 60%.

Não são Redemoinhos, são poeiras levantadas da terra seca pelo vento forte. Sei bem do que falo!!! O Sado não está igual aos últimos anos, nestes últimos 4 anos está cada vez mais seco, além de não ter água corrente, os pegos estão cada vez mais vazios e as árvores junto às margens cada vez mais secas. A barragem da Rocha está com 8% e a barragem do Mira está com 40% e a do Mira é a que está pior!!! Excelente interpretação, sem dúvida!!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Encontrei no facebook...



Aqui, temos um barómetro quando a piscina mete água é que choveu bem. :lol: Obrigado, Vamm. ;)

Levo 42 mm acumulados, choveu muito forte entre as 6h e as 6h30m. Até agora, o modelo mais certeiro é o Harmonie/Arome que ontem mostrava a tal linha de instabilidade nesta zona e assim foi, veremos o que nos reserva a tarde com aviso vermelho.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Lá vem a linha de precipitação mais intensa da Bárbara, agora vamos ver onde no Sul calha :D

RDa72se.png



Entretanto por aqui chove moderada e constantemente, e com aumento do vento.
Parece que vai ser um cenário parecido com o que o ICON mostra, com a primeira linha mais intensa a entrar por Sines.

Acumulados mais significativos da rede netatmo, até ao momento:

62.4mm numa estação netatmo de Sines. 35mm mm na do MeteoAlentejo.
45mm em Azinheira dos barros, no Vale do Sado;
39mm em Alvito;

No Alto Alentejo:
33.6mm na estação MeteoAlentejo em Portalegre.
23.6mm na netatmo que tenho como referência.

Se a linha atingir a região, só espero que não haja problemas de maior. Felizmente, até ao momento a precipitação que tem caído tem sido boa para os solos absorverem.