Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Algo interessante de se verificar é a evolução da percentagem de água no solo dos últimos 3 dias.

8eILbWP.gif
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
O anterior máximo diário era de 75,5mm também em Outubro

Também em Évora foi batido o record de precipitação diária.
Foi giro ver o pessoal do Alentejo a deitar a toalha ao chão e que não ia chover nada de jeito e ainda era de manhã, e depois é só records. :thumbsup:

Esse gráfico apenas é referente ao período 1971-2000. O máximo diário pode muito bem ser outro :)
O máximo era de certeza outro, em novembro de 2007 houve um valor de 81 mm (que, obviamente, poderia muito bem também não ser o máximo diário)
Esse 1 mm de ontem em Beja é sinal de que a estação não está a medir bem.

Pelas estações amadoras próximas devem ter caído 50 mm em Beja
Pois... Costumava haver a vantagem em Beja de a estação da base aérea existir nestes momentos, mas nos últimos meses apercebi-me que se a temperatura apresenta valores em geral corretos, a precipitação anda com um bug qualquer e dá valores muito maiores que os reais... Beja está com 78,1 mm ontem, mas não choveu tanto assim, Portalegre levou 150,1 mm mas no ogimet aparece com 249,8 mm...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Isso do Ogimet parece ser um bug com a forma que eles calculam a precipitação diária. Acho que fazem uma soma direta das observações de cada SYNOP, apesar do facto que em certas horas (às 18h UTC por exemplo) a estação reporta o valor das últimas 12h e não o valor horário.
Sim, mas creio que ontem publicaste aqui os valores horários de Portalegre, assim dava para "corrigir", onde ser vê isso?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Sim, mas creio que ontem publicaste aqui os valores horários de Portalegre, assim dava para "corrigir", onde ser vê isso?
Eu só vi pelas observações do IPMA e somei por mim, o gráfico é horário, portanto. :p Só usei o Ogimet para ver o valor que saiu das 23h UTC, que saiu primeiro do que no site do IPMA.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu só vi pelas observações do IPMA e somei por mim, o gráfico é horário, portanto. :p Só usei o Ogimet para ver o valor que saiu das 23h UTC, que saiu primeiro do que no site do IPMA.
Acho que não me expliquei bem, onde dá para ver os valores horários no ogimet? Aqueles que foram publicados. Eu só sei ver o resumo diário, não sei onde se vai ver esses valores horários individuais
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)