Auto estrada criada…desde a Gronelândia até à Península Ibérica.
E por essa imagem, com bastante trânsito!
Ingrid 964 hPa continua a ciclogénese, flanco SSW com vento força de furacão.
Núcleo 985 hPa a WNW será absorvido, não perturbará o trânsito na "auto-estrada", segundo o NWS.
O UKMO/MetOffice também o assinala, sem identificar o centro e a pressão, mas terá aproximadamente o mesmo valor.
A 24 horas também tende a desaparecer restando a frente oclusa que tinha começado a enrolar-se nele, aquando da sua geração.
Uma nova depressão, com 988 hPa previstos para amanhã às 18:00, tomará praticamente o lugar que o núcleo a ser absorvido por Ingrid ocupava hoje à mesma hora. Ou seja, vai conseguir o que esse núcleo parecia que ia fazer hoje: interromper o trânsito da massa de ar polar.
E é assim que amanhã à noite, com Ingrid a entrar em fase de enchimento e estacionária, o fluxo polar tem já o seu final bem marcado pelo surgimento de uma crista de alta pressão na dianteira do sistema frontal da nova depressão. Mas é nesta fase que chega ao continente a massa de ar mais fria. Note-se o estreitamento no intervalo entre isóbaras na área 40ºN-50ºN / 20ºW-10ºW: essa zona é a da última massa de ar catapultada por Ingrid no seu flanco sudoeste e que irá atingir o continente durante a noite de Sexta/madrugada de Sábado, com os ventos mais fortes e maior probabilidade de neve.
"
[Previsão para 6ª feira...]
Queda de neve acima de 600/800 metros de altitude nas regiões Norte
e Centro, podendo descer temporariamente para os 400 metros no
extremo norte no final do dia, e nos pontos mais altos da serra
de S. Mamede a partir do final da tarde.[...]"
"
[Previsão para sábado...]
Queda de neve acima de 600/800 metros de altitude, mais frequente
nas regiões Norte e Centro, podendo descer temporariamente a cota
para os 400 metros até início da manhã.[...]"
Depois, a parte terminal do que resta da corrente polar está já em transição para a aproximação da superfície frontal quente do sistema frontal da nova depressão, 985 hPa, durante a tarde de Sábado. Normalmente é nesta aproximação que ocorrem os últimos aguaceiros gelados da massa de ar frio precedente, os Cumulonimbus mais "idosos" de grandes bigornas fibrosas, em "fim de vida".
Ingrid 978 hPa e a nova depressão sua sucessora, também 978 hPa, vão unir-se...
Sábado à noite poderá continuar a nevar até à passagem da frente quente (intersecção da superfície frontal quente com o nível do solo), altura em que terminará o evento de neve de Ingrid. Esta será absorvida pela sua sucessora 981 hPa.
Mais uma potente tempestade 991 hPa nasce a sudoeste da Terra Nova.
Enquanto a fusão das duas depressões, 984 hPa, estagna sobre a Irlanda, a nova tempestade 960 hPa vai começar a conduzir a corrente WSW em massa de ar subtropical.
Fim do evento Ingrid no início do dia de Domingo.
O que vem a seguir poderá ser ainda mais intenso, mas sobretudo em chuva.