Detalhe, a saída é de ontem (Tue 20 Jan 12Z - reparar no canto superior esquerdo). A de hoje será Wed 21 Jan 12Z, entretanto já disponível no Meteociel
A 9 de Janeiro de 2021, nevou, estive lá e tenho imagens disso, que possivelmente deverão estar algures por aqui,
na sexta vou rumar até Fátima para por lá pernoitar, no jipe , e depois ir até ao topo,
acesso apenas com veículos todo-terreno,
Eu gostaria muito de ver essas imagens! O presidente da junta de Fátima publicou umas imagens nesse dia da pouca neve que caiu nos pontos mais altos da freguesia mas já não as consigo encontrar.
Na saída agora das 12 z do ECMWF no período de maior frio ( madrugada de sábado) a precipitação fica mais no litoral, já se sabe que aquela previsão de neve no Porto e noutros locais de baixa altitude e tão em cima do mar será para esquecer.
No interior dos distritos, e dependendo da distância ao mar e altitude, acredito em neve.
Na sexta-feira já deverá nevar bem em alguns locais do interior Norte/Centro, conforme as altitudes
Pois, a precipitação neste tipo de situações fixa se mais no litoral e o modelo deve ter isso em conta...De qualquer das formas acaba por ser um exagero.
Eu diria que, apesar de um pouco mais comedido, está quase tudo como dantes no WRF 12z, um nevão excepcional a cotas médias e possibilidade de acumulação na Fóia e noutros locais mais insuspeitos como nas cidades de Vila Real, Guimarães, Felgueiras, Lamego, Mangualde, Oliveira do Hospital e nos arredores de Chaves e Viseu.
O ECM está efetivamente bastante menos otimista quanto a precipitações na madrugada de sábado para dentro da faixa litoral, e são essas as que poderão fazer com que neve nesses sítios mais insuspeitos.
Relativamente à precipitação modelada pelo ECMWF.
Esta precipitação criada por frentes de células mais ou menos convetivas são extremamente difíceis de prever.
Deixo vos o exemplo de três locais distintos, a previsão de acumulação em 24 h pelo modelo europeu segundo a RUN das 00 de hoje e o que realmente se verificou no terreno até às 19:30. (Sendo que ainda faltam + de 4h para o período completo das 24h).
Sátão:
Previsão 18,3 mm
Observado as 19:30: 20,3 mm
(Muito próximo da previsão)
Proença a Nova
Previsão 18,5 mm
Observado as 19:30: 36,1 mm
(+ 90% da previsão)
Tondela
Previsão 21,7 mm
Observado as 19:30: 56,7 mm
(Quase o triplo do modelado e ainda não chegamos às 24:00)
Com uma atmosfera assim:
Acho que devemos observar a precipitação nos modelos com cautela.
Realizei o mesmo exercício com o GFS e obtive resultados muito similares.
E isto é uma previsão do dia, para o próprio dia. Quase um nowcast do modelo
Acho que não me lembro de ver uma previsão de neve assim em volta daqui de Braga desde que acompanho o site da imagem. Até 5cm aparece no Sameiro a 570m. Não estou com muito expetativas disso, mas veremos o que sairá daqui.
Acho que não me lembro de ver uma previsão de neve assim em volta daqui de Braga desde que acompanho o site da imagem. Até 5cm aparece no Sameiro a 570m. Não estou com muito expetativas disso, mas veremos o que sairá daqui.
Ingrid terá uma vida e influência directa relativamente curta, 6ªfeira às 12h o fluxo polar é radicalmente cortado pela geração de núcleos satélite devido à injecção de ar subtropical pelo flanco noroeste do anticiclone.
Sábado 24, a dianteira dessa massa de ar sub-tropical estará quase a chegar ao continente cerca do meio-dia. A correspondente superfície frontal quente estará a empurrar a última massa de ar frio, na retaguarda de um núcleo satélite da Ingrid formado durante a tarde a noroeste da Galiza. A formação deste satélite tem alguma incerteza. Visível na carta de Sábado às 12h, 992 hPa a entrar no Mediterrâneo.
Domingo 25, o fluxo sub-tropical conduzido pelo anticiclone nas Canárias trará uma radical subida de temperatura e extinção, logo a partir da manhã, das condições para neve, excepto talvez nos cimos das serras mais elevadas, Estrela em particular.
Já é visível a sucessora de Ingrid, 952 hPa nesta carta para Domingo.
Previsão da situação de 6ª e Sábado segundo o UKMO/MetOffice: há diferenças em relação ao NWS, a substituição da massa de ar polar talvez não ocorra tão cedo.
Este seria o filme completo de Ingrid até às 12h de Sábado: não há os núcleos satélite visíveis nas cartas do NWS de 6ª e Sábado, o fluxo polar mantém-se Sábado à tarde.