Seguimento Especial Depressão INGRID (22-25 de Janeiro 2026)

Bem, amigos, acho que aqui por Lisboa e depois de mais uma bela chuvada, os 6 graus que agora estao e a ausencia de vento forte nao merecem que eu fique acordada mais tempo...
Amanha a ver se espreito o alerta vermelho ali para o Guincho ou praia Grande. Gostava mesmo de ir á Nazare mas amanha nao vai mesmo dar...
A todos aqueles que estao em locais com boas hipoteses de ainda ver cair neve esta madrugada, boa sorte em ficarem acordados esta madrugada, que isto de facto é raro de acontecer, e nao é de todo todos os anos que acontece...

Cuba (Beja): 3.8°C e 1.3mm na última hora. Cota da estação 248m.
Não estou no local, mas com estes dados nem deve faltar muito para o dito elemento branco… alguém pela região com estes valores de temperatura?

Água-neve e 3.5ºC :D
Permanecem os 3.5ºC com chuviscos. Se a temperatura descesse pelo menos para aí mais 1,5ºC poderia ter mais sorte. O água-neve foi muito passageiro e nem 5min durou até ser tudo água de novo, mas é um sinal que a ISO 0º não anda longe não (até porque não foi um aguaceiro muito forte).

Última edição:
Em Vila Viçosa por volta das 22h caiu um aguaceiro prolongado de água neve com muitos flocos à mistura na passagem de um eco amarelo. A temperatura tem estado sempre entre os 2 e os 3°C. Não vai dar para acumulações mas é provável que caiam mais alguma flocos durante a madrugada.

Destaque também para alguns flocos em Borba e Estremoz, maioritariamente misturados com alguma chuva.

Acredito que no alto da serra d'ossa tenha acumulado um pouco (650m), mas os acessos só com 4x4.

Diria que com as temperaturas que se verificam agora e os aguaceiros a varrerem o baixo Alentejo pode verificar se também alguma água neve em locais como a Serra de Portel, Mendro, Alcaria Ruiva,..

Permanecem os 3.5ºC com chuviscos. Se temperatura descesse pelo menos para aí mais 1,5ºC poderia ter mais sorte. O água-neve foi muito passageiro e nem 5min durou até ser tudo água de novo, mas é um sinal que a ISO 0º não anda longe não (até porque não foi um aguaceiro muito forte).
Estará a nevar em Silvares caparross?

Sigo neste momento com 1.6°C, cai chuva misturada com neve. Acho que será difícil acordar amanhã com uma camada de neve na rua.

Bom, mas já que estamos na reta final da Ingrid, apenas dizer que pelo menos deu para regalar a vista durante uns 10 minutos, quando a neve começou a cair seca e em relativa quantidade (infelizmente estava tudo molhado por isso não acumulou). A última vez que vi neve de jeito a cair (e por acaso naquela vez acumulou) associada a uma entrada atlântica foi a 23 de março de 2017. Em todas as entradas atlânticas que vieram depois, na maior parte das vezes apanhava apenas uns flocos muito tímidos entre as gotas da chuva mais grossa. No caso da Ingrid, já foi bom conseguir ver neve (só neve) cair.

E aprendi algo importante: parece que o que está a dar para neve a cotas baixas são as retrógradas e os choques de depressões atlânticas com ar frio continental...
O inverno ainda tem muitos dias pela frente. Vamos lá ver o que nos sai na rifa

Estará a nevar em Silvares caparross?
Em Silvares, na serra acredito que sim, e em Caparrosa talvez o água-neve seja mais frequente porque é uma localidade que está mais alta.

Entretanto sleet e agora água-neve de novo com 3.4ºC

Cuba (Beja): 3.8°C e 1.3mm na última hora. Cota da estação 248m.
Não estou no local, mas com estes dados nem deve faltar muito para o dito elemento branco… alguém pela região com estes valores de temperatura?
Por Beja (250m), a temperatura desceu dos 5°C para os 3,5°C, desde a passagem de um aguaceiro mais intenso, com granizo de pequenas dimensões. Não sei o que a madrugada irá reservar, mas o frio em está instalado. Do outro lado da fronteira, não muito longe daqui, na Serra de Aracena (por volta dos 650-700m), já neva. Acredito que aqui, mais a sul, só apareça o elemento branco no topo da serra de Monchique (Foia).

Última edição: