Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Estado
Fechado para novas mensagens.
Por aqui sigo com 2.3ºC...

Hoje de manhã, apesar da mínima ter sido positiva 0.2ºC, uns recipientes com água que tinha no quintal começaram a formar uma fina película de gelo. O arrefecimento radiativo devia estar potente e em conjugação com o ar seco deve ter permitido isto.

Não espero grande mínima para esta noite, o frio em altitude é muito mas a ventania também é demais.. Ou seja este evento para mim será um dia cheio de nada, nem mínimas, nem geada, nem neve só um dia gelado de temperaturas positivas céu nublado e mais nada, para isto dispenso...

Enfim, estou a entrar no modo lamechas, mas pronto morro sempre na praia nestes fenómenos e amanhã vai ser mais uma frustração ficar a ver nevar aqui ao lado :facepalm:...
é complicado...estes eventos de neve, para além do sítios altos ou no Norte já bem conhecidos, acho sempre que ficam muito aquém do esperado - vai havendo sempre qq coisa, mas nunca é aquele evento generalizado esperado por todos...

Por aqui sigo com 2.3ºC...

Hoje de manhã, apesar da mínima ter sido positiva 0.2ºC, uns recipientes com água que tinha no quintal começaram a formar uma fina película de gelo. O arrefecimento radiativo devia estar potente e em conjugação com o ar seco deve ter permitido isto.

Não espero grande mínima para esta noite, o frio em altitude é muito mas a ventania também é demais.. Ou seja este evento para mim será um dia cheio de nada, nem mínimas, nem geada, nem neve só um dia gelado de temperaturas positivas céu nublado e mais nada, para isto dispenso...

Enfim, estou a entrar no modo lamechas, mas pronto morro sempre na praia nestes fenómenos e amanhã vai ser mais uma frustração ficar a ver nevar aqui ao lado :facepalm:...
Deixa lá, também não vai ser aquele nevao que todos ansiamos, infelizmente a precipitação não é muita....:(

Hoje dia muito frio, no mesmo registo dos últimos, com máxima de 10.3°C e vento de NW moderado. Deixo uma foto de hoje ao início da tarde, onde se observam, numa perspetiva para Sul, nuvens médias (alto estratos) a meandrar/ondular. Achei interessante...

10.2°C agora
67a787344742e1c8afbd1b335a7b76af.jpg

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk
Parecem-me nuvens Kelvin-Helmholtz já muito desfeitas:
https://earthsky.org/earth/kelvin-helmholzt-clouds

O IPMA na sua previsão a 10 dias na sua atualização colocou o Concelho de Ourém com precipitação da 14h ás 18h o que dá-me mais algumas esperanças apesar de eu preferir que essa precipitação se eventualmente caísse fosse mais para o final do dia. O factor que acho relevante e que pode explicar as cotas do IPMA só de 400 metros é o vento que pode fazer estagnar a temperatura. Nesto momento 3,0 ºC e 38% HR esta temperatura já estagnada talvez devido algum vento que está lá fora.
Edit: O IPMA aumentou e muito as chances de precipitação para o distrito de Santarém. Quase todos os concelhos senão todos com chances de precipitação acima de 40%.

Última edição:
O IPMA na sua previsão a 10 dias na sua atualização colocou o Concelho de Ourém com precipitação da 14h ás 18h o que dá-me mais algumas esperanças apesar de eu preferir que essa precipitação se eventualmente caísse fosse mais para o final do dia. O factor que acho relevante e que pode explicar as cotas do IPMA só de 400 metros é o vento que pode fazer estagnar a temperatura. Nesto momento 3,0 ºC e 38% HR esta temperatura já estagnada talvez devido algum vento que está lá fora.
Edit: O IPMA aumentou e muito as chances de precipitação para o distrito de Santarém. Quase todos os concelhos senão todos com chances de precipitação acima de 40%.

Olha que pela minha experiência em Fátima é melhor a precipitação cair durante o dia devido à mais baixa humidade :) e claro à luz do dia sempre é mais bonito! :D

Calma que a hora de Portugal é amanhã :D Claro está que nada a ver com o cenário espanhol mas... qualquer coisa é bem vinda. O GFS 18z (não que já importe muito) mantém o cenário como esperado, mas também achava que era para estar a chover agora... Prolonga um pouco o evento pela madrugada de sábado a dentro.
O GFS lá vai mantendo qualquer coisa... mas agora não vale a pena olhar mais os modelos, é ir acompanhado, pois podem falhar perfeitamente.

Olha que pela minha experiência em Fátima é melhor a precipitação cair durante o dia devido à mais baixa humidade :) e claro à luz do dia sempre é mais bonito! :D
Mas mesmo que caía precipitação existe um factor que não está a deixar muito otimista o vento. Se ele estiver como hoje a temperatura vai estar sempre estagnada. Pode ser que ele acalme até á eventual chegada de precipitação. Na noite passada já estava quase ás 22h com 0 graus e começou o vento e a temperatura subiu até 2 graus e por isso praticamente não houve geada.

Boas noites,

Hoje o dia voltou a ser mais frio pela lezíria, muito por culpa do vento absolutamente gélido que se fez/faz sentir. Máxima de 10,7 ºC e mínima de 3,7 ºC. Neste momento já desceu para 5,2 ºC. Bonito entardecer, do qual só dei conta quando tirei os olhos das roseiras que estava a podar no jardim :D Já foi tarde demais para ir correr buscar a máquina... :disgust: (Mas pronto, a neve que cairá amanhã ajudar-me-á a esquecer o infortúnio de hoje...:lol: )

Estado
Fechado para novas mensagens.