Seguimento Especial FILOMENA (08-10 Jan 2021)

Estado
Fechado para novas mensagens.


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Guarda? Viseu? Ou outro local?

Atenção que amanhã e no domingo é proibido circular entre concelhos e com recolher obrigatório às 13 h...são medidas estupidas eu sei, mas é o que temos...isto porque vírus só ataca aos fim de semana e de preferência depois das 13horas...

Ou seja, podes sair, mas sem um motívo válido e justificado estás por tua conta e risco, em termos de eventuais coimas, caso sejas fiscalizado :unsure:

Desculpem o off tópic.

Aqui em Azinhoso seguimos com muito vento e frio, apenas -0.3ºc :cold:
 
Última edição:

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,625
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
;) Boas pessoal.
Para neve amanhã durante a tarde/noite, mais perto do Porto, o que recomendam?

Guarda? Viseu? Ou outro local?

Pelas previsões, no Nordeste do distrito de Viseu deverá nevar bem.
Assim como na maior parte do distrito da Guarda.

Aqui a temperatura já pouco está a subir, 4.4ºC

Temperaturas às 13:07
beira-alta.jpg
 

karkov

Cumulus
Registo
15 Nov 2007
Mensagens
428
Local
Guimarães
Atenção que amanhã e no domingo é proibido circular entre concelhos e com recolher obrigatório ás 13 h...são medidas estupidas eu sei, mas é o que temos...isto porque vírus só ataca aos fim de semana e depois das 13horas.

Ou seja, podes sair, mas sem um motívo válido e justificado estás por tua conta e risco em termos de eventuais coimas, caso sejas fiscalizado :unsure:

Desculpem o off tópic.

Aqui em Azinhoso seguimos com muito vento e frio, apenas -0.3ºc :cold:

Falaste bem...

Censurem-me mas equaciono dar um passeio pelo Gerês com as pequenas... com estes dias de geadas fortes a mais velha (quase 5 anos), quase todos os dias pede para ir a neve...

PS- estimo que o governo se f***


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
;) Boas pessoal.
Para neve amanhã durante a tarde/noite, mais perto do Porto, o que recomendam?

Guarda? Viseu? Ou outro local?

Se queres ver uma quantidade boa de neve tem que ser na zona da Guarda. Se te contentares com alguns farrapos acho que bem mais próximo do Porto tens Vila Real e a vertente oriental do Marão.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
A manhã foi com temperatura mínima mais alta do que esperava com 1,0 °C talvez devido ao vento que se fez sentir e á nobulosidade. Ainda não perdi completamente a esperança de ver algum elemento branco apesar de ser pouco provável. No site do Windy modelos como o ICON ou ECMWF colocar-me 0,2mm de precipitação. É uma questão de ir fazendo o Nowcasting. De momento posso dizer que tenho bastante nobulosidade a Sul/Leste e estou com 5,0 °C e 40 % HR.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Ou seja tudo indica que nao vai ser nada de especial nem nada que não ocorra todos os anos...neve nos locais habituais, tirando um ou outro ponto no Sul. Não se trata de um evento de cotas baixas mais generalizado como em 2006. Nunca pensei que 29 de Janeiro de 2006 fosse tão difícil de repetir.
 

Northern Lights

Cumulus
Registo
1 Ago 2019
Mensagens
436
Local
Lisboa (Ocidental)
Ou seja tudo indica que nao vai ser nada de especial nem nada que não ocorra todos os anos...neve nos locais habituais, tirando um ou outro ponto no Sul. Não se trata de um evento de cotas baixas mais generalizado como em 2006. Nunca pensei que 29 de Janeiro de 2006 fosse tão difícil de repetir.

10,5 °C.

Não é nada fácil esse 29 de janeiro repetir-se. É precisa uma condição muito particular de vários fatores que se têm de conjugar. Para piorar a situação, Lisboa é uma ilha de calor autêntica...
Lembro-me desse dia, como se fosse ontem :)

Enviado do meu HD1903 através do Tapatalk
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Boa tarde,

Mais um dia gelado, mínima de -2,8°C.:cold: Merelim às 8h marcava -4,7°C, certamente chegou aos -5°C.:cold: A geada vai-se acumulando, os cristais estão enormes e então quando lhes dá um bocadinho de sol por entre as árvores ficam um espetáculo! :w00t::eek:

De manhã passei perto do rio Cávado e o carro marcou -5°C em várias zonas mais próximas do rio. (eram 8h25, o relógio está adiantado uma hora)
PXL-20210108-082543333.jpg
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,625
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Há-de haver muita neve em Castro Daire ...

Não me parece, não é suficientemente interior.
No distrito de Viseu, os concelhos onde deve nevar mais são, Penedono, Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e São João da Pesqueira.

4.7ºC
Guarda ainda nos -3ºC na última actualização do ipma, impressionante!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
10,5 °C.

Não é nada fácil esse 29 de janeiro repetir-se. É precisa uma condição muito particular de vários fatores que se têm de conjugar. Para piorar a situação, Lisboa é uma ilha de calor autêntica...
Lembro-me desse dia, como se fosse ontem :)

Enviado do meu HD1903 através do Tapatalk
sim é isso, Lisboa é uma espécie de Ilha de calor. Clima bem mais abaixo da sua latitude real. A situação das encostas viradas a Sul e o próprio calor que cidade gera não facilita nada. As nevadas históricas de Lisboa até aos anos 50 serão cada vez mais difícil de repetir.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.