Seguimento especial Mau Tempo 18-22 Novembro 2007

• Thread starter Thread starter RMira
  • Data de início Data de início
Re: Seguimento especial Mau Tempo 19-22 Novembro 2007

neste modelo ve-se claramente o choque das duas massas:

modelo.asp

A sub tropical ganha!!!

Por esse modelo eu aqui em Aveiro vou apanhar o choque em cheio:cool:

Em Chaves já aconteceu isso de a agua congelar na superficie!!! Lembro.me de chover, mas congelar no solo, nas paredes, nos portoes e depois caiu uma bruta nevada! Mas não me parece que isso irá acontecer! As temperaturas vão subir e muito! No Accuweather ( vale o que vale) diz "frizing on surfaces" para Chaves! Oxalá estivessem correctos!!!:D:D:D

Vão subir vão vão é subir á cabeça :lmao:

Isto vai ser o acontecimento mais maluco a que vou assistir desde que tou vivo e gosto de meteorologia.

O tempo já está a mudar, por aqui o vento intensificou-se com rajadas de quase 30 Km/h de WNW, e a humidade não desce com a subida da temperatura. É o fim da inversão térmica que tem gerado estas temperaturas tão díspares no nosso território. Em zonas como Mirandela ou Chaves as temperaturas mínimas vão subir mais de 10ºC.

Boas Pessoal!!

Bem eu nunca tinha assistido a um choque! :D

Mas parece-me que o Algarve não vai levar assim com muita chuvada, acho que o Centro vai estar pior!

O Freemeteo está a colucar pouca chuva pó meu gosto, só 32.5mm. :(

Axu isso muito pouco, devia ser mais. Vamos lá ver o que acontece. :)

Mas o Meteorogram para Faro já mete 46mm :p

É pena a minima aumentar, era muito bom fazer muito frio, chuver muito, fazer muita trovaoda. Uma grande tempestade :rolleyes:

21201662metgramri6.gif

Cumps:thumbsup:

Mas parece-me que o Algarve não vai levar assim com muita chuvada, acho que o Centro vai estar pior!
O Freemeteo está a colucar pouca chuva pó meu gosto, só 32.5mm. :(
Axu isso muito pouco, devia ser mais. Vamos lá ver o que acontece. :)
Mas o Meteorogram para Faro já mete 46mm :p
É pena a minima aumentar, era muito bom fazer muito frio, chuver muito, fazer muita trovaoda. Uma grande tempestade :rolleyes:

É mais meu vizinho aqui para Olhão dá quase mais 3 mm do que em Faro:D:D:lmao:

Para este primeiro episódio o frio ficará às portas da PI...

00001200711181557gi3.jpg

Mas entao afinal, posso ir trabalhar ou nao amanha?:lmao: Seria muito pedir ao s. pedro pra baixar as cotas de neve? :D

o IM nao alterou alertas? nao consigo aceder ao site... é sempre assim quando ha fenomenos mais extremos, a malta mete-se toda na net à espera de noticias...
bem, espero que se cumpra o ditado: Não há fome que não traga fartura... :)

Precipitação a 30h segundo o GSF:

rtavn304sg0.png

Precipitação para os próximos dias segundo o HIRLAM:

totalpu0.png

Fonte: © IMN

Pessoal limpem as Sarjetas:rain::rain::rain::rain:

Esses mapas do INM costumam ser muito certos, portanto desta vez o norte vai ter muita :rain:

Exactamente. Esses mapas são baseados no Modelo HIRLAM que é um modelo regional/mesoescala muito melhores que os modelos globais nas previsões a curto prazo. Aliás é para isso que eles existem, para previsões a curto prazo tendo em conta as especificidades locais.

Precipitação a 30h segundo o GSF:
Precipitação para os próximos dias segundo o HIRLAM:
Pessoal limpem as Sarjetas:rain::rain::rain::rain:

Acrescento uma animação dos dois modelos, ambos baseados em run's das 12z, a começar nas 18z de hoje e a terminar nas 12z de 3ªfeira.

GFS

gfs-12.gif

HIRLAM

hirlam-8.gif

Contudo o cenário previsto ja foi pior :sad:
Como vai a comunidade meteo aqui do forum? tudo bem? :p
Tenho estado a acompanhar o desenvolvimento da coisa atraves de voces, dos modelos e pelas imagens do Meteosat, mas não me parece muito propicio a tempestade e a fenomenos extremos, tenho a ideia de que não existe lá grande desenvolvimento da coisa e a pressão la vai baixando, mas muito devagar.
Existe alguma tendencia para a massa sub tropical ganhar força:huh: parece-me um pouco fraquinha :(. Espero que traga mais do que vento e umas chuvadazinhas miseráveis. :unsure:

:thumbsup:

Contudo o cenário previsto ja foi pior :sad:
Como vai a comunidade meteo aqui do forum? tudo bem? :p
Tenho estado a acompanhar o desenvolvimento da coisa atraves de voces, dos modelos e pelas imagens do Meteosat, mas não me parece muito propicio a tempestade e a fenomenos extremos, tenho a ideia de que não existe lá grande desenvolvimento da coisa e a pressão la vai baixando, mas muito devagar.
Existe alguma tendencia para a massa sub tropical ganhar força:huh: parece-me um pouco fraquinha :(. Espero que traga mais do que vento e umas chuvadazinhas miseráveis. :unsure:

:thumbsup:

relaxa... ela vai cair bem.. :inocente:

Boas Pessoal!!

Eu Consigu aceder ao IM.

Aqui deixo os avisos deles.

avisosimnw2.jpg

O IM deu Alerta amarelo a quase todos os Distritos de Portugal e Ilhas por causa de Vento Forte a Muito Forte, Trovoadas Frequentes e Dispersas, Chuva Forte.

Atenção Pessoal porque esta festa começa ja a partir do Dia de Amanha;)

Cumps:thumbsup: