Seguimento Especial - Trovoadas e Instabilidade 24-28 Agosto 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por aqui céu limpo, só a norte daqui há algumas nuvens.

Vamos ver então se esta tarde se dá o mecanismo de disparo da convecção nalgum local.

A avaliar pelo GFS, que apesar de dar algum precipitação convectiva em quase todo o território, o mais provável será logicamente o interior.

prmx9.gif
capebe6.gif


Mas no litoral norte e centro há a vantagem das nuvens que circulam próximo ao centro da depressão já estarem mais desenvolvidas, embora a tendência delas é a de não entrarem.

Relembro que se hoje alguma célula mais intensa se desenvolver ela terá alguns riscos de adquirir rotação e se tornar supercelular devido à elevada vorticidade atmosférica provocada pela proximidade do nucleo da depressão, daí o alerta "2" do Estofex.

estofexjl6.jpg

http://www.estofex.org/

Agora resta saber se de facto a convecção vai conseguir disparar nalgum lado. Eu julgo que sim. É aguardar ...

animri6.gif
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Caiu muito mais granizo ou saraiva aí do que aqui.

Qual o diâmetro dessas pedras? Aqui eram bem pequenas uns 0,5cm se tanto.

Por acaso nem me lembrei de pegar numa pedrinha para ver o tamanho, mas eram pequenas.

Agora a coisa acalmou muito, o sol espreita por entre as nuvens e há muita neblina (?). A temperatura actual é de 20,5ºC, máxima momentânea do dia. Recolhi 13,0 mm no pluviómetro no dia de hoje.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Em Melgaço nada a apontar. Aguaceiros durante a noite e de manhã. Alguns cortes breves de electricidade.
Neste momento estão 27.8ºC e muito abafado :hehe:
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Em Gaia o ceu esta coerto de nuvens, e ja se ouve ao longe a trovoada.... Esta um dia de autentico calor, mas durante a tarde a temperatura ja desceu um bom bocadode 27ºC as 13h30min e agora estão 22,2ºC...
A humidade tambem ja subiu de 57% para 73%, e o vento ja acalmou, mas esta 14Km/h

Abraços!!!!!!:)
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Está de facto horrivel. Não sei qual será a HR mas deve estar muito alta.

Foto para S/SW tirada há poucos minutos....

hgvy3.jpg
 

thunder-storm

Cirrus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
50
Local
Coimbra
boas pessoal.....

bem..depois de ter referido que durante o dia de ontem..nada se tinha passado...ela também apareceu aqui em Coimbra...entre as 6:30 e 8:00...tivemos alguns aguaceiros fortes...mas nada do que já se viu em outras localidades....e bastante trovoada...mas como referi...tudo dentro do normal para um dia com estas condições...

de acrescentar que no momento..está um dia bastante abafado mas com sol...nuvens apenas no horizonte...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A ver se continua a desenvolver no Minho ou se vai toda para Espanha.
Ligeiramente mais a sul também parece o início de qualquer coisa a nascer.

93433823tw4.gif
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Aí está, mais escuro ainda...

rreye6.jpg
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Notícia lamentável. Está a arder uma casa de dois pisos, antiga, no centro da cidade de Braga, junto à Igreja de São Vicente. Os bombeiros chegaram logo ao primeiro fumo mas a casa já estava muito danificada. Mesmo com várias mangueiras de bombeiros e um forte aguaceiro por cima, dá todo o aspecto de que o interior já está bastante danificado. É perto de mim, cerca de 50 metros da minha casa. São vizinhos, praticamente. As pessoas no local dizem que foi faísca. A trovoada metia medo, estava mesmo por cima de nós. Depois isto. Lamento.