Seguimento Europa - 2008



nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Descida dramática da temperatura pelo norte e centro da Escandinávia nas últimas 24 horas.
No norte e centro da Suécia onde há 2 dias atrás as temperaturas roçaram os incríveis 30º para aquelas tão elevadas latitudes,hoje ,agora, nesses mesmos locais há registos de 5º ,ou até menos e com vento moderado.
Há 2 dias atrás,quase todo o litoral norueguês terá sido uma das zonas mais aprazíveis do Globo,com céus limpos e temperaturas entre os 20 e 25º.
Hoje, agora, 7º, 9º e chuva contínua.
E as prespectivas para a região para os próximos dias não serão muito animadoras .
Tudo indica que irão pagar caro aquela extraordinária semana de Verão.
E esta advecção fria atingirá em breve países vizinhos, a sul.
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
Bem pra semana tou a viajar para a Alemanha, salvo seja se esta greve continua ainda fico é cá :unsure: não vou na esperança de apanhar bom tempo, vamos la a ver
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Parece que o nosso amigo henriquesillva anda com sorte em terras suiças.

Hoje, os alpes levaram com uma boa dose de neve.:D

Em St.Moritz, a 1822m de altitude, chegou mesmo a cair água neve quando a temperatura atingiu os 2ºC ao inicio da tarde (a temperatura prevista era entre 6 a 8ºC) :hehe:


St Moritz, Grisons, Suiça, agora ao fim da tarde.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
É normal nevar na Suiça quase no Verão?:huh::shocking:
Ou é uma situação pouco frequente?

Para cotas de 2000 metros para cima não é invulgar embora não frequente. Normalmente as neves no verão fixam-se nos 3000 metros.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Este foi o sexto Inverno que um amigo meu foi para St. Moritz trabalhar e disse-me que este ano foi o ano que mais nevou. Agora nevar nesta altura é que será mais estranho, mas se repararmos as mínimas andam bastante baixas para a altura.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Este foi o sexto Inverno que um amigo meu foi para St. Moritz trabalhar e disse-me que este ano foi o ano que mais nevou. Agora nevar nesta altura é que será mais estranho, mas se repararmos as mínimas andam bastante baixas para a altura.

Eu tenho acompanhado via webcam alguns lugares da Suiça, e de facto nos Grisons, este ano começou a nevar mais cedo e a neve aguentou-se para lá do meio de Maio.:thumbsup:
Foi um ano muito bom em termos de neve, a contra balançar com os dois últimos invernos onde as estâncias tiveram de recorrer a neve artificial :(
No final de 2006, inicio de 2007, muitas encostas alpinas foram varridas por incêndios alimentados pelo forte vento e pela vegetação seca. Encostas que para a altura do ano que era, deveriam estar cobertas de neve.


Já agora:

Savognin no último dia de Setembro de 2007: Primeiro nevão dos alpes suiços a baixo dos 2000m.


E St. Moritz já a 18 de Maio, sendo este o último nevão da temporada a baixo dos 2000m.


Ontem a neve consistente ficou na cota dos 2000m, embora hoje já esteja em forte degelo.

St. Moritz hoje e agora, com 18ºC. (ontem a esta hora estavam 2ºC).
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu tenho acompanhado via webcam alguns lugares da Suiça, e de facto nos Grisons, este ano começou a nevar mais cedo e a neve aguentou-se para lá do meio de Maio.:thumbsup:
Foi um ano muito bom em termos de neve, a contra balançar com os dois últimos invernos onde as estâncias tiveram de recorrer a neve artificial :(
No final de 2006, inicio de 2007, muitas encostas alpinas foram varridas por incêndios alimentados pelo forte vento e pela vegetação seca. Encostas que para a altura do ano que era, deveriam estar cobertas de neve.


Estou a ver que ficaste com o bichinho da Suíça como eu :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Estou a ver que ficaste com o bichinho da Suíça como eu :D

Oh, é impossivel não se render aos encantos naturais de um país tão diversificado como a Suiça. E tu ainda foste mais além que eu. Um dia também hei-de ir aos glaciares alpinos.

Mas sim, de todos os países que visitei, a Suiça foi o que preencheu todos os meus requesitos. E para os amantes de viagens de comboio, acreditem que não há melhor do que andar de comboio nos alpes. Nunca se sabe o que está para lá do próximo tunel;) E todas aquelas pontes e falésias, e lagos e montanhas e... Enfim...

As webcams lá me vão matanto o bichinho da saudade do: "eu já estive ali, e ali..":)
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
ola pessoal ca tou eu online directamente das ruas de hamburgo.
neste momento chove e troveja,sigo com 23 graus
ate ao meu regresso
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
depois de uma tarde animada, voltou a carga comecou a chover novamente, felizmente ja tou em casa mas a tv ja ta a dar o pifo, quem la vem :D:D