Seguimento Europa 2012

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Para contrastar com o vosso calor, aqui da Islândia sigo numa manhã de chuva e fria, com apenas +5ºC, após mínima de +3ºC.

Até junto à costa a tempertatura mal passa dos +7ºC.

Creio que vou vestir um casaco mais grosso hoje, e o gorro.

Está provavelmente a nevar no interior do país, e existe uma hipótese pequena de cair uns flocos esta semana, quando a temperatura descer ainda mais no domingo e segunda. Se calhar vou repetir o cenário do ano passado, lquando tive uma noite de geada com mínima de -3ºC em tempo limpo.

O vento rodou para norte e com esse, vem o primeiro cheirinho a inverno...

As máximas agora já não passam dos 13ºC e em breve não vão além dos +8ºC em Setembro... longe ficou o verão...
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Hoje o solo congelou durante a noite e amanheceu com uma forte geada.

Ontem mínima +2ºC, máxima +6ºC, céu nublado e vento forte de nordeste
Hoje mínima -3º, máxima +8ºC, céu limpo, vento fraco de norte

Mas estas são temperaturas normais para final de Agosto. Setembro será mais frio.

Ja têm condiçoes outonais na península escandinava.
Máximas de 14ºC no sul, Oslo

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=01384&ano=2012&mes=8&day=28&hora=18&min=0&ndays=30

E máximas de somente 8ºC (e mínimas de 0ºC) no norte, Tromso

http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsynres?ind=01025&ano=2012&mes=8&day=28&hora=18&min=0&ndays=30
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Primeiras nevadas nos Alpes, Livigno 1810 metros (Italia)





Nos Pirineos pelo contrario descida forte da temperatura mas nao conseguiu nevar pelo de agora. Pico Posets mais de 3300 metros.



Podem ver que esta todo muito seco, este ano quase nao choveu nos Pirineos.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A título de curiosidade e de um evento raro, estou a começar a ser afectado agora aqui na Islândia pelos restos da tempestade tropical Kirk (que agora já nem sequer é tropical).

A tempestade tropical está a sudoeste da Islândia e bem a noroeste dos Açores. Perdeu a designação tropical esta tarde e juntou-se a um sistema frontal frio.

Aqui na Islândia começou a chover há umas horas e agora está a chover bastante forte (vai ser sem dúvida uma das precipitações mais intensa do ano). Decerto é induzida pelo resto do ar tropical.

Quanto a temperaturas estão amenas, 11ºC o que é elevado para ínicio de Setembro e ainda por cima à noite. Junto à costa, há estações que marcam 17ºC!

Quanto aos ventos, a fase dos ventos fortes ainda não chegou, ainda estámos longe do "olho". Mas a previsão dá rajadas até 100km/h, o que é muito normal nesta altura do ano aqui. Ou seja, nada de extraordinário tirando a precipitação mais intensa e temperatura mais elevada.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Primeiras nevadas nos Alpes, Livigno 1810 metros (Italia)

Três dias depois, e ainda se notam vestígios desse dia. Na Áustria, onde estou de férias, há ainda alguma neve acumulada na berna da estrada a partir da cota 2000, apesar de hoje a temperatura estar alta, 10C a 2500 m de altitude, isto na Grossglocknerstrasse. Nesse dia 31 de Agosto, apanhei bastante chuva, durante todo o dia, com temperaturas sempre inferiores a dez graus a uma altitude que rondava os 500 m. No dia anterior tinha trovejado ao início da noite. Para os próximos dois dias, mantém-se alguma probabilidade de trovoada.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Daqui sigo num dos dias mais chuvosos do ano. Acumulados 110 mm. Que dilúvio de água, já chove continuamente e bem há 24 horas. Mas a intensidade da precipitação nunca foi nada de extraordinário.

Os ventos esses estão fraquinhos, no máximo atingiram-se 86 km/h na costa.

A pressão também desceu bem, aos 970mb e continua a cair, mas isso também não é nada de invulgar para a Islândia. Portanto é um Kirk muito muito esbatido. Recordo que já houve outras ocasiões com temporais mais violentos resultantes de restos de tempestades tropicais que chegam à Islândia.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Durante a noite o "olho" do Kirk passou e logo após isso o vento tornou-se bastante violento aqui por volta das 2h da manhã.

O vento atingiu 100km/h e rajadas foram até 130km/h.
Quase sempre o vento esteve nos 80 a 90km/h, o que significa que o Kirk ainda contém a força de uma tempestade tropical.

E uma estação numa ilha no mar, registou um vento máximo de 126km/h. O Kirk desloca-se agora para a Noruega. A pressão mínima é de 966mb.

A precipitação total deste evento foi de 150mm, em 24 horas.

De manhã, muitas ramos de árvores arrancadas pelo chão. Não sei que houve alguma queda de árvore aqui perto, mas é bastante provável. Foi agradável recordar o que é um vento contínuo de tempestade tropical nesse momento durante a noite: um vento violento constante e com bastante ruído.

Porém morreu uma pessoa no leste, ao que parece empurrada pelo vento para um rio glacial, e um barco no alto mar também foi resgastado devido às ondas de 14 metros de altura, perto das ilhas Faroé.
 

ciclonico

Cirrus
Registo
18 Ago 2008
Mensagens
82
Local
Porto
Para 5/9/2012

À altitude de 500mb, podemos dividir a europa em 4 situações sinópticas diferentes:

1 -acima dos 50ºN temos o fluxo zonal - em alguns casos com tendência para vale outros para dorsal - Temos ainda um centro depressionário subpolar no Mar da Noruega.

2 - Uma crista anticiclónica abaixo dos 50ºN afectando o sul das ilhas britânicas e a Europa Ocidental.

3- Uma depressão em cut-off low a afectar o mediterrâneo central ( desde as ilhas Baleares até aos Balcâns ocidentais).

4 -Uma crista anticiclonica a afectar os balcâns orientais, Grécia e Turquia.

Em superfície temos:

1- Uma perturbação de sudoeste em aproximação à Islândia.

2- Uma depressão complexa com perturbações de oeste e linhas de instabilidade associadas, a afectar a Escandinávia e o noroeste da Rússia.

3 - Um centro depressionário com linhas de instabilidade e frentes oclusas a afectar o Mediterrâneo Central.

4 - Um anticiclone atlântico misto prologando-se pela europa ocidental e central, centrado a oeste das Ilhas Britânicas.

Com estas situações teremos:
1- ventos fortes e chuvas na Islândia, assim como na Noruega e nas regiões mais elevadas da Suécia, Finlândia, Países Bálticos e Noroeste da Rússia.

2 - Chuvas intensas no sul de França, Vertente sul dos Alpes, nos Balcâns Ocidentais assim como em quase toda a Itália. Aqui podem ocorrer trovoadas e ventos momentaneamente fortes.

3- No resto da Europa teremos tempo calmo, maioritariamente solarengo mas podendo ocorrer em alguns locais nebulosidade passageira.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Por aqui na Islândia segui em dia de aguaceiros fortes e vento por vezes forte também, oscilou entre os 35 e os 70km/h e rajadas a atingirem os 80km/h aqui e acima de 100km/h em algumas estações. A temperatura rondou os 5-10ºC.

Neste momento apenas 4ºC e cai mais um bom aguaceiro.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
É Setembro e o tempo tem variado entre extremos, a cada dia.

Se anteontem teve tempo mais tempestuoso, hoje teve novamente um dia soalheiro se bem que ventoso. A máxima ronda os 8°C, a mínima os 4°C.

É o tempo típico de Outono e em breve as geadas vao ser quase diárias. Para a próxima semana preve-se que a neve atinga cotas já muito perto dos zero (isto se nao recebermos o ar tropical do Leslie)
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Qual foi a temperatura media do aeroporto de Porto em agosto???

No oeste de Europa foi assim (segundo Ogimet)

Lisboa 22,8ºC

Pontevedra 19,1ºC
A Coruña 17,9ºC
Gijón 21,1ºC
Santander 21,2ºC
Bilbao 21,3ºC
San Sebastián 22,7ºC

Nantes 19,7ºC
Brest 17,3ºC

Bournemouth (costa sur UK) 17,2ºC
Aberdeen 14,3ºC

Dublín 15,3ºC

Segundo o meu compatriota Pek o País Vasco no verao tem mais parecido com o oeste do Reino Unido e Irlanda que com o oeste de Francia, Galiza ou norte de Portugal. Pode ser nas chuva, ainda que este ano o País Vasco tem seca (Bilbao somente 20 mm em julho e 10 mm em agosto), mais nas temperaturas o País Vasco e, com muito, a regiao mais quente do clima oceánico europeo, com temperaturas que se parecem mais ao mediterráneo que ás ilhas británicas.
En realidade tampouco a chuva do País Vasco no verao e semelhante á do UK, porque no UK é consecuencia das borrascas, pelo contrario a maior parte da chuva de verao no Páis Vasco é consecuencia de 1 o 2 tormentas.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
...Segundo o meu compatriota Pek...

Ferreiro, haja paciência para ler os teus posts quando te referes ao Pek. Já há muitos dias que aqui não vem a este espaço e continuas a referir-te a ele. Há algum problema pessoal entre ti e ele? resolve-o noutro espaço qualquer, não aqui que é um espaço apenas para relatar a meteorologia na Europa.
Saúde!;)