Seguimento Europa 2012

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Aqui nao pára de chover, e é uma situaçao invulgar - passo a descrever os detalhes.

Porque estou à cota 100 e chove, mas à cota zero (para sul, e apenas a 20km daqui) neva bastante. Mais para cima, até à cota 700 para norte, somente chove. Esta situaçao já dura há 2 horas: é algo invulgar!

Reykjavik e a cota zero segue com 0ºC (e as montanhas à volta com -2ºC). Eu com +1ºC, o interior da ilha com +4ºC (mas também com temperaturas a rondar os zero, em certas regioes)

sudurl1.gif


É tudo provocado por situaçoes locais de fohn. O vento está bastante forte em altitude mas mais calmo à superfície. Isso explica esta dinâmica peculiar.

Na Islandia o fohn nao costuma ocorrer assim de forma tao dramática. Já nos Alpes ocorram situaçoes mais peculiares ainda.

No norte do país, o blizzard deu agora lugar a água-neve e a temperatura subiu (+2ºC), o que provocará ainda mais avalanches. A acumulaçao lá é enorme.

As avalanches hoje causaram já estragos e evacuaçoes. As maiores dos ultimos anos. É entao a terceira tempestade histórica (invulgarmente intensa e que bate algum recorde) do final de 2012.

O vento entretanto é previsto que atinja 144km/h sustentados, assim que a depressão mostre o seu lado norte. Violento, embora não seja um recorde.

Há um gradiente enorme entre o anticiclone na Gronelandia com 1026mb e a depressao a entrar que tem cerca de 945mb!
Sao 81 milibares de diferença!

Neste momento já sigo com 954mb!
Só hoje caíu 24mb e ontem caíram mais outros 22mb.

1000mb há 48 horas
978mb há 24 horas
954mb agora, e continua em queda

ps: esta é pressao ao nível do mar !!!

Pressoes destes valores ocorrem geralmente 1 vez por ano, mas geralmente nao costumam gerar tanto gradiente como esta.