Seguimento Europa 2013



Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Ribadavia (provincia de Ourense) atingiu ontem os 42.5ºC, a temperatura máxima em Espanha, superando inclusive ós fornos andaluces (Córdoba, Sevilla, Montoro...). Incrivel!
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ribadavia (provincia de Ourense) atingiu ontem os 42.5ºC, a temperatura máxima em Espanha, superando inclusive ós fornos andaluces (Córdoba, Sevilla, Montoro...). Incrivel!

Interessante, valor bem alto. :hehe:
Os vales não dão hipótese, então quando são encaixados como parece ser o caso, é complicado. :calor:
Estive a ver fotos do local, belo sitio.
oqub.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,971
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
No Etna neva:thumbsup:.
E por cá faz calor.

No ranking da OGIMET, Portugal destacado nas 20 estações mais quentes da Europa no dia de ontem:

nttg.jpg


Esta situação vai-se inverter esta semana. Como temos um extenso oceano ao nosso lado, a variabilidade térmica é maior.;)
 

Ferreiro

Nimbostratus
Registo
3 Dez 2010
Mensagens
1,908
Local
A Corunha
Cá na Galiza as temperaturas hoje foram mais moderadas, na minha cidade A Coruña hoje uma máxima de 24ºC.

Pelo contrario, na meseta norte hoje Zamora 38ºC e Valladolid 37ºC.

A máxima de toda España em El Granado 43.3ºC.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Re: Seguimento Litoral Centro - Julho 2013

já reparam que enquanto portugal está a começar a arrefecer a espanha começa a aquecer especialmente sevilha e cordoba que já esperam 40 graus hoje
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Re: Seguimento Litoral Centro - Julho 2013

Ontem essas cidades superaram os 40ºC.
Cordoba 41,3ºC
Sevilha 41,0ºC
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Continuam ventos persistentes de sudoeste e oeste, aqui na Islândia. Isto traz-me chuva como se não houvesse amanhã.

È dos piores verões aqui no Sul da Islândia. Tem chovido praticamente todos os dias desde o ínicio de Junho e a temperatura tem rondado os 10ºC quase sempre.

Outro dia tive 19ºC e foi a tarde mais quente do ano, que ainda assim é fraco.

Também tenho tido mínimas baixas. Outro dia tive apenas 1ºC de mínima. E deu cabo de várias plantas no meu jardim.

Por outro lado, a situação fria e húmida causa tempo invulgarmente quente no norte da Islândia. O efeito fohn prolongado levou a que hoje se registassem 26ºC no norte (enquanto eu tinha uma máxima de 11ºC). As nuvens ficam retidas nos glaciares no meio do país e causam tempo limpo e quente, especialmente nos vales, do outro lado do país!

E esses 26ºC estiveram perto do recorde absoluto islandês, que é de 31ºC.

Porém o que eu me queixo é do verão horrível causado por esta corrente constante de sudoeste e oeste.

Aqui no sul tem sido um dos verões mais frios dos registos (que só são de 90 anos) e quase de certeza um dos mais chuvosos. Resta saber em que posição ficará 2013 no top dos verões mais frios. Mas a nível pessoal, é sem dúvida o verão mais frio de sempre para mim. Praticamente sem sol, o que é em si horrível para alguém português. Especialmente quando a temperatura também tem estado fria. E em breve o Outono chegará e não houve qualquer verão na minha zona (apenas 5 ou 6 dias acima dos 15ºC)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Continuo com chuva contínua.
Máxima de 11ºC, após mínima de 10ºC

E ontem foi exactamente a mesma coisa...
e anteontem também....
e antes de anteontem também....
e os dois últimos 2 meses também...

Enfim não existe verão onde vivo. As primeiras geadas costumam acontecer daqui a um mês e o Agosto não costuma ser famoso por aqui. Enfim, este verão já foi ao ar...

Que depressão de tempo este 2013...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Mais uma semana de muito calor em Portugal, principalmente no no interior Norte e Centro. Mas nesta semana outras áreas da Europa Ocidental registaram também fortes anomalias positivas nos valores de temperatura.

15229431_LYJ7h.gif


Fonte:NOAA
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com chuva fraca e 10ºC após máxima de 14ºC. Mas hoje finalmente só choveu em parte do dia.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Sigo com chuva contínua e mais uma vez somente 10ºC de máxima.