Seguimento Europa 2013

Semana de 7/10 a 13/10 em algumas estações agrometeorológicas do Alentejo:

http://www.cotr.pt/sagra.asp

Estão localizadas em ambiente rural, sem a influência dos grandes centros urbanos e todas ficam em zonas de planalto (nenhuma fica nas zonas mais quentes e baixas do Vale do Guadiana).

Algumas (as que vi) pareceram-me bastante sérias e a manutenção é feita rigorosamente.
Podem não ser oficiais, mas sinceramente já vi oficiais em piores condições de medir dados rigorosamente.

• Gosto
Reactions: CptRena
Porem os 35 de Atenas (que segundo Ogimet foram 34) aconteceram o dia 1 de outubro. Os 35 de ontem em Valencia sao mais impressionantes. Ademais Valencia fica mais ao norte.

Segundo Ogimet foram 34?

zf8p.png

Valência é que teve 34, e não 35.

Segundo Ogimet foram 34?

zf8p.png

Valência é que teve 34, e não 35.

Sim, é certo que aparece ese dado de Atenas no ranking meteorologico de Ogimet do 1 de outubro de 2012, eu pelo contrario mirei os dados do resumo de aquele dia em Ogimet, e nao figura ese dado, somente figuram os 34ºC de Elefsina (por isso o meu erro):
http://www.ogimet.com/cgi-bin/gsodr...ec&ind=&ord=REV&ano=2012&mes=10&day=01&ndays=

Porem segundo a mesma fonte (ranking meteorológico de Ogimet) Alicante teve mais de 36ºC o 17 de outubro de 2013:

Em todo caso, na provincia de Valencia, o 1 de outubro de 2013 Carcaixent (estacao oficial de AEMET) teve 35.5ºC, ficando mais ao norte que Atenas. Porem eu acho que os 34ºC do aeroporto de Valencia um 17 de outubro sao muito mais impressionantes que os 35,5ºC de Carcaixent ou os 35.6ºC de Atenas um 1 de outubro.

Tem sido um mês de Outubro bastante agradável aqui na Islândia.

As temperaturas tem andado de um modo geral, dentro de valores normais.
Sobretudo dias com bastante sol e sem precipitação. Contrasta bem com o verão, que foi inexistente, muito frio e chuvoso!

As mínimas a rondar os -4ºC e máximas a rondar os +5ºC. Por vezes há dias mais frios e por vezes mais quentes.

No ínicio do mês, registaram-se temperaturas altas, na ordem dos 10ºC aqui, e chegou a atingir-se 19ºC na parte leste do país, era uma corrente de sul. Agora estámos com ar de norte.

Sigo com -5ºC e a mínima hoje já vai ser mais baixa. O solo ligeiramente congelado, que se calhar amanhã, já não vai descongelar durante a tarde.

Ainda paira algum calor em muitos pontos da Europa. :cool:
O Outono continua excelente em muitas ilhas do mediterrâneo.

2aio9og.jpg

__ __ __

Madrugada gélida nas duas cidades mais frias da Turquia. :cold:

Erzurum: -7,6ºC
Kars: -7,5ºC

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Ainda paira algum calor em muitos pontos da Europa. :cool:
O Outono continua excelente em muitas ilhas do mediterrâneo.
Normalmente isso acontece quando estão com entrada de ventos de sul, trazendo ar quente do norte de África;)