Seguimento Europa 2013

A cidade turca de Erzurum teve uma noite brutalmente gélida, a minima caiu aos -9,0ºC.
As temperaturas, principalmente as minimas, continuam muito abaixo da media. :cold: :cold:

Sigo com 0ºC e tempestade/gale.
Mas somente neve fraca que caí desde ontem.

Junto à costa, uma estação oficial regista agora ventos contínuos de 199km/h rajada máxima de 155km/h. Portanto idêntico à outra tempestade que afetou a Europa.

http://en.vedur.is/weather/observations/areas/south/#group=19&station=6017

Tirando o vento, não é nada de extraordinário aqui. E esperava que a neve foi mais intensa. Só tenho 1 cm de cobertura.

Nos últimos dias, as mínimas e máximas têm andado negativas e a cobertura de neve no solo persiste desde há quase uma semana. Quase sempre entre os -4C e 0ºC. E a mínima mais baixa registada até agora (onde vivo) foi de -8ºC. O solo está congelado que nem uma pedra.

Esta noite, uma estação do interior da Islândia registou -10ºC, mas outro dia foi até aos -15ºC.
Hoje é capaz de a minha máxima subir acima dos zero e até chover um pouco (o que vai transformar as estradas em gelo).

Ontem nevou e sleet fraco durante todo o dia.

Sigo hoje em dia mais solarengo, com máxima de -1ºC após mínima de -4ºC. Continua o tempo frio e solo congelado. O inverno chegou relativamente cedo à Islândia, comparado com os últimos anos.

Eh pah! Eu quero ir para Benidorm!

Hoje acordei e ao abrir a janela do quarto, entrou um frio invulgarmente frio! E é quase meio-dia. Disse "hoje já não estão uns -3 ou -4, deve estar próximo dos -10ºC"

E é verdade, sigo com máxima de -7ºC após mínima próxima dos -10ºC.
Mais uma vez um dia limpo, on Outubro foi muito luminoso e seco, um anticiclone permanente a estas latitudes e uma constante corrente de norte.

Em 4 anos aqui, esta é a vaga de frio polar que surge mais cedo no ano. Há de facto, desde há muitos meses, uma anomalia fria na Islândia, e nota-se na tendência dos padrões climáticos na maior insistência das massas polares. E considerando que desde há 4 anos a temperatura média de grande parte do ano têm estado gradualmente a descer.

Influência do mínimo solar? Talvez.

E sobretudo é a chegada da fase fria da "Atlantic Multidecadal Oscillation"
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Amo_timeseries_1856-present.svg

Estas mudanças notam-se sempre primeiro às latitudes polares. Portanto já sabem o que a minha observação poderá significar :) As tenperaturas vão provavelmente manter-se mais abaixo da média ao longo dos próximos meses e anos na Europa.

Pelo menos três tornados ocorreram hoje na Holanda.
Os tornados ocorreram nas cidades de Beneden Leeuwen, Wijk bij Duurstede e Arnhem.
Imagens e vídeos dos tornados.

TkDHrQ0.jpg

@edwinrijkaart

jYCaejF.png

@WeermanRichie

RCihc0U.jpg

@weermanreinier

Xmch5EG.jpg

@weermanreinier

CdUnW60.jpg

@weermanreinier

ieVQFjF.jpg

@helgavanleur

Editado por um moderador:
Continuam os dias quentes no mediterraneo espanhol, valores impressionantes.

2j292ef.jpg

______

Destaque para Erzurum, registou uma minima de -10ºC.
______

Chuva a potes nos Balcãs.

2ebu7g6.jpg

Fortes contrastes na Espanha: neve nos Pirineus e temperaturas de 30ºC em Valencia e Murcia.

Ontem nos Pirineus (Baqueira Beret, o mais importante resort de ski na Espanha)

Hoje esa neve derreteu toda

• Gosto
Reactions: jonas_87
Impressionantes valores dos últimos meses no sudeste de Espanha!

Aqui sigo com 0ºC, já há vários dias, sem grande variação, e recomeçou a nevar esta noite com mais intensidade. Mas ainda sem grande acumulação.

Os próximos dias vão contudo ser brutalmente frios. As máximas poderão rondar os -10ºC e as mínimas os -15ºC, porém não é excepcional para Novembro.

http://en.vedur.is/weather/forecasts/areas/south/#station=6430

• Gosto
Reactions: hurricane