Seguimento Europa 2013

Agora perdi-me.

Esta depressão de centro quente, com características que a classificam provavelmente como uma tempestade tropical, está há já vários dias no Mediterrâneo. Tem persistido nas imagens de satélite, há já vários dias.

Ainda é a mesma de dia 12 que afectou a Itália e Croácia?

O mar Mediterrâneo está invulgarmente quente, com temperaturas acima dos 22ºC, portanto possibilita a formação de tempestades tropicais embora relativamente fracas.

Em minha opinião, há muito pouca atenção prestada ao Mediterrâneo! Não há qualquer seguimento por parte dos organismos internacionais, e depois surge isto, uma tempestade com ventos e chuvas relativamente fortes, de forte convexão que sim é gerada por águas quentes, e com ela, mortes. Pena isto ocorrer com há tecnologia para as prever e as acompanhar e lançar alertas às populações como se faz em qualquer outra zona de tempestades tropicais.

Quanto aos "medicane" (Mediterranean hurricane) costumam ser raros, mas nos últimos anos têm tornado-se mais frequentes. Ocorreu um em 2011 e outro em 2012, e agora mais um.

https://en.wikipedia.org/wiki/Medicane
 
Aqui na Islândia hoje sigo com uma brutal subida de temperatura.

A mínima aqui foi de -15ºC, algures após a meia-noite, quando fui dormir.

Hoje quando acordei às 8h/9h, chovia!!! Com +1ºC.


Ao longo de oito horas, a temperaturas subiu 1ºC por hora, e depois subiu repentinamente de -4ºC ao final da madrugada para acima dos zero, em pouco mais de uma hora!

Quem diria após uma temperatura de -15ºC ao deitar-me que iria acordar no dia seguinte com um dia de chuva. Isto serve de prova aqueles em Portugal que esperam episódios de neve com entradas de oeste, a lição é a seguinte: as massas de ar quente que entram do oceano podem aquecer o ar rapidamente, e mesmo frio polar nao é suficiente para evitar chuva em vez de neve.

Aqui está um exemplo de uma estação perto
http://en.vedur.is/weather/observations/areas/south/#station=36504
Registo sempre mínimas menores pois vivo num vale.
 
O balanço já vai em 16 mortos.

http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-24997783

O vídeo faz lembrar um pouco a situação que se viveu nas Filipinas, mas em escala menor. Parece ter sido pelo menos uma tempestade tropical, com ventos sustentados superiores a 63km/h e um core quente. Mas como disse parece haver muito poucos dados, excepto a temperatura da água que está elevada na zona.

E como é típico nestas tempestades "medicane" formam-se quando o ar subtropical quente do sul da Europa e do mar, que ainda é elevado nesta altura do ano, recebem uma massa de ar polar fria, vinda de norte.
 
Infelizmente, já são 18 vitimas mortais.


Alguns acumulados ocorridos ontem na Sardenha.

Areas montanhosas de Nuoro- 440 mm
Dorgali Filitta - 385,6 mm
Oliena- 378,2 mm
Vilanova Strisaili - 316,4 mm
_________

Neste momento, no sul de Italia, já existem acumulados superiores a 200 mm.

Catanzaro, esta manha.

mh7yvc.jpg

dpcx7s.jpg

28bza7p.jpg
 
Ciclone mata pelo menos 17 pessoas na Sardenha

Um ciclone que varreu a ilha italiana da Sardenha matou pelo menos 17 pessoas, de acordo com a imprensa italiana, e deixou um cenário de destruição. As chuvas torrenciais provocaram várias inundações, com um rio a galgar as margens, falhas de electricidade e cortes nas comunicações e transportes.

Há ainda várias pessoas dadas como desaparecidas, algumas das quais poderão ter sido levadas juntamente com os carros que foram arrastados pelas águas, explica a BBC na edição online. Outras pessoas foram hospitalizadas com vários ferimentos, muitas por hipotermia, depois de serem retiradas das suas casas inundadas.

Trata-se de uma "tragédia nacional", classificou o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, citado pelo Corriere della Sera, garantindo que "a dotação imediata para a emergência é de 20 milhões de euros".

A zona mais afectada pelo ciclone foi a cidade de Olbia, onde em poucos minutos a carga de chuva fez com que algumas zonas ficassem com água com três metros de altura. As culturas ficaram destruídas um pouco por toda a ilha e muitos animais morreram. Várias pontes caíram, adianta o jornal italiano Corriere della Sera.

Um responsável da protecção civil da Sardenha, Giorgio Cicalo, disse à televisão italiana Rai TV que estão em nível de alerta máximo e que evacuaram várias áreas. Centenas de pessoas foram deslocadas das suas casas. “Não víamos uma situação tão extrema como esta há décadas, especialmente porque afecta toda a ilha”, acrescentou.

O número de mortos pelo ciclone Cleopatra foi confirmado pelo próprio governador da Sardenha, Ugo Cappellacci, que descreveu a situação como “trágica” e “caótica”. Entre as vítimas mortais conta-se uma família de quatro brasileiros de Arzachena, diz o jornal italiano La Repubblica. Outras três pessoas terão morrido quando uma ponte colapsou. Nessa mesma ponte um polícia terá perdido a vida.

Muitos dos voos de e para a Sardenha foram cancelados. O director da Protecção Civil de Itália, Franco Gabrielli, chegou na manhã desta terça-feira à ilha para ajudar a comandar as operações. No terreno estão 350 pessoas nas equipas de salvamento em turnos ininterruptos e devem chegar reforços da península. Mais tarde, em Roma, será feita uma reunião extraordinária para decretar o estado de emergência na região, adianta o jornal italiano Corriere della Sera.

As pessoas cujas casas ficaram em melhores condições ou que não foram afectadas já criaram um grupo na rede social Facebook intitulado “Abrimos as nossas casas aos nossos concidadãos” onde disponibilizam as instalações aos que ficaram desalojados e a mesma informação está a passar nos meios de informação locais.

Fonte: Publico

Já na semana passada, a zona de Itália e Croácia tiveram um ciclone chamado de Theodor. Nos próximos dias, vai continuar a chuva bem intensa em quase todo o Mediterrâneo.
 
Hoje tive mínima de -15ºC de madrugada com tempo limpo, depois o dia despertou com chuva fraca e +1ºC, a máxima foi +2ºC, depois o tempo limpou após o meio dia e a temperatura caíu aos -7ºC durante o final da tarde. O vento, de madrugada era fraco, depois soprou momentaneamente forte de oeste, muito forte de noroeste a meio da tarde (rajadas de 80km/h aqui, 110km/h nas montanhas) e agora voltou a acalmar. Durante todo o dia, uma espessa camadona de 20cm de neve aguentou perante a chuva, como dura há vários dias, mas derreteu ligeiramente, depois recongelou. A pressão variou dos 1007mb até 990mb, e agora subiu a 1012mb.

Basicamente, foi uma depressão que entrou muito rapidamente de oeste e continuou para a Noruega, e nem chegou a perturbar a massa de ar polar, que continua a soprar, em altitude, desde norte.

Um dia de metereologia muito peculiar!!

No Mediterrâneo, a tempestade subtropical parece dissipar-se. Apesar de não ser ciclogénese puramente tropical (sistema forma-se com água abaixo dos 26ºC e não é muito simétrico, mas também não é ciclogénese convencional, pois o centro é quente, daí a forma convexão, ventos fortes, chuvas torrenciais e destruição). Ler aqui.

A atenção será agora na depressão que começa a cavar a oeste de Portugal.
 
Aqui pelo Luxemburgo, vamos ter esta noite o primeiro episodio de neve deste Inverno 2013/14.
Sao esperados entre 3 a 5cm de neve, que deve comecar a cair às 20H locais.
Amanha espero vos mostrar as fotos.

Aqui na Bélgica também, mas um pouco mais cedo, por volta das 18H. Já agora alguém me pode dizer onde posso ver a quantidade de neve que pode cair na Bélgica? O instituto de meteorologia belga é muito pouco informativo!
 
Aqui na Bélgica também, mas um pouco mais cedo, por volta das 18H. Já agora alguém me pode dizer onde posso ver a quantidade de neve que pode cair na Bélgica? O instituto de meteorologia belga é muito pouco informativo!

Através do site weatheronline há uns bons mapas com base no GFS:



http://www.weatheronline.co.uk/cgi-...weas&HH=18&ZOOM=0&ARCHIV=0&RES=0&WMO=&PERIOD=

Também do modelo GFS, pode recorrer aos nossos meteogramas para qualquer localidade:

http://www.meteopt.com/modelos/meteogramas/