O elemento branco chegou à Islândia, e desta vez à cota zero e com acumulação.
Foi a terceira vez que nevou, mas desta vez, já foi o que pode chamar de neve de uma forma mais considerável.
Em início de Setembro foi só sleet sem acumulação mas puxado a vento muito forte de vento. Nem acumulou nada. No Sábado, tinha caído aguaceiros de sleet, mas só aguaceiros ocasionais. Não tinha acumulado nada mas por vezes a neve dava um ar da sua graça ao cair quase na horizontal, devido ao vento.
Ontem, nevou consideravelmente e pintou tudo de branco ontem de manhã, mas aqui só acumulou uns 2 cm. Em Reykjavík acumulou 7 cm e foi um nevão mais forte.
A neve entretanto derreteu. As máximas ainda nos +3ºC não deixam a neve persistir durante muito tempo. Ainda restam algumas áreas, mas aos 200-300 metros em elevação, já as montanhas estao todas pintadas de branco. Está então uma paisagem bonita, por ter as planícies a amarelo dourado e os montes a branco.
As temperaturas têm estado dentro do normal. No fim de semana as mínimas atingiram -7ºC e o solo congelou. A máxima tinha sido pouco acima dos zero. Segunda teve com temperaturas à volta dos zero. Terça foi nevando o dia todo, mínima de -2 e máxima de +3. Hoje, a mínima foi de -6ºC e a máxima de +3. Houve muita geada e gelo no solo, quer no fim de semana, quer hoje.
O verdadeiro inverno islandês está a chegar...